5 Atitudes que podem levar um casal ao Divórcio

Nossa vida matrimonial nem sempre foi tranquila como as águas calmas daquele mar. Enfrentamos grandes desafios matrimoniais, que abalaram nosso relacionamento ao longo dos anos. Houve momentos em que parecia que estava à beira do divórcio.

Vamos compartilhar os cinco principais desafios matrimoniais que enfrentamos ao longo de diferentes fases do nosso casamento, muitos deles nos surpreendendo quando menos esperávamos.

1. Expectativas Irrealistas no Casamento

expectativas irrealistas no casamento

No início de nossa jornada matrimonial, eu caminhei pelo corredor da igreja em um vestido de noiva imaculado, enquanto uma música suave tocava no piano. Todos os olhos estavam voltados para nós. Pronunciamos nossos votos e eu disse “aceito” ao compromisso familiar do casamento.

Mas, no fundo do meu coração com apenas 23 anos, eu secretamente pensava: “Espero que esse homem me faça feliz, me complete e preencha o vazio que sinto. Acredito que serei o centro de sua vida, e espero que meu casamento me traga mais felicidade do que quando eu era solteira.”

No entanto, o que não percebi naquela época é que meu marido, também com 23 anos, tinha suas próprias expectativas, necessidades e desejos. E para minha surpresa, ele também esperava que eu as atendesse.

Essas expectativas irrealistas resultam em conflitos frequentes em nosso modesto apartamento, decorado com um sofá vermelho, marrom e laranja, e um carpete felpudo. Sentimentos de culpa e ressentimento vividos, e palavras duras foram ditas entre nós.

Apenas alguns meses após o dia em que as pessoas ergueram suas taças de champanhe para brindar à nossa felicidade, demonstrando que nossa realidade estava longe de ser um conto de fadas “felizes para sempre”.

A sensação de seguir caminhos separados parecia, por um momento, uma solução tentada e libertadora.

2. O terrível desafio na Vida Sexual

desafio na vida sexual

Por volta do nosso sétimo aniversário de casamento, enfrentamos o segundo e um dos mais terríveis desafios matrimoniais. Nessa fase, já tínhamos três filhos com menos de cinco anos de idade, o que trouxe mudanças em nossas vidas. A rotina se tornou seguida e as noites sem dormir se multiplicaram a cada filho. Embora a maternidade trouxesse alegria profunda, o cuidado constante exigia toda a minha energia.

As noites se tornaram longas, com pouco sono, e os dias pareciam curtos devido às tarefas intermináveis. No meio disso tudo, meu coração estava vazio e insatisfeito.

Com tantas responsabilidades, a intimidade sexual acabou caindo para o fim da lista de prioridades. Infelizmente, meu esposo não parecia entender essa situação.

Eu me perguntei: por que ele não conseguiu ver o que eu sentia pela família? Como ele poderia exigir mais de mim? Eu estava cuidando de todas as necessidades da família, e ele deveria ficar grato por isso. No entanto, em vez de gratidão, ele expressou ressentimento.

3. Conversávamos, porém não nos comunicávamos

enfrentando desafios matrimoniais

O terceiro desafio que levou nosso casamento à beira do divórcio surgiu quando nos esquecemos das longas conversas sinceras que tínhamos durante o namoro. Nossos dias agitados estavam repletos de tantas atividades que não tínhamos tempo nem energia para realmente nos comunicar de forma sincera.

Conversávamos, mas não nos comunicávamos de verdade. Limitávamos nossas emoções a comentários convenientes, como “Quando é o jogo de futebol do Joe?” ou “Você se lembrou de pagar o seguro do carro?”

Em uma noite, meu esposo voltou do trabalho e anunciou que havia outra pessoa em sua vida, fiquei perplexa, se sentindo uma mulher desprezada. A raiva, a amargura e o desespero tomaram conta das minhas noites. Enquanto isso, ele se sentia confuso e frustrado.

4. Devastação Financeira

crise financeira

O quarto desafio que poderia ter nos levado à beira do divórcio surgiu quando fomos atingidos por uma devastação financeira. Após seis meses de trabalho em uma pequena empresa, ela faliu. Como um dos executivos, meu esposo ficou responsável por uma enorme dívida. O valor era tão grande que seria impossível pagá-la em uma vida inteira. O banco confiscou nossas economias e nossas contas bancárias tornaram-se propriedade deles. A dívida e os juros continuaram a se acumular, e o medo dentro de mim crescia.

Esse medo desencadeou um sentimento irracional de culpa. Por que meu esposo não pôde prever essa situação? Como ele permite que isso aconteça conosco? Essa mistura de medo e ressentimento se tornou um veneno que estava corroendo nosso casamento.

5. Lidar com a dor do luto

casal em luto

Um dos mais triste e doloroso dos desafios matrimoniais, ter que lidar com a dor do luto. Esse desafio também, quase nos levou para o tribunal assinar o nosso divórcio. A dor de enterrar o nosso filho mais novo, que tinha apenas 19 anos na época.

Ambos fomos consumidos pela dor e pelo desespero. A mágoa ameaçava nos engolir, e o desejo de nutrir nosso relacionamento estava sendo sufocado pelo lago da tristeza. Fomos informados de que, frequentemente, as tragédias destroem casamentos, criando uma distância quase impossível de ser reparada. E pudemos sentir esse mesmo resultado se aproximado.

Esse terrível desafio, poderia servir para nos unir ainda mais. Porém, escolhemos o caminho mais difícil.

Aqui estão 5 maneiras que superamos esses desafios matrimoniais

mulher orando

Depois de 40 anos juntos, muitos se perguntam como ainda estamos tão apaixonados. Como superar todas as provações e desafios matrimoniais, contratempos e dores ao longo do caminho?

Encontrei a resposta quando decidir parar de buscar soluções para nossa confusão. Em vez disso, comecei a buscar a Deus em primeiro lugar, seguindo Seu ensinamento em Mateus 6:33. Com o rosto em terra, rendi-me a Ele e fiz Dele o centro de tudo em nosso casamento. Tornei-O a rocha que sustenta nosso relacionamento e O fiz Senhor de todas as áreas de nossas vidas juntos.

E então, a transformação começou. Mas a primeira pessoa que precisava mudar era eu. A oração e a leitura da Bíblia Sagrada se tornaram minhas principais prioridades. Convidei meu esposo a fazer o mesmo. E foi onde, nossa transformação foi acontecendo por etapas.

1. Admiti meu erro

Em primeiro lugar, reconheci e admiti onde estava errando, percebi também que nenhum ser humano, nenhum membro da família poderia me trazer verdadeira alegria, segurança ou plenitude. Então, abracei a verdade de que somente Deus poderia preencher minhas necessidades mais profundas. E reconheci que somente Ele tem vida e vida com abundância (João 10:10).

2. Reconheci Jesus como meu Senhor e Salvador

Quando a vida se tornou esmagadora e os dias trouxeram mais fardos do que eu pude suportar, Jesus sussurrou para que eu viesse até Ele. Para receber e viver a vida que Ele tem para cada um de nós. Reconheci, no meu pior momento que era somente Jesus que deveria ser meu Senhor e Salvador. Então, me acheguei à Ele, e recebi o alívio e o descanso (Mateus 11:28).

3. Permanecemos fiéis à Deus através dos nossos dízimos

Deus sorriu para nós quando decidimos permanecer fiéis em relação ao nosso dízimo. Mesmo enfrentando uma enorme dívida, permanecemos confiando e acreditando n’Ele. Mesmo quando os recursos estavam reduzidos, continuamos a entregar o dízimo conforme as instruções de Deus. Foi quando Sua promessa de encher nossos celeiros até transbordarem se tornou verdadeira (Malaquias 3:10). Isto é realmente maravilhoso.

4. Decidi perdão

Quando a infidelidade manchou nosso casamento, o perdão se tornou a escolha que lavou o ressentimento, a raiva e a amargura. Meu esposo aprendeu que o amor “não atrai” (1 Coríntios 13:5a). E eu aprendi que “o amor não guarda rancor” (1 Coríntios 13:5b).

5. Acreditamos na promessa do Senhor

E quando a devastação da perda de nosso filho ameaçou roubar nossa paz e alegria, decidimos acreditar na promessa do Senhor:

“O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido”. (Salmo 34:18)

Conclusão: Faça de Jesus, o centro do seu casamento

superando os desafios matrimoniais

A história desse casal nos ensina uma lição poderosa: o poder da fé, perdão e colocar Deus no centro do casamento. Ao longo de seus 40 anos juntos, eles enfrentaram provações, desafios matrimoniais e dores que poderiam ter culminado em um divórcio. No entanto, eles escolheram se render a Deus, buscar Sua sabedoria e seguir Seus princípios.

Aprendemos que a verdadeira fonte de alegria, segurança e plenitude não pode ser encontrada em outro ser humano, mas somente em Deus. Ao reconhecerem sua dependência Dele e permitirem que Ele guiasse seus caminhos, eles experimentaram uma transformação profunda em seu relacionamento.

A importância da oração, das Escrituras e do perdão também se destaca na história desse casal. Eles descobriram que, ao se humilharem diante de Deus e buscar Seu perdão e orientação, puderam superar as mágoas, ressentimentos e adversidades que vivenciaram em seu casamento.

Essa história nos lembra que nenhum casamento é perfeito, mas quando colocamos nossa confiança em Deus e seguimos Seus princípios, Ele pode restaurar e fortalecer nosso relacionamento. Ele oferece a graça do perdão, a sabedoria para lidar com os desafios e a capacidade de encontrar alegria mesmo no meio à dor.

Portanto, a lição principal que acompanhou com a história desse casal é que, ao colocarmos Deus no centro de nosso casamento, buscarmos Sua orientação e praticarmos o perdão, podemos construir um relacionamento sólido e duradouro, resistindo às tempestades da vida e aos desafios matrimoniais e encontrando a verdadeira felicidade juntos.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Estava me preparando pra falar sobre os desafios de hoje para o casamento…
    Me ative a esse artigo.
    Excelente…
    DEUS OS ABENÇOE!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!