15 Atributos de uma serva de Deus: aprendendo com as mulheres da Bíblia

É um pensamento admirável ponderar sobre a verdade de que tanto o homem quanto a mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus. Isso implica que, como portadores da imagem Divina, somos um reflexo do Criador de tudo o que já existiu, existe e existirá.

Quando uma pessoa se torna um crente e, consequentemente, um filho de Deus, ela não só recebe a semelhança física de Deus, mas também a espiritual. Isto é porque o Espírito Santo passa a residir no coração do crente.

Especialmente para as mulheres, é uma fonte de felicidade perceber como o Espírito de Deus se manifesta em nossa personalidade, traços e comportamentos. Essas características são fruto da criação e do coração de Deus; praticá-las é um presente para cada crente em sua jornada pessoal.

A seguir veremos alguns atributos que uma serva de Deus deve ter em seu perfil.

Atributos de uma serva de Deus

qualidades da serva de Deus

Uma mulher serva de Deus é caracterizada por diversos atributos, entre eles:

  1. Sabedoria e conhecimento da Palavra de Deus;
  2. Fé e confiança em Deus;
  3. Humildade e submissão à vontade de Deus;
  4. Oração constante e comunhão com o Senhor;
  5. Amor e compaixão pelo próximo;
  6. Serviço e caridade;
  7. Integridade e caráter nobre;
  8. Fortaleza e coragem para enfrentar desafios;
  9. Discernimento e sabedoria na tomada de decisões;
  10. Respeito e honra pelo marido e pela família;
  11. Responsabilidade e diligência no trabalho e nos negócios;
  12. Modéstia e decência no vestir;
  13. Honestidade e justiça;
  14. Paciência e bondade;
  15. Alegria e gratidão em todas as circunstâncias.

Estes são apenas alguns dos atributos que caracterizam uma serva de Deus, porém devemos nos lembrar que cada mulher é única e possui sua própria personalidade e talentos únicos que podem ser usados ​​para servir ao Senhor e à Sua obra.

Uma Serva de Deus é delicada porém Forte

serva de Deus

As mulheres, por natureza, são diferentes dos homens, e essa distinção não se limita apenas às características físicas. As mulheres são guerreiras fortes, mas também podem ser delicadas e poderosas ao mesmo tempo.

Esses atributos são presentes em uma mulher de Deus – a capacidade de ser delicada e forte ao mesmo tempo.

Um exemplo disso é a rainha Ester, que foi escolhida dentre todas as mulheres elegíveis do reino para se casar com o rei Assuero. Antes de seu casamento, ela passou por um ano de tratamentos de beleza para estar pronta para ser rainha. A rainha da época era vista como uma representação não apenas do reino, mas também do rei, e deveria ser hospitaleira e bonita.

No entanto, Ester não era uma garota fraca e ingênua, mas sim uma forte e corajosa mulher de Deus.

No livro de Ester, vemos como Ester foi encorajada por seu tio, Mardoqueu, a defender o caso do povo escolhido de Deus, os judeus. Ester estava disposta a arriscar sua vida para defender o que acreditava e o fez com equilíbrio e coragem.

Ela não se apresentou ao rei de maneira agressiva ou controladora, mas sim com graça e força para apresentar seu caso. Uma mulher de Deus sabe o que significa ser feminina aos olhos de Deus, ou seja, ela sabe que pode ser delicada e forte ao mesmo tempo, e Ester é um exemplo perfeito disso.

Aprendendo com a mulher de Provérbios 31

Ao se considerar as qualidades de uma serva de Deus, é muito provável que a mente vá direto para o livro de Provérbios 31. Esse capítulo, que foi escrito pelo rei Salomão, também conhecido como Rei Lemuel, destaca as características de uma mulher exemplar. Ele recebeu a sabedoria das palavras de sua mãe sobre o que realmente constitui uma mulher de caráter nobre.

A mulher descrita é uma trabalhadora diligente, com um forte senso de negócios. Ela escolhe materiais de qualidade para trabalhar, “ela seleciona lã e linho e trabalha com mãos ativas… Ela examina um campo e o adquire; com o que ganha, planta uma vinha” (versículos 13 e 16).

Além disso, essa mulher é um grande crédito para o seu marido. “Seu marido tem total confiança nela e ela lhe traz benefícios, não prejuízos, todos os dias de sua vida” (versículo 12). Ela também é conhecida por sua caridade e serviço à comunidade, “ela estende a mão aos pobres e abre os braços para os necessitados” (versículo 20).

Em resumo, essa mulher tem seu prazer, sua fé e sua confiança em Deus: “Ela se veste de força e dignidade; sorri diante do futuro… A beleza é enganosa e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada” (versículos 26 e 30).

Ela sabe que não importa o que a vida possa trazer, ela pode se alegrar, pois é filha do rei.

Verdadeiramente, o atributo mais importante que uma serva de Deus pode ter é conhecer e temer a Deus com um coração puro e uma mente singular, se curvando a Ele e somente a Ele, sabendo que é uma serva de Deus verdadeiramente.

Exemplos de servas de Deus na Bíblia

caracteristicas de uma serva de Deus

Ao examinarmos a Bíblia Sagrada, é possível perceber que as servas de Deus eram mulheres comuns, que não possuíam habilidades sobrenaturais. No entanto, essas mulheres tinham uma firme convicção em quem era seu Deus e agiam em obediência quando chamadas por Ele para uma missão.

Normalmente quando se fala em mulher de Deus, ou nos atributos da mulher de que teme ao Senhor, nos vem a memória a mulher de Provérbios 31. Pois ela é um grande referencial e um modelo de mulher de caráter nobre, que trabalha com empenho, tem um grande senso de negócios, respeitada por seu marido e honra a Deus em todo o tempo de sua vida.

Contudo, ao continuarmos examinando as Escrituras Sagradas vamos encontrar outras mulheres que nos inspiram e nos ensinam importantes lições.

Mulheres como Rute nos mostram a importância de fazer o que é certo e honrar aqueles que nos rodeiam quando chamados.

Jael nos lembra que as mulheres também podem lutar e cumprir o propósito de Deus com grande força.

Débora nos mostra que é possível ser uma mulher profeta, líder e esposa ao mesmo tempo. Não podemos nos esquecer de Sara, que nos ensina que mesmo quando duvidamos de Deus, Ele ainda pode cumprir Suas promessas em nossas vidas.

Por fim, mulheres como Maria nos mostram que Deus nos confia os presentes mais valiosos e maravilhosos. Todas essas mulheres da Bíblia são modelos para nós, mulheres de Deus que virão.

Podemos aprender lições de suas histórias e assim aplicá-las em nossas próprias vidas para viver segundo o coração de Deus. Vivendo Sua vontade e desfrutando da história que Ele escreveu exclusivamente para cada um de nós.

Conclusão

Para concluirmos, é maravilhoso ser mulher e ainda mais maravilhoso ser uma mulher de Deus. Desenvolver e nutrir os traços de uma mulher de Deus começa com a conexão com o Senhor, especificamente para o propósito para o qual Ele a criou.

Sendo assim, busque a Deus para que as características que Ele deseja possam ser cultivadas e aprimoradas em você, fazendo com que esses atributos sejam um referencial de como ser uma serva fiel à Deus.

Saiba que Deus ama as mulheres e que nós temos um papel fundamental no Corpo de Cristo e no Reino como um todo.

Portanto, compreenda que sua história e vida são importantes para Deus, e Ele quer usá-la em Sua história.

Enfim, almeje ser como a mulher de Provérbios 31, um exemplo inspirador de uma mulher que teme ao Senhor e um modelo a ser seguido por todas as mulheres que desejam seguir e honrar a Deus, pois é isso que Deus espera de uma esposa e serva Dele.

Que Deus em Cristo, vos abençoe!

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!