10 Dicas para Manter um Bom Relacionamento entre Nora e Sogra

O Conflito nos relacionamentos entre sogra e Nora é, com certeza, um dos mais antigos e insolúveis da história humana. Mas quando olhamos para a Bíblia Sagrada, vemos o exemplo lindo de uma bom relacionamento entre Uma Nora e sua Sogra, exemplo este de Noemi e Rute.

Você como uma mulher cristã sábia, pode e deve fugir desses conflitos, tornando o seu relacionamento com sua sogra não apenas agradável, mas uma benção para a sua vida e da sua família. Portanto, separamos 10 Dicas para Manter um Bom Relacionamento entre Nora e Sogra.

Essas são, portanto, as 10 Dicas para manter um Bom Relacionamento entre Nora e Sogra

1. Entenda e Aceite as Diferenças

Você foi criada de uma maneira, a sua sogra, possivelmente, de maneira diferente. Usos, costumes, regras e princípios diferentes podem gerar conflitos se não forem pacientemente tolerados. Não permita que que essas diferenças a afaste da família do seu esposo, pois todas elas deveriam ter sido vistas antes de você se casar com ele. Procure ver o que é bom na família dele e adapte-se a eles; as práticas que forem antagônicas aos seus princípios de vida, você tem direito de rejeitá-las, mas educadamente.

2. Mantenha o Diálogo aberto com sua Sogra

Quando existem confrontações de ideias e de costumes, principalmente na questão da educação dos filhos, é possível estabelecer limites para assim, manterem uma boa relação entre você e sua sogra. Converse com seu esposo e, juntos, de maneira educada, vocês poderão conversar com a mãe dele explicando-lhes os princípios adotados por vocês. Deixe-a informada das regras do seu lar, uma boa conversa, conduzida de maneira gentil, produz muito melhores resultados do que uma acalorada argumentação.

3. Exercite a Paciência

Não adianta entrar em conflito por pouca coisa; o importante é que a Paz e a harmonia da família estejam acima de qualquer outro bem que possamos desejar. Se a sua sogra errar contra você, procure contar até 10, 100, 1000, se necessário for, é preferível perder neste conflito, mas manter um bom relacionamento com sua sogra.

4. Não estabeleça uma Competição

Quando os conflitos acontecem, é comum que a mulher, na intenção de se livrar do incômodo, force o seu marido a entrar na briga contra a sua própria mãe. “Ou Ela, ou Eu”, é uma condição que nunca deve ser imposta ao seu esposo, pois ele ama a sua mãe e terá dificuldades em conviver com alguém que não goste dela. Um procedimento como este é o primeiro passo para o desmoronamento de uma relação que deve ser preservada a todo custo.

5. Adapte-se a Ela

Como você é mais jovem, a capacidade de adaptação se torna mais fácil do que para ela, por isso, procure adaptar-se ao seu jeito de ser, aos seus costumes e à sua maneira de agir. Lembre-se de que é preferível aceitar certas “esquisitices” e “manias” do que entrar num conflito que você não sabe como vai terminar. Havendo boa vontade, pode ser que você passe a apreciar até mesmo aquilo que antes a incomodava muito.

6. Respeite o Espaço Dela

Certas pessoas são extremamente cuidadosas com coisas ou questões que costumamos julgar sem importância. Quando desprezamos esses valores, estamos praticando uma ofensa contra a pessoa, por isso, aprenda a respeitar o que sua sogra respeita e ama, ainda que para você não tem valor algum. Eduque as suas crianças a respeitarem os limites que a vovó estabelece, desse modo, ela se sentirá valorizada e amada, e ficará feliz com a sua atitude.

7. Conceda direitos Iguais

Ninguém suporta dois pesos e duas medidas, principalmente Deus. Os mesmos privilégios e direitos que sua mãe têm na sua casa, a sua sogra têm também na casa do filho dela. Seja justa e honesta neste ponto, pois Deus nos julga na medida da justiça que aplicamos aos outros. Se você aceita palpites da sua mãe na sua casa e na educação de seus filhos, porque rejeitar os da sua sogra?

8. Participe da vida da sua sogra

Sua sogra se sentirá feliz se você lembrar dela nas datas especiais como: o dias das mães, o natal e a data de seu aniversário. Não deixe que apenas seu esposo se preocupe com isso, mas escolha e entregue você mesma o presente para ela, isso demonstrará o quanto ela é especial para você.

9. Estreite os laços de Amor

Sair para passear juntas, almoçar em um restaurante, passear num shopping; fazendo isso você estará estreitando laços de amor, e criando cumplicidade proveitosa e feliz, fazendo isso manterá uma relação saudável com sua sogra.

10. Orem Juntas

Sempre que possível, convide sua sogra para vocês orarem juntas, se por algum motivo, o inimigo tenha criado raízes de amargura entre vocês, isso será desfeito pelo Poder da Oração. Uma família unida em Cristo, jamais será vencida, e fazendo isto vocês estarão convidando Jesus para ser o centro dessa relação entre Nora e Sogra.

Essas são as 10 Dicas para manter um bom relacionamento entre nora e sogra à luz da Bíblia Sagrada.

OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (Salmos 133)

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo