3 Passos para se Tornar uma Mulher Cristã Sábia

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; Porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubis, e tudo o que mais possas desejar não se pode comparar a ela.” (Provérbios 3. 13-15)

Nos dias atuais, precisamos tomar muitas decisões, às vezes nos sentimos bombardeadas pelas exigências impostas pela pôs modernidade, e cada ataque requer de nós uma resposta. Por exemplo, uma palavra, um julgamento, uma escolha, uma decisão. Outras vezes precisamos decidir o que comprar, quando comprar, se isso é realmente necessário para mim e para minha família.

Sendo assim, qual mulher não necessita de sabedoria? Todas nós precisamos, mas para isso precisamos seguir esses 3 Passos para se Tornar uma Mulher Cristã Sábia.

Esses são os 3 Passos para se Tornar uma Mulher Cristã Sábia

1′ Passo: Desejar a sabedoria

O que nós desejamos em nossos corações? Riquezas, Conquistas, Vitórias ou desejamos sabedoria? Verifique o desejo de seu coração.

Deus é o Senhor de toda a sabedoria. Ele é onisciente, conhece e rege todas as coisas de acordo com o Seu conhecimento. Através Dele e da Sua Palavra, podemos buscar ter uma vida mais sensata e sábia.  

E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. (Tiago 1. 5)

2′ Passo: Devemos orar pedindo Sabedoria

Precisamos reconhecer a nossa necessidade de Sabedoria e pedirmos a Deus. Aprendemos com o Rei Salomão que não orou pedindo a Deus casamento, filhos obedientes, emprego, dinheiro, mas orou a Deus pedindo sabedoria. E através, da sabedoria ele recebeu tudo que precisa.

Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá. (2 Crônicas 1. 10-12)

3′ Passo: Devemos Procurar a Sabedoria

Este tesouro não está exposto, para que qualquer um que passe o veja. Elas estão enterradas, escondidas, encerradas, esperando para serem descobertas. Porque ninguém, num passeio pela vida cristã, conseguirá observar tais riquezas. Não!

Somente aquela que está determinada a se tornar uma Mulher Cristã Sábia, diligente e que anseia pela sabedoria de Deus, irá empreender vigorosos esforços para encontrá-los.

Portanto, leia a Bíblia Sagrada, tenha o seu momento de Devocional diário, pois é somente através da palavra de Deus que vamos encontrar a Sabedoria.

Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, Então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.

Provérbios 2. 4-6

Veja esse exemplo de Abigail, Mulher Sábia

Abigail era uma mulher que também tinha de tomar decisão a cada segundo. Pois era, casada com um tirano alcoólatra, chamado Nabal (que significa “Tolo”), sendo assim, você pode imaginar a “corda bamba” em que ela andava. Mesmo assim, Abigail é aplaudida como uma mulher sábia, cuja vida se caracterizava por ações e palavras idôneas.

O seu mais surpreendente ato de sabedoria foi evitar um banho de sangue entre o tolo do seu marido e o guerreiro Davi e os seus quatrocentos homens (1 Samuel 25). Abigail sabia quando agir… e agiu. Ela sabia o que fazer… e o fez. Ela sabia o que dizer… e disse.

Quais eram algumas das características da sabedoria de nossa querida Abigail?

  • Ela tinha a visão Completa dos fatos.
  • Ela mantinha a sua compostura.
  • Abigail arquitetava um plano.
  • Ela falava com sabedoria.
  • Ela realmente influenciava outras pessoas

Portanto, a vida de Abigail nos ensina que podemos lidar com qualquer desafio ou responsabilidade que se apresente a nós, quando utilizamos a Sabedoria Divina.

Conclusão para se tornar uma Mulher Cristã Sábia

Você deseja ter uma vida caracterizada pela sabedoria, então você precisa formar hábitos diários que te ajudarão a ser uma mulher cristã sábia.

Por exemplo, leia o Capítulo de Provérbios que corresponde ao dia do mês. Escolha o versículo que falar mais intensamente ao seu coração e sua vida. Escreva-o num cartão e o memorize.

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo