5 Benefícios de Manter uma Casa Organizada

Quem não gosta de chegar em casa e se deparar com uma casa organizada? Com uma pia sem louças sujas? Sem brinquedos espalhados pelo chão? Mas sabemos que manter uma casa organizada, não é uma tarefa fácil.

Contudo, quando temos consciência dos benefícios que nos traz, manter uma casa organizada vai ser gratificante.

“Eu sou bagunçada por natureza. Limpar e organizar a casa nunca foi meu forte. Como minha pobre mãe pode atestar, meu quarto de infância foi um desastre. E minha colega de quarto da faculdade teve que lidar com minhas pilhas de roupas sujas caindo para o lado dela no dormitório”. 

Portanto, pensando em ajudar nossos leitores, listamos aqui os 5 benefícios de manter uma casa organizada.

Aqui estão os 5 Benefícios de manter uma casa organizada

1. Promove um coração de gratidão

E se colocar nossas casas em ordem fosse menos sobre limpeza e mais sobre gratidão? Pois, ver nossos lares à luz da provisão fiel de Deus deve nos encorajar a cuidar bem das bênçãos que Ele nos deu. 

Afinal, o que acontece quando a limpeza da casa está no final de nossas listas de tarefas, substituídas por outras responsabilidades mais importantes? Talvez, mudar nossa perspectiva ajude. Em vez de encarar as tarefas como um fardo, podemos encará-las como uma forma de mostrar a Deus como somos gratos

Aqui estão alguns exemplos:

  • As pilhas de pratos na pia indicam uma abundância de comida para comer.
  • As pilhas de roupa suja no cesto indicam uma abundância de roupas para vestir.
  • As contas acumuladas no balcão indicam a provisão divina de eletricidade, assistência médica, transporte e muito mais.

Manter um lar bem organizado pode promover um coração de gratidão quando visto como uma bênção em vez de um fardo. E tudo começa com o reconhecimento da abundância que nos foi dada. portanto, lembre-se, Deus é Jeová-Jireh, nosso Provedor, e cuidar bem de nossas casas é um sinal de apreço por tudo o que Ele fez.

 Oração de gratidão: 

Senhor, por favor, mude minha atitude em relação à minha casa. Em vez de ficar sobrecarregado com a desordem, ajude-me a vê-la como um transbordamento do Seu favor divino. Encha meu coração de tanta gratidão que ficarei feliz em arrumar minha casa e criar um espaço que seja honroso para Você. Em nome de Jesus, amém.

2. Manter uma casa organizada fornece uma mentalidade de paz

Pois acordar todos os dias com uma casa organizada pode proporcionar uma extraordinária mentalidade de paz. Imagine entrar na cozinha para encontrar uma pia vazia e balcões limpos. Abrir seu armário para pendurar roupas e sapatos organizados. Imagine ir à despensa e encontrar o item exato que você está procurando sem derrubar as coisas, por exemplo. Que ótima maneira de começar o dia, em paz!

Mas a verdade é que a paz é algo que todos nós precisamos mais nos dias de hoje, e manter uma casa organizada é uma forma de cultivá-la. Pois o mundo ao nosso redor é caótico o suficiente sem que nosso espaço pessoal também seja caótico.

Então, considere alguns hábitos simples que podem proporcionar uma mentalidade de paz:

  • Arrume sua cama todos os dias.
  • Lave a louça antes de dormir todas as noites.
  • Peça à família que faça uma limpeza rápida todas as noites antes do jantar.
  • Defina tudo o que você precisa para a corrida matinal.

Portanto, faça de sua casa um lugar tranquilo e organizado, onde todos trabalhem juntos para manter a ordem e o contentamento. Espiritualmente falando,

“O Senhor dá força ao seu povo; o Senhor abençoa o seu povo com paz” ( Salmo 29:11 ). 

Receba Sua bênção de paz e alimente-a vivendo uma vida bem ordenada.

Uma oração pela paz: 

Senhor, por favor, permita que nossos lares sejam lugares de paz e contentamento. Contudo, ajude nossas famílias a trabalharem juntas para implementar bons hábitos que mantêm as coisas funcionando sem problemas. Que nossas casas sejam lugares de calma e tranquilidade onde cada membro se sinta relaxado. portanto, oramos por Tua bênção de paz sobre nós hoje. Em nome de Jesus, amém.

3. Cultiva uma atmosfera de alegria

Famílias que vivem em lares bem organizados, não em lares perfeitos, são capazes de interagir umas com as outras e cultivar uma atmosfera de alegria. Sem o estresse de coisas mal colocadas e espaços desordenados,por exemplo, as atividades centradas na família podem alimentar uma sensação de felicidade e diversão. 

Contudo, espiritualmente falando, a alegria do Senhor é a nossa força . Mas a verdadeira alegria é encontrada somente nEle. E quando nossa vida física está livre de desordem desnecessária, somos capazes de nos concentrar mais na liberdade alegre que temos em Sua presença. 

“Você me faz conhecer o caminho da vida; tu me encherás de alegria na tua presença, de delícias eternas à tua destra”. (Salmo 16:11)

Aqui estão algumas maneiras de cultivar uma atmosfera de alegria em sua casa:

  • Tenha uma noite de jogos em família  uma vez por mês.
  • Forneça um lugar seguro e convidativo para seus filhos e seus amigos.
  • Programe jantares temáticos e experimente novas receitas.
  • Crie tradições duradouras que seus filhos vão amar.

Contudo, deixe a alegria residir em seu lar bem organizado por meio da presença do Espírito Santo e do compromisso de cultivar a alegria por meio de interações significativas com aqueles que você ama.

Uma oração de alegria: 

Senhor, em um mundo onde a alegria é difícil de encontrar, por favor, encha nossos lares com a alegria de Sua força. Deixe nossas famílias se reunirem para refeições, discussões e atividades divertidas que construam memórias duradouras para as próximas gerações. Por isso, entregamos nossas casas a Ti, no santo nome de Jesus, amém. 

4. Estimula o desejo de hospitalidade

Certa vez, ouvi um pastor dizer: “A verdadeira hospitalidade é convidar alguém, mesmo quando sua casa está uma bagunça”. Pois bem, eu nunca esqueci suas palavras, e tento me lembrar que a comunhão com os outros sempre supera uma casa perfeitamente limpa.

A verdade é que ter uma casa bagunçada nos impede de ser hospitaleiros. Sim, pode até nos levar a evitar reuniões familiares e a nos auto-isolar. E o isolamento raramente é uma opção saudável.

1 Pedro 4:9 diz: “Seja hospitaleiro uns para com os outros sem murmuração”. 

Em termos práticos, um bom objetivo é conseguir preparar sua casa para a receber uma visita em uma hora.

Aqui estão algumas dicas rápidas para tornar sua casa mais hospitaleira:

  • Mantenha suas áreas principais limpas. Isso inclui as salas de estar e jantar, a cozinha e o banheiro.
  • Crie uma atmosfera calma  com iluminação suave, música de adoração e velas levemente perfumadas.
  • Mesmo quando sua casa não for perfeita, convide as pessoas de qualquer maneira.

Uma oração por hospitalidade: 

Senhor, por favor, perdoe-me por permitir que minha casa seja bagunçada e desorganizada. Me ajude Senhor, na minha rotina diária. Mas lembre-me de que meus relacionamentos são mais importantes do que a limpeza da minha casa. Por favor, remova todas as reservas sobre abrir minha casa para outras pessoas. Em nome de Jesus, amém.

5. Se torna um refúgio de descanso

Você acha difícil tirar um dia de folga se sua casa está bagunçada? Se em todos os lugares que você olha há pratos, papéis, brinquedos e outras coisas, você não acha difícil relaxar? Foi o personagem fictício, Winnie the Pooh, que disse: “O lar é o lugar mais confortável para se estar”. 

E realmente, nossas casas devem ser refúgios confortáveis ​​e aconchegantes, em vez de espaços estressantes e desordenados.

Desde o início, Deus nos deu um padrão a seguir. Ele trabalhou duro para criar o universo em seis dias, e descansou no sétimo. Pois bem, Imagine o que poderia acontecer se colocássemos em prática o Seu exemplo. Se trabalhássemos duro para manter nossas casas organizadas e limpas seis dias por semana, facilmente poderíamos tirar um dia de folga sem culpa.

Meu desejo é que minha casa seja um lugar de descanso para todos. Quero que todos que entrem pela porta sintam a paz de Deus e encontrem uma atmosfera de alegria. Quero cuidar bem das coisas que Deus me deu, com um coração grato.

Uma oração por refúgios de descanso:  

Senhor, por favor, deixe minha casa ser um lugar onde eu possa encontrar descanso em Ti. Que haja uma atmosfera tão calma e pacífica, mas que toda a minha família pode relaxar e aproveitar um dia de folga de vez em quando. Contudo, ajude-nos a seguir Seu exemplo e valorizar um dia de descanso a cada semana. Obrigado por nos abençoar tão abundantemente. Em nome de Jesus oramos, amém.

Autora: Jennifer Waddle
Adaptado por Biblioteca do Pregador 

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo