TABEAL – Significado

TABEAL – O nome aramaico Tabeal pode ser traduzido como “Deus é bom”. As versões que trazem o termo Tabeal (Isaías 7.6) refletem a anotação massorética, mudando o significado para “não é bom”, uma tradução limitada ao primeiro dos dois que possuíram este nome.

1. O “filho de Tabeal” fez parte do contexto da guerra siro-efraimita contra Judá: Os aliados, Peca de Israel e Rezim da Síria, se uniram aos outros para formar uma frente comum contra a grande ameaça daqueles dias, a Assíria. Para fortalecer sua posição, eles desejaram acrescentar Judá à aliança, mas Acaz, rei de Judá, decidiram. Ele já havia determinado salvar a si mesmo e sua nação fazendo um acordo com os assírios. A fim de forçar Judá a entrar na aliança, Israel e Síria foram à guerra contra Acaz, ocasionalmente, quando conseguiram conquistar o país, colocar o “filho de Tabeal” sobre o trono como uma marionete voluntária.

O plano fracassou e o filho de Tabeal desapareceu da história (Isaías 7.1-6).Não há uma identificação precisa deste homem. Alguns supõem que ele seja Zicri, um efraimita que matou o filho de Acaz na batalha (2 Crônicas 28.7), embora não pareça haver qualquer razão para tal conjectura. Pelo fato de uma carta assíria (de aprox. 730 aC) de Calá mencionar um pequeno distrito de Tabel (Tabilaya) no norte da Transjordânia ou no sul da Síria, foi sugerido que ele pode ter sido o filho de Uzias e de uma princesa de Tabel, e assim teria uma certa legitimidade para ser rei. Porém, a Tabela teria sido o nome de uma província na administração assíria da Transjordânia conquistada, e não de um estado político independente. É provável que ela tenha tomado este nome da família de Tabeal que, anteriormente, havia governado a região sob a autoridade do rei Uzias de Judá.

2. Uma pessoa oficial na Palestina que tentou parar a reedificação do Templo: Com outros, ele escreveu uma carta ao rei Artaxerxes acusando os judeus de rebelião, o que levou a uma ordem real de suspender o trabalho (Esdras 4.7).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!