35 Versículos Calmantes Para Vencer a Ansiedade e Fortalecer

Estamos enfrentando o mal do século, a Ansiedade. Muitas vezes não encontramos solução para nossos problemas, a correria do dia a dia, a preocupação exagerada com o dia de amanhã, nos tiram a Paz e nos levam a ansiedade. Mas na palavra do Senhor, encontramos a tranquilidade e esperança.

O que ler na Bíblia quando estiver com ansiedade? Versículos da Bíblia sobre preocupação e ansiedade – Encontre conforto e paz nos versículos da Bíblia que prometem esperança e um futuro. 

Medo, preocupação e ansiedade são armas de Satanás para nos impedir de experimentar a vida plena que Deus tem para nós. Essas emoções podem nos dominar e nos manter paralisados. 

Aprenda como sair livre de preocupação e ansiedade meditando na Palavra e lançando seus cuidados sobre Jesus! Comece hoje e dê pequenos passos hoje para viver totalmente livre de ansiedades.

Os Versículos para Vencer a Ansiedade

1. Salmos 13:3

Atende-me, ouve-me, ó SENHOR meu Deus; ilumina os meus olhos para que eu não adormeça na morte;

2. Mateus 6:33

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

3. Romanos 5:3

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência

4. Filipenses 4:6

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

5. Tiago 5:8

Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

6. 1 Pedro 5:7

 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

7. 1 João 4:18

No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.

8. 1 Pedro 3:14

Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. “Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados. “

9. 2 Timóteo 1:7

Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

10. Isaías 35:4

Digam aos desanimados de coração: “Sejam fortes, não temam! Seu Deus virá, virá com vingança; com divina retribuição virá para salvá-los”.

11. Isaías 40:31

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

12. Isaías 41:10

Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

13. Hebreus 11:1

Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.

14. João 14:1

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.

15. Josué 1:9

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.

16. Salmos 34:4

Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

17. Salmos 94:19

Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma.

18. Romanos 8:38,39

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes,
nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

19. Jeremias 17:7,8

Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.

20. Mateus 11:28-30

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.
Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.
Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

Versículos da Bíblia sobre se preocupar com o futuro

21. 1 Coríntios 16:13

“Fiquem atentos; permaneça firme na fé; seja corajoso; seja forte.”

22. Mateus 19:26

“Mas Jesus olhou para eles e disse-lhes: Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.” 

23. Jeremias 29:11

“Pois eu conheço os pensamentos que tenho a respeito de vocês, diz o Senhor, pensamentos de paz e não de mal, para dar a vocês um futuro e uma esperança.” 

24. Mateus 6:34

“Portanto, não se preocupe com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Cada dia tem problemas suficientes.” 

25. Salmos 138:8

“O Senhor me justificará; o teu amor, Senhor, dura para sempre – não abandones as obras das tuas mãos”. 

26. Provérbios 3:5-6

“Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; submeta-se a ele em todos os nossos caminhos, e ele endireitará as suas veredas. 

27. Provérbios 16:9

“O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor estabelece os seus passos.” 

28. Lucas 12:22-26

“Não se preocupe com sua vida, com o que você vai comer; ou sobre o seu corpo, o que você vai vestir. A vida é mais do que comida, e o corpo mais do que roupas. Considere os corvos: eles não semeiam nem colhem, não têm despensa ou celeiro, mas Deus os alimenta. E quanto mais valiosos vocês são do que os pássaros! Quem de vocês, por se preocupar, pode acrescentar uma única hora à sua vida? Já que você não pode fazer essa coisinha, por que se preocupar com o resto?” 

Versículos da Bíblia sobre como superar o medo e a ansiedade

29. Deuteronômio 31:6

“Seja forte e corajoso. Não tenha medo nem fique apavorado por causa deles, pois o Senhor, seu Deus, vai com você; ele nunca deixará você e nem o abandonará.”

30. Deuteronômio 3:22

“Não tenham medo deles; o próprio Senhor, o seu Deus, lutará por vocês”. 

31. Salmo 55:22

“Entregue suas preocupações ao Senhor e ele o sustentará; ele nunca deixará o justo cair.” 

32. 1 Coríntios 10:13

“Nenhuma tentação sobreveio a você, exceto a que é comum ao homem; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” 

33. Hebreus 13:5

“Deixe sua conduta ser sem cobiça; contente-se com as coisas que você tem. Pois Ele mesmo disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” 

34. João 14:27

“Deixo-vos a paz; minha paz vos dou. Eu não dou a você como o mundo dá. Não se perturbem os vossos corações e não tenham medo”. 

35. Salmo 121:1-2

“Elevo os meus olhos para os montes – de onde me virá o socorro? Minha ajuda vem do Senhor, o Criador do céu e da terra”. 

Versículo para acalmar a ansiedade

Um versículo frequentemente citado para acalmar a ansiedade é Filipenses 4:6-7:

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

Conforme o versículo, devemos entregar nossas preocupações a Deus por meio da oração, expressando nossas necessidades e preocupações a Ele. Em vez de nos preocuparmos com as circunstâncias, somos convidados a confiar em Deus e agradecer-Lhe por Seu cuidado.

Pois, a promessa é que a paz de Deus, que vai além de nossa compreensão, guardará nossos corações e mentes em Cristo Jesus, trazendo tranquilidade mesmo em meio às dificuldades.

Qual Salmo ler quando estiver ansioso?

Quando estamos ansiosos, o Salmo 46 pode oferecer grande conforto e encorajamento. Este Salmo nos lembra da presença constante de Deus em meio às adversidades e nos convida a confiar Nele em tempos de turbulência. Aqui está uma breve reflexão sobre o Salmo 46:

O Salmo 46 começa com uma poderosa afirmação da presença protetora de Deus:

“Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade” .

Salmo 46:1, NVI

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, então, mesmo quando enfrentamos dificuldades, Deus está conosco como nosso abrigo seguro e nossa fonte de força.

O Salmo continua descrevendo a segurança e a estabilidade que encontramos em Deus, mesmo quando o mundo ao nosso redor está em tumulto:

“Por isso não temeremos, embora a terra trema e os montes afundem no coração do mar”.

Salmo 46:2, NVI

Podemos encontrar paz e segurança em Deus, mesmo nas situações mais desafiadoras.

O Salmo 46 também nos convida a nos voltarmos para Deus em tempos de ansiedade e incerteza:

“Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra”.

Salmo 46:8, NVI

Se estás ansioso, então comece a contemplar as maravilhas de Deus e a confiar em Seu poder soberano, encontrando conforto e esperança em Sua presença.

Por fim, o Salmo termina com uma promessa de paz e segurança para aqueles que confiam em Deus:

“Pare de lutar! Saiba que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações; serei exaltado na terra!”

Salmo 46:10, NVI

Não temas, porque Deus é soberano sobre todas as coisas e que Ele está no controle, mesmo quando enfrentamos ansiedade e incerteza.

Portanto, quando nos sentirmos ansiosos, podemos nos voltar para o Salmo 46 como uma fonte de conforto e esperança, lembrando-nos da presença constante e do cuidado amoroso de Deus em todas as circunstâncias da vida.

Considerações finais sobre versículos bíblicos para ansiedade e medo

Medo e ansiedade podem ser seus piores inimigos. Eles podem assumir o controle de sua vida até que você sinta que não pode mais se levantar.

Mas esse não deve ser o caso. Você é um filho de Deus, nascido e moldado para se tornar um guerreiro. Deposite sua confiança no Senhor e creia que Ele tirará sua dor.

Espero que esses versículos da Bíblia possam de alguma forma ajudá-lo a vencer sua ansiedade e medos. 

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo