A Bíblia prevê uma guerra nuclear?

As armas nucleares são mencionadas na Bíblia? Em nosso contexto atual de guerra entre a Ucrânia e a Rússia, assim como as ameaças de Vladimir Putin sobre o uso de tecnologia nuclear, preocupa muitos. 

É importante ter em mente que as profecias da Bíblia sobre o fim dos tempos foram escritas muito antes da invenção da pólvora ou explosões feitas pelo homem. 

No livro de Apocalipse, o apóstolo João fez um trabalho maravilhoso descrevendo o que parecem ser eventos nucleares, usando a linguagem que ele tinha disponível no primeiro século.

Interpretar o livro do Apocalipse dessa perspectiva produz evidências notáveis ​​de que haverá uma grande guerra, provavelmente nuclear, no fim dos tempos.

Na tentativa de descrever o indescritível, João usou uma infinidade de símiles. Um símile é uma comparação entre duas coisas usando a palavra “como”. 

Por exemplo, Apocalipse está repleto de descrições que dizem:

“ Algo como uma grande montanha ardendo em fogo”

“A forma dos gafanhotos era como cavalos preparados para a batalha”

“Em suas cabeças havia coroas de algo como ouro” e

“O som de suas asas era como o som de carros com muitos cavalos correndo para a batalha.”

João, estava tentando descrever pessoas, coisas e eventos que nunca tinha visto antes, comparando-os com coisas que tinha visto.

Estou postulando que alguns dos eventos descritos no livro do Apocalipse são referências à guerra nuclear que ocorrerá durante a Batalha do Armagedom.

Antes de mergulharmos, vamos discutir o que sabemos sobre armamento nuclear.

A anatomia de uma bomba nuclear e o que isso significa para o mundo de hoje

Existem dois tipos de reações nucleares. “Fissão” divide o núcleo de átomos, que são capazes de criar e sustentar uma reação em cadeia de fissão nuclear. 

A “fusão” força os átomos “fundidos” juntos, o que produz uma tremenda pressão e calor com a liberação de uma energia inimaginável.

Armas nucleares que usam apenas a fissão para criar reações explosivas são frequentemente chamadas de “bombas atômicas” (bombas A), enquanto aquelas que usam fissão e fusão juntas são chamadas de “bombas de hidrogênio” (bombas H) ou “armas termonucleares”.

Hidrogênio e urânio podem ser usados ​​para criar uma reação de fissão nuclear direta, como a bomba atômica que destruiu Hiroshima.

No entanto, a criação de uma bomba de hidrogênio requer o uso de plutônio, que é difícil de produzir, além de tecnologia sofisticada. Está muito além das capacidades da maioria das nações, muito menos dos grupos terroristas. A bomba que destruiu Nagasaki era uma bomba termonuclear de plutônio.

A energia destrutiva das armas nucleares, chamada de “rendimento explosivo”, é medida em TNT equivalente, que se refere à quantidade de energia liberada pela detonação de uma tonelada métrica de TNT (um material explosivo convencional). Um quiloton, ou “kt”, equivale à energia liberada por 1.000 toneladas de TNT.

A bomba atômica lançada sobre Hiroshima foi de aproximadamente 13 a 18 kt, matando aproximadamente 100.000 pessoas. A bomba usada em Nagasaki era de 20 a 22 kt, levando a um número de mortos de 80.000 em uma área menos povoada. Por meses depois, milhares continuaram a morrer dos efeitos de queimaduras, doenças de radiação e ferimentos.

As bombas termonucleares estocadas hoje têm uma média de cerca de 50.000 kt. Tome um momento para deixar isso afundar.

Grande parte do perigo das armas nucleares vem da precipitação radioativa. Sujeira contaminada, plantas, fontes de água e malformações genéticas podem representar um perigo por meses, anos, décadas ou mesmo milênios após o ataque.

Apenas sete países têm bombas termonucleares: China, França, Paquistão, Índia, Rússia, Inglaterra e Estados Unidos. Israel provavelmente os tem, mas eles estão estrategicamente relutantes em admitir isso.

Os Estados Unidos, com quase quatro mil ogivas nucleares, e a Rússia, com pouco mais de quatro mil ogivas, poderiam matar todo mundo na Terra milhares de vezes.

A mente confunde. Francamente, não consigo pensar em quanta energia esses estoques de armas nucleares possuem, ou quanto dano você pode causar. Não é de admirar que os EUA e a Rússia se refiram ao uso de armas nucleares como “destruição mutuamente assegurada”.

Quais são as implicações da ameaça nuclear da Rússia para a Ucrânia?

Quando a Rússia declarou guerra à Ucrânia meses atrás, alguns dos homens e mulheres seguidores de Cristo que conheço imediatamente começaram a orar por proteção contra a guerra nuclear. Eles entendem melhor do que ninguém o quão tênues são as tensões entre os EUA e a Rússia.

Recentemente, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que estaria disposto a usar armas nucleares para vencer a guerra contra a Ucrânia, suas palavras foram um pouco mais veladas, mas seu significado foi claro. Sua ameaça é muito mais violenta, aterrorizante e de longo alcance do que a maioria das pessoas imagina.

Agora, vamos voltar a João e ao livro de Apocalipse.

Primeiro, Deus se prepara para um holocausto nuclear ao alinhar as nações na matriz de batalha

Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom. (Apocalipse 16:14, 16)

O livro do Apocalipse chega ao clímax na batalha do Armagedom. Os cristãos foram arrebatados para o céu, o Anticristo enganou o mundo e a Grande Tribulação está chegando ao fim. Reis e autoridades governamentais declararam guerra a Israel, o povo de Deus, e ao próprio Deus. É hora de julgamento no campo de batalha.

“E te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos vestidos com primor, grande multidão, com escudo e rodela, manejando todos a espada;” (Ezequiel 38:4)

Deus arrasta cada nação para o seu lugar, e então Ele ri deles! Eles estão trazendo suas melhores forças de combate, prontas para mostrar orgulhosamente seu poder. Mas diante do Deus Todo-Poderoso, eles não são nada. 

O rei Davi profetiza esta cena no Salmo 2:

“POR que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os turbará.” (Salmo 2:1-5)

Tudo está perfeitamente preparado para a volta de Jesus, Sua Segunda Vinda. Ele destruirá todas as nações que lutam contra ele:

“Diante de mim havia um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Com justiça ele julga e faz a guerra. … Saindo de sua boca uma espada afiada para ferir as nações.” (Apocalipse 19:11,15)

Em seguida, os ataques nucleares serão devastadores

“Os céus recuaram como um pergaminho sendo enrolado, e todas as montanhas e ilhas foram removidas de seu lugar.” (Apocalipse 6:14)

Quando uma bomba atômica explode, um pequeno pedaço de matéria se transforma em uma tremenda quantidade de energia. O processo está descrito pela famosa fórmula de Einstein, E=MC2. A energia em expansão destrói tudo em seu caminho. Pense nas imagens das nuvens em forma de cogumelo de Hiroshima e Nagasaki.

Suponho que, se você nunca viu uma explosão nuclear, pode parecer para você como os céus rolando sobre si mesmos. João viu o horror de tudo isso! Esta é a melhor descrição que ele foi capaz de dar.

O profeta Zacarias também descreveu o que acontecerá com as nações que se opõem a Deus:

“E esta será a praga com que o SENHOR ferirá a todos os povos que guerrearam contra Jerusalém: a sua carne apodrecerá, estando eles em pé, e lhes apodrecerão os olhos nas suas órbitas, e a língua lhes apodrecerá na sua boca.” (Zacarias 14:12)

Você pode ver que suas descrições refletem o incrível derretimento de corpos humanos que resulta do intenso calor produzido por uma bomba nuclear?

John Heresy escreveu um pequeno livro, Hiroshima, que traça a vida de seis pessoas que sofreram de precipitação radioativa em Hiroshima e Nagasaki. Uma mulher que sobreviveu ao holocausto inicial assistiu com terror absoluto enquanto sua pele se desprendia do corpo e derretia seus pés.

Apocalipse 14 descreve muitos eventos que correspondem às consequências nucleares

Em Apocalipse 14, João vê o mar e todos os rios se transformarem em sangue. O sol queima as pessoas com fogo, talvez uma explosão nuclear danifique a atmosfera tão completamente que não temos mais proteção contra os raios do sol.

Ele vê o mundo mergulhar na escuridão, talvez porque a fumaça da precipitação nuclear seja tão espessa que não podemos ver o sol. As pessoas “mordiam suas línguas em agonia… por causa de suas dores e chagas” (Apocalipse 14:10-11). 

As feridas de envenenamento por radiação são algumas das mais dolorosas já registradas pela área médica.

Então, João vê um anjo com uma foice, uma ferramenta afiada e curvada parecida com um facão que se usava para colher grãos. O anjo “passou a sua foice sobre a terra, e a terra foi ceifada” (Apocalipse14:16).

Talvez o apóstolo João, veja aqui uma pandemia matando bilhões. Ou talvez milhões percam suas vidas devido a desastres naturais causados ​​por mudanças climáticas e poluição causadas pelo homem. 

Ou talvez uma guerra nuclear entre várias nações acabe com a maior parte da população. Então, o maior terremoto da história humana causa o colapso das “cidades das nações” (Apocalipse 14:18-19).

Você pode imaginar a devastação que seria provocada pela precipitação radioativa? João continuou,

“E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.” (Apocalipse 14:20)

O holocausto continua sem parar, enquanto João descreve a queda de todas as nações que se opõem a Deus. A “colheita” continua até a batalha do Armagedom. E lá:

“E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.” (Apocalipse 19:21)

Jesus vence a batalha.

Então, como devemos responder à ameaça de um holocausto nuclear?

Eu e você não temos muito controle sobre o que acontecerá com as armas nucleares atualmente na Terra. 

E depois de ler o que João tem a dizer sobre o fim dos tempos, sabemos o que acontece. Sabemos que todos aqueles que se opõem a Deus, nações, reis, soldados, seguidores, todos experimentarão Sua ira. 

Eles morrerão e passarão a eternidade no “lago de fogo de enxofre ardente” (Apocalipse 21:8).

Mas como seguidores de Jesus Cristo, podemos viver vidas santas com a consciência limpa, honrando o Senhor e dando-Lhe glória. 

Podemos cumprir o chamado de Jesus para compartilhar quem Ele é e o que Ele fez em todas as oportunidades, levando as pessoas a conhecê-Lo como seu Salvador e Senhor. Podemos amar as pessoas como Ele nos amou.

Pedro desafiou todos os crentes:

“Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.”(2 Pedro 3:11-13)

Desfrute da paz quando a guerra finalmente acabar

Não perca tempo; Jesus derrota todos os exércitos e reivindica a vitória final! No fim dos tempos, Ele declara:

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” (Apocalipse 21:3-5)

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!