Quem foi Elias: 16 fatos importantes da história bíblica de Elias

O nome de Elias significa “O Senhor é meu Deus” ou “Só o Senhor é Deus. A mensagem de sua vida combinava com seu nome. Ainda hoje. Não apenas vemos evidências desse homem espalhadas por partes do Antigo Testamento, mas também encontramos menções a ele espalhadas no Novo Testamento. 

Então, quem era Elias? O que ele fez? Como ele era? Como sua fé se entrelaçou com sua vida cotidiana? E como ele nos impacta? 

Neste estudo, vamos dar uma olhada nos 16 atributos de Elias e ver como esse homem de fé nos encoraja em nossa própria fé hoje.

Aqui estão dezesseis fatos importantes da história bíblica de Elias:

1. Elias era um Profeta

A mensagem de Elias e o significado de seu nome andam juntos. Ele caminhou, falou e encorajou outras pessoas a acreditarem que verdadeiramente o Senhor era Deus, exatamente como seu nome indicava.

Como profeta, ele compartilhou fortemente a mensagem e as advertências de Deus. Frequentemente, ambos eram atacados. Às vezes, porém, as pessoas deixavam de seguir falsos deuses e se encontravam em profunda adoração ao Sagrado.

“Elias se colocou diante do povo e disse: “Até quando ficarão oscilando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no! Mas, se Baal é Deus, então sigam Baal!”. O povo, contudo, ficou em silêncio.” 1 Reis 18:21

O profeta ouvia Deus

2. Elias era um homem que ouvia a Deus

Por várias vezes, ao longo das Escrituras, vemos pessoas inclinando seus ouvidos para o Todo-Poderoso. Inclua Elias nesta lista. Chame-o de um homem que ouviu Deus.

Ao longo de 1 Reis 17-22, bem como em 2 Reis 1 e 2, vemos exemplos de Elias inclinando o ouvido.

“Então a palavra do Senhor veio a ele…” 1 Reis 17:2 

“Ele chegou a uma caverna lá e acampou lá; e eis que a palavra do Senhor veio a ele, e ele lhe disse: O que você está fazendo aqui, Elias?” 1 Reis 19:9 

profeta de Deus - Elias

3. Elias era um homem que andava em obediência

Várias vezes Deus instruiu Elias a falar verdades duras, confiar na provisão quando as circunstâncias pareciam sombrias ou permanecer firme na fé nas promessas de Deus. Por várias vezes, Elias deu o exemplo de obediência leal a Deus, nosso Pai .

“Ele foi e fez conforme a palavra do Senhor; pois ele foi e viveu junto ao ribeiro de Querite, que está antes do Jordão.” 1 Reis 17:5 

“Então ele se levantou e foi para Sarepta…” 1 Reis 17:10 

corvos alimentando o profeta

4. Elias foi um homem que experimentou a provisão de Deus

Elias bebeu nas promessas de Deus e teve suas necessidades saciadas pela mão do Todo-Poderoso. Aqui estão três instâncias:

  • Os corvos o alimentavam. (1 Reis 17:1-6)
  • Um punhado de farinha e algumas gotas de óleo se multiplicaram para um sustento milagroso. (1 Reis 17:7-24)
  • Elias correu com energia muito além da capacidade humana. (1 Reis 18:41-46)

A provisão de Deus se manifestou poderosa e belamente na vida de Elias. Essas instâncias e outras podem facilmente direcionar nossos olhos para o amor, a cura, a sabedoria e a provisão de nosso Pai.

“Você deve beber do riacho. Eu ordenei aos corvos para alimentá-lo lá.” 1 Reis 17:4 

“Os corvos traziam-lhe pão e carne pela manhã, e pão e carne à noite; e ele bebeu do riacho.” 1 Reis 17:8 

Profeta orando

5. Elias era um guerreiro de oração

Vemos Elias em comunhão com Deus muitas vezes ao longo do Antigo Testamento. Ele nos dá um belo exemplo para nossa caminhada de fé. Ele permanece como uma voz encorajando todos a ser um guerreiro na oração, para saber que o Senhor é Deus e segui-lo.

Elias era um homem com uma natureza como a nossa, e ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu na terra por três anos e seis meses. Tiago 5:17 

Elias e o milagre do filho da mulher

6. Elias esperava milagres

Vemos milagres acontecendo ao longo do ministério de Elias. Ele permaneceu como um homem que confiava em Deus, alguém que esperava que Deus cumprisse sua promessa. No processo, também vemos milagres.

Uma oferta de bezerro mergulhada em água, o suficiente para transbordar e encher a vala ao redor, não foi páreo para o fogo de Deus. Eu consideraria isso um milagre nas mãos do Deus Todo-Poderoso.

“Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.” 1 Reis 18:38

Coragem de Elias profeta de Deus

7. Elias era corajoso

A mensagem que Elias defendia soava clara e aparentemente fácil, mas nem todos queriam ouvir seu conteúdo. Jezebel ficou na frente dessa linha. Ela perseguiu e matou os profetas de Deus. Enquanto isso, seu marido, o rei Acabe, permitiu isso e simplesmente continuou adorando Baal.

Uma mensagem indesejada, no entanto, não deteve Elias. Ele defendeu bravamente as mensagens do Todo-Poderoso Deus dadas do Alto, mesmo quando essas mensagens ofereciam desafios, correções ou más notícias para quem as recebia.

Ele lhe respondeu: “Sou eu. Vá e diga a seu senhor: Eis que Elias está aqui!” 1 Reis 18:8 

Elias confronta o rei Acabe

8. Elias odiou e confrontou o mal

Jezabel persuadiu seu marido, o rei Acabe, a adorar a Baal em vez de adorar a Deus. Então Acabe fez o que era mal aos olhos de Deus, abandonando os mandamentos do Senhor. Foi uma cena feia em Israel.

Elias em cena. Deus o enviou para oferecer palavras duras, advertir para responsabilidade e para defender a crença no Todo-Poderoso. Ele confronta Acabe e depois desafia os seguidores de Baal, tudo registrado em 1 Reis 18.

Ele respondeu: “Não perturbei Israel; mas tu e a casa de teu pai, porque deixaste os mandamentos do Senhor e seguiste os baalins. 1 Reis 18:18

a fé do profeta quando não chovia

9. Elias era um homem que acreditava quando as situações se tornavam difíceis

Muitas vezes Elias se viu em meio a uma situação aparentemente complicada. Mas ele acreditava. Enquanto a chuva prometida não vinha, o profeta manteve a fé, enviando seu servo para verificar o horizonte sete vezes. Assim como Deus prometeu, choveu.

As promessas de Deus permanecem verdadeiras para nós hoje.

E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes. 1 Reis 18:43 

Elias foge para caverna

10. Elias fugiu com medo

Às vezes, é fácil ter a percepção de que pessoas como Davi, Moisés e Paulo parecem maiores do que a vida. Mas eles lutaram com as emoções, evidenciadas na Bíblia. Elias lutou também. Sua vida parecia autêntica. O homem que permaneceu em sólida obediência e coragem também correu com medo.

Ao longo de 1 Reis 19, vemos Elias lutando em meio à batalha com medo. Mas também vemos Deus trabalhando. Quando o profeta volta o foco para o SENHOR, a cena muda. O medo que perseguia e oprimia o profeta de Deus se dissolve. Então, sim, Elias fugiu com medo, mas também encontrou coragem por meio de Deus.   

Quando ele viu isso, levantou-se e correu para salvar sua vida, e veio para Berseba, que pertence a Judá, e deixou seu servo lá. 1 Reis 19:3 

profeta Elias desanimado

11. Elias enfrentou desânimo

Quando leio o relato de 1 Reis 19 sobre Elias fugindo das garras da perversa Jezabel, dou um suspiro de alívio. Não pelo fato de que Elias fugiu ou que Jezabel jogou suas ameaças malignas em seu caminho. (Afinal, quem aceita ameaças de assassinato?) O suspiro surge de mais uma percepção de que Elias era uma pessoa real enfrentando emoções humanas autênticas.

O desânimo é ou tem sido uma batalha para muitos de nós. Ler o relato de Elias garante que não estamos sozinhos. Até um profeta, um homem forte de fé, enfrentou sua dificuldade. Mas as águas do desânimo não conseguiram alcançá-lo. Nosso homem de fé encontrou a direção, provisão e correção de Deus. Pois, Ele encontrou forças para subjugar e vencer o desânimo.

Então ele pediu para si mesmo que pudesse morrer e disse: “Basta. Agora, ó Senhor, tira-me a vida; porque não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:4 

Elias fica com medo

12. Elias foi tentado por uma pequena visão

Como é fácil ver a vida através das lentes da visão humana. Muitas vezes vemos as situações como elas aparecem, não como elas podem ser, ou simplesmente fazemos suposições com base nas circunstâncias. Elias provou não ser diferente.

Com uma visão humana, ele pensava ser o único seguidor de Deus que restava, que todos os outros haviam caído na adoração do falso deus Baal. Isso provou estar longe da verdade. Em 1 Reis 19:18, vemos menção de 7.000 israelitas que se recusaram a dobrar os joelhos a Baal. Elias não estava sozinho como pensava.

Podemos confiar na visão de nosso Pai celestial.

Ele disse: “Tenho sido muito zeloso por Javé, o Deus dos exércitos; porque os filhos de Israel abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada. Eu, apenas eu, fiquei; e procuram tirar-me a vida.” 1 Reis 19:10 

o profeta é elevado para o céu

13. Elias foi levado para o céu

Em um momento Elias andava nesta terra, em outro ele foi levado para o céu. Eliseu, seu sucessor, observou o desenrolar. Muitas vezes me pergunto que emoções Eliseu sentiu naquele momento.

Enquanto eles continuavam e conversavam, eis que uma carruagem de fogo e cavalos de fogo os separaram, e Elias subiu ao céu em um redemoinho. 2 Reis 2:11 

14. Elias deixou um legado

Quando Elias partiu da Terra, um legado permaneceu. Eliseu, o profeta mencionado anteriormente, agarrou-se a Elias. Ele recebeu uma porção dobrada como resultado de estar presente quando Elias partiu. Eliseu passou a defender a mensagem de seguir o Deus Todo-Poderoso e nenhum outro. O legado de Elias continuou.

Quando os filhos dos profetas que estavam em Jericó, defronte dele, o viram, disseram: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu”. Eles vieram ao seu encontro e se prostraram até o chão diante dele. 2 Reis 2:15 

Transfiguração - Elias e Moisés

15. Elias apareceu com Jesus

Imagine a vista: Elias em pé ao lado de Moisés, os dois conversando com Jesus. Uma santidade silenciosa me envolve sempre que penso nisso. Elias não precisava imaginar. Pedro, João e Tiago testemunharam essa maravilha espiritual.

Jesus estava prestes a experimentar as zombarias de muitos, a dor da crucificação. Os três juntos, Moisés, Elias e Jesus, representavam o cumprimento da promessa de salvação. Moisés simbolizava a lei. Elias representou os profetas, a restauração de todas as coisas. E sabemos que Jesus cumpriu lindamente a promessa da salvação.  

“Eis que lhes apareceram Moisés e Elias conversando com ele.” Mateus 17:3 

16. João Batista foi comparado com Elias

João Batista e o profeta Elias são figuras importantes na Bíblia, ambos com a missão de preparar o caminho para o Messias. O Novo Testamento faz diversas comparações entre eles, destacando suas similaridades:

Em Lucas 1:17, o anjo Gabriel prediz sobre João Batista:

“E irá adiante do Senhor no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, converter os desobedientes à sabedoria dos justos e habilitar um povo preparado para o Senhor.”

Em Mateus 11:14, Jesus mesmo declara:

“E, se o quiserdes reconhecer, ele mesmo é Elias, que devia vir.”

Marcos 9:11-13 relata:

“E, perguntando-lhe os seus discípulos: Por que dizem os escribas que é necessário que Elias venha primeiro? E ele, respondendo, disse-lhes: Elias, na verdade, virá primeiro, e restaurará todas as coisas; mas digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, antes, lhe fizeram tudo quanto quiseram; assim também o Filho do Homem há de padecer nas suas mãos.”

Aqui estão algumas semelhanças em suas Missões:

Tanto João Batista quanto Elias chamavam o povo ao arrependimento, preparando-os para a vinda do Messias.

Ambos criticavam as autoridades corruptas e religiosas de seu tempo. Ambos sofreram perseguição por suas mensagens e ações.

Embora existam diferenças entre João Batista e Elias, as similaridades em suas missões e características os aproximam como figuras proféticas que prepararam o caminho para a vinda do Messias.

Esses são alguns atributos do homem que conhecemos como Elias. Para uma visão mais completa do profeta, podemos ler 1 Reis 17-22, 2 Reis 1-2, Malaquias 4:5-6, Mateus 17:1-13, João 1:21 e Tiago 5:17. Então, quando alguém nos pergunta: “Quem foi Elias?” teremos uma resposta diretamente da Bíblia.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp