Sermão: Por que o Movimento Pentecostal Explodiu?

Texto deste sermão sobre o Movimento Pentecostal: Atos 2:1-4

Introdução sobre o Movimento Pentecostal

Em um culto noturno de vigília de Ano Novo em 31 de dezembro de 1900, um grupo de 40 estudantes da escola bíblica se reuniram em Topeka, Kansas, para orar a Deus para enchê-los com o Espírito Santo, como Ele fez no livro de Atos. Insatisfeitos com o cristianismo impotente que viram, eles concluíram que não havia razão para que Deus não enchesse os crentes hoje da mesma maneira que havia feito no primeiro século.

Eles não ficaram desapontados; pouco depois da meia-noite de 1º de janeiro de 1901, Agnes Ozman se tornou a primeira pessoa no século 20 a ser cheia do Espírito Santo e a falar em línguas

Hoje, o Movimento Pentecostal varreu o globo e é o maior ramo do Protestantismo no mundo. Por quê?

1. Era Sua Hora Designada

Leia Joel 2:28; 29, Atos 2:16-18

A. O cumprimento primário foi na era apostólica no livro de Atos, mas o cumprimento secundário é hoje.

B. Deus começou a se mover na segunda metade do século19; o movimento de santidade estava ganhando vida, a América estava faminta por Deus

C. Quando as pessoas têm fome de Deus. Ele vem! (…Se você me buscar com todo o seu coração e alma… Jeremias 29:13-14)

2. Ele se encaixa com as Escrituras

A. Acabe com a Experiência Pentecostal e você terá muitas “explicações” para dar. Em João 14, Jesus prometeu enviar um Consolador em Seu lugar. Em Atos 2:39 Pedro disse que a promessa era para “teus filhos”, “para todos os que estão longe” e “todos os que o Senhor chama”.

B. Muitas, muitas vezes no Novo Testamento, os crentes foram cheios do Espírito e falaram em línguas; se esta experiência não é válida, como podemos explicar essas instâncias?

C. Nenhuma Escritura diz que a experiência morreu com os Apóstolos. Não deveríamos ter que explicar as Escrituras; diz o que significa e significa o que diz!

3. Reacende o Sobrenatural

A. O século XIX introduziu a ideia de “metodologia científica” e “iluminismo” que tentavam acabar com a ideia do sobrenatural.

B. O cristianismo tornou-se uma instituição morta com pouco a oferecer a um coração faminto. As igrejas tradicionais rejeitaram o sobrenatural e logo expulsaram aqueles que falavam em línguas. Não se encaixava em sua teologia “modernista”.

C. Os crentes cheios do Espírito estavam agora experimentando algo que desafiava a “investigação científica”; algo verdadeiramente sobrenatural

4. Produz o Resultado Certo

A. Os impotentes tornaram-se poderosos (observe o Apóstolo Pedro). A vida das pessoas estava sendo mudada; incendiada com poder!

B. Veja o que a Escritura diz que acontecerá a um crente:

C. Para um fenômeno crescer de uma mulher em 1º de janeiro para a maior força protestante na terra em 100 anos é um tributo ao poder de Deus!

Lição e aplicação

 Desde o dia de Pentecostes, ninguém jamais teve que esperar pelo Espírito Santo. Ele já veio. Você só tem que receber.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo