Como saber se irei para o céu?

Como podemos ter a certeza da salvação? O que nos impede de ir para o céu?

Há tantas questões causando incertezas nos dias de hoje, como por exemplo, doenças, escassez, conflitos, desafios econômicos, a política e muito mais. Apesar de tudo o que enfrentamos nos dias atuais, é bom trazer a memória aquilo que nos trás esperança.

Mas e se, como crentes, tivermos incertezas sobre para onde iremos um dia quando morrermos? E se não tivermos certeza de que iremos para o céu?

Eu era uma dessas pessoas anos atrás. Deus me levou a um estudo bíblico onde todas as minhas perguntas foram respondidas. E agora acho que não posso ir para o céu, não espero ir para o céu, mas tenho plena certeza que vou para lá.

Contudo, não posso guardar essa ótima notícia somente para mim.

Aqui estão, as 7 razões que me proporcionam essa convicção de que irei para o céu.

1. Somos pecadores natos

Quando conheci Lois Peterson em um estudo bíblico que ela ensinava em sua casa, fiquei impressionada com a forma como ela falava sobre Jesus. Era como se ela o conhecesse pessoalmente. Fui criada em uma religião e fui ensinada que se você queria ir para o céu, era uma questão de fazer e não fazer. Havia uma lista imensa.

Mas quando comecei a aprender o que a Bíblia ensinava, meus olhos se abriram. A Bíblia me disse que Deus é Santo e sem pecado. Deus criou o homem com livre arbítrio, com a capacidade de escolher. 

Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, eles foram expulsos do jardim do Éden (Gênesis 3:23-24). Depois disso, qualquer um nascido neste mundo, nasceu pecador (Romanos 5:12, Romanos 3:23).

No entanto, não podemos ir para o céu como pecadores, Deus é santo e justo. Então Deus criou um acesso para nós irmos para o céu (João 3:16). Deus só fez isso porque nos ama.

2. A Salvação é um Presente

Foi difícil para mim quando percebi que todas as coisas que estava fazendo na minha lista de tarefas, não estavam me levando a lugar nenhum. Eu estava confiando nas obras que eu tinha feito. Coisas como ir à igreja, tentar ser uma boa pessoa, etc.

Em vez disso, aprendi que ir para o céu foi algo que Deus providenciou. É pela graça de Deus e nós a aceitamos pela fé (Efésios 2:8-9).

Se a salvação pudesse ser conquistada, então sempre seríamos capazes de nos gabar do que fizemos para conquistá-la. Você não trabalha por presentes. Se você fizer isso, eles não serão mais presentes e sim méritos.

3. Nossas obras são trapos

Ainda me lembro de ouvir aquela professora da Bíblia, naquela primeira noite. Quando ela disse que o que fizemos tentando chegar ao céu não contribui em nada, comecei a me sentir desconfortável por dentro. E eu odeio admitir isso, mas eu me lembro de pensar naquele exato momento, “Talvez ela precisasse de um Salvador, mas eu estava indo muito bem.

E então, Lois me leu um versículo que dizia que nossa justiça era como trapo de imundícia (Isaías 64:6). Foi esse versículo que me deixou desconfortável. Eu estava contando com as coisas que estava fazendo. Eu não percebi isso na época, mas eu estava tentando abrir meu caminho para o céu. 

Afinal, raciocinei, eu nunca tinha matado ninguém. Fui à igreja, tentei seguir os 10 mandamentos. Isso não contava para nada?

4. E o Nosso Pecado?

Aprendi que Deus é santo e justo. Mesmo o melhor que podemos dar a Deus ainda está contaminado pelo pecado, porque nascemos pecadores.

No Antigo Testamento, Deus disse ao povo para levar um cordeiro que era considerado um animal limpo. Eles deveriam matar o cordeiro e colocar o sangue do cordeiro no batente da porta de suas casas. Quando o anjo da morte passava sobre as casas, se havia sangue nas ombreiras das portas, as que estavam dentro eram cobertas por esse sangue. 

Deus disse: “Sem derramamento de sangue, não havia perdão” (Hebreus 9:22).

E Deus providenciou um cordeiro para nós. Um cordeiro perfeito que nunca pecou. Um dia, quando João Batista estava batizando, ele viu seu primo Jesus se aproximar dele. 

João disse: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29). 

Jesus se tornou nosso cordeiro.

5. Pago integralmente

Quando Jesus morreu na cruz, a certa altura ele disse: “Está consumado”. Quando as pessoas foram presas há muitos anos e cumpriram sua sentença, as palavras “Tetelestai” foram escritas em sua cela. 

A tradução literal dessa palavra significa: “Está consumado”. Essa mesma palavra foi escrita em documentos comerciais nos tempos do Novo Testamento, para indicar que a conta de uma pessoa foi paga integralmente.

Embora existam sacerdotes que diariamente faziam sacrifícios, Jesus disse que este homem que havia feito um sacrifício pelos pecados estava sentado à destra de Deus (Hebreus 10:11-12).

6. Ainda temos uma escolha

Mas temos livre arbítrio. Deus não nos força a acreditar ou aceitar o que ele providenciou para nós. Deus me amou tanto que providenciou Jesus como pagamento pelos meus pecados. 

Nada que eu fiz cuidou de um pecado. Nossa salvação não se baseia em nada que possamos fazer. (Tito 3:5)

Deus nos diz que nossa fé é contada como justiça quando a colocamos no que Jesus fez (Romanos 4:5). Quando eu era uma pessoa religiosa, esperava ir para o céu um dia, mas nunca tive certeza sobre isso.

Porém, quando assisti a um segundo estudo bíblico e escutei mais atentamente o que Lois ensinava, no caminho para casa, algo estalou, e tudo começou fazer sentindo.

7. Eu Sei Para Onde Vou

No dia seguinte, liguei para Lois e disse: “Lois, estou salva. Eu sei que vou para o céu!” 

Minha salvação não se baseava em nada, exceto no que Jesus havia feito por mim. Em vez de confiar no que eu poderia fazer, coloquei minha confiança no que Jesus fez.

Alguns textos bíblicos, marcaram minha vida, vejamos à seguir:

“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1 João 5:12-13)

Quando Nicodemos estava assistindo os milagres de Jesus, ele disse a Jesus que ele deveria ser de Deus. Jesus respondeu e disse a Nicodemos que um homem precisava nascer de novo (João 3:6).

“Nasci pecador e na noite em que vi que Jesus morreu por mim, nasci de novo”.

Alguém me deu outro verso especial que chamei de verso de aniversário. Ela me disse que quando tomei minha decisão de colocar minha fé no que Jesus fez na cruz, houve uma festa de aniversário para mim no céu, e os anjos estavam se regozijando (Lucas 15:10).

E você? Você tem certeza de que, quando morrer, irá para o céu? Quero que saiba que estou orando por você.

O que nos impede de ir para o céu?

Segundo a Bíblia, o que nos impede de ir para o céu é o pecado. O pecado é qualquer desobediência à vontade de Deus, seja por ação, palavra ou pensamento. Ele separa as pessoas de Deus e impede o acesso ao céu, que é o lugar de comunhão eterna com Ele.

A Bíblia ensina que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23). O pecado cria uma barreira entre os seres humanos e Deus, e suas consequências incluem a morte espiritual e a separação eterna de Deus.

No entanto, Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores (1 Timóteo 1:15). Ele morreu na cruz para pagar o preço pelos nossos pecados e oferecer perdão e reconciliação com Deus.

Aqueles que creem em Jesus, se arrependem de seus pecados e O recebem como Senhor e Salvador de suas vidas têm a promessa da vida eterna no céu (João 3:16, Efésios 2:8-9).

Portanto, enquanto o pecado nos separa de Deus e impede o acesso ao céu, a fé em Jesus Cristo como Salvador nos reconcilia com Deus e nos abre as portas do céu.

Então, só depende de você! Mas, minha oração é par que você consiga ir para o céu! Amém!

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress