11 palavras da Bíblia que todos deveriam entender

A Bíblia está repleta de linguagem bonita, e essas palavras têm a capacidade de nos apontar para a verdade e fornecer um caminho para viver melhor a vida. No entanto, existem muitas palavras que podem ser confusas para o leitor iniciante. Entender um pouco mais sobre essas 11 palavras, sem dúvida, revelará um significado mais profundo à medida estudamos a Palavra de Deus.

Vale lembrar ainda que as palavras que veremos a seguir, são muito populares entre os cristãos. Portanto, é essencial compreender o significado delas, além de nos dar uma maior compreensão da Bíblia.

1. Messias

Palavras populares da Bíblia - Messias

“A primeira coisa que André fez foi procurar seu irmão Simão e dizer-lhe: Achamos o Messias (isto é, o Cristo)” (João 1:41).

Quando André declarou Jesus como o Messias, o que exatamente ele estava comunicando? O Messias, ou Ungido, havia sido profetizado por muito tempo como um descendente do rei Davi que reinaria sobre Israel de uma maneira como ninguém jamais fez ou faria. Esse Messias viria de Deus para salvar Seu povo, conduzindo a nação à santidade e à supremacia.

Por meio dos escritos do Antigo Testamento (que era a Bíblia que André e Simão tinham na época), entendia-se que tal libertador viria, e André estava proclamando que esse Messias finalmente havia chegado! 

No entanto, Jesus realizou muito mais do que isso, concedendo-nos entrada em um reino que é maior do que todos os reinos terrenos e trazendo salvação não apenas para Israel, mas para toda a humanidade.

Messias é uma palavra hebraica, e Cristo é simplesmente uma palavra grega que significa a mesma coisa.

2. Amém

palavra comum da Bíblia - Amém

“Ao anjo da igreja em Laodicéia escreve: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o príncipe da criação de Deus” (Apocalipse 3:14).

Amém pode estar entre as palavras mais comum da Bíblia, mas muitos de nós não sabemos o que a palavra realmente significa. Muitos de nós conhecemos a palavra amém como encerramento de uma oração, e há uma razão importante pela qual terminamos as orações com a palavra amém.

Amém é uma palavra hebraica, essencialmente uma afirmação de verdade ou acordo, significando algo como “assim seja” ou “é verdade”. Quando terminamos uma oração com a palavra amém, estamos reconhecendo que acreditamos que Deus ouve nossas orações e que elas serão respondidas por ele em seu tempo. 

Quando dizemos Amém, estamos expressando que todas aquelas coisas que acabamos de pedir em oração são fundamentadas na verdade de Deus.

3. Salvação

significado da palavra salvação

“Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

No princípio, fomos criados para estar com Deus. Adão e Eva andavam com Deus no jardim do Éden e tinham um relacionamento perfeito com ele. Mas o pecado entrou no mundo, e desde então todos nós carregamos o fardo do pecado, da morte e da separação de Deus. Todos os dias podemos ver a destruição do pecado ao nosso redor. No entanto, Deus não nos abandonou!

Através de Jesus, a única pessoa que já viveu uma vida totalmente sem pecado, podemos ser salvos do pecado. Por causa de sua morte na cruz, ele tomou sobre si nossos pecados e, quando aceitamos essa salvação, podemos nascer de novo para uma vida que reconhece e se afasta de nossa natureza pecaminosa. Essa salvação é o maior presente que recebemos, e somente isso nos trará paz com Deus e com os outros.

4. Evangelho

significado da palavra evangelho na Bíblia

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mateus 24:14).

Referimo-nos a Mateus, Marcos, Lucas e João como os Quatro Evangelhos. Mas de onde vem a palavra Evangelho e o que ela realmente significa?

Evangelho significa literalmente algo como contar as boas novas de Deus. Esses livros da Bíblia que nos contam as boas novas de Cristo nos dão uma visão geral incrível da vida que Jesus viveu na terra e a esperança que sua vida continua a nos oferecer hoje.

Curiosamente, a palavra Evangelho é uma palavra inglesa que se desenvolveu ao longo do tempo e não aparece realmente nos escritos originais das Escrituras. A palavra que se traduz como Evangelho foi originalmente escrita em grego como euaggelion. Você deve reconhecer que é daí que vem nossa palavra “evangelismo”, que também significa “contar as boas novas”. 

Os escritos sobre a vida de Jesus são realmente boas novas, e é uma alegria compartilhar essas notícias diariamente como evangelistas para o mundo ao nosso redor!

5. Santificação

palavra na bíblia - santificação - significado

“Para lhes abrir os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e um lugar entre os que são santificados pela fé em mim” (Atos 26:18).

O que significa ser santificado pela fé? A palavra santificação vem da palavra latina sanctus, que significa santo. Portanto, ser santificado é ser santo.

Então, como isso é diferente da salvação? A salvação é a mudança que acontece no momento em que recebemos a Cristo como salvador, e o Espírito Santo começa a habitar em nós. A santificação é diferente porque é um processo ao longo da vida de ser santificado, tornando-se cada dia mais semelhante a Cristo. 

Quando somos salvos, recebemos sua santidade dentro de nós, mas isso não é o fim das coisas! Por meio da oração, das Escrituras e do discipulado, somos cada vez mais feitos à sua imagem. 

O dom da graça de Deus não é simplesmente um evento único, mas um processo diário de tomar nossa cruz e seguir a Jesus.

6. Propiciação

entendendo as palavras da bíblia - Propiciação

“Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo” (1 João 2:2).

Propiciação é uma palavra única que realmente não ouvimos muito fora da Bíblia. No entanto, não podemos ignorar sua importância. Nos primeiros capítulos do Gênesis, a humanidade experimenta o mal do pecado. Por causa de nossa natureza pecaminosa (todos nascemos pecadores), merecemos essa ira. É aqui que entra a propiciação.

Em algumas traduções, lê-se “expiação”, e ambas as palavras fazem referência ao fato de que, ao sofrer na cruz, Jesus levou todos os nossos pecados sobre si de uma vez por todas. 

A ira de Deus sobre o pecado é consumada por meio de Jesus, de modo que agora podemos ser limpos aos olhos de Deus. Não fazemos nada para merecer essa propiciação, mas podemos recebê-la simplesmente por causa de quem Jesus é e do que Ele fez.

7. Ressurreição

Ressurreição - palavra na bíblia

“Jesus disse-lhe: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João 11:25).

Há uma coisa que todos temos em comum: não importa o que façamos na vida, todos morreremos. Este é o único final do qual nenhum de nós escapa. No entanto, a morte não precisa ser o fim da história.

Depois que Jesus foi crucificado, seu corpo morto foi colocado na tumba. O que aconteceu a seguir mudaria para sempre a história. Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou dos mortos! 

ressurreição de Jesus está muito acima de qualquer outro evento como o mais importante em toda a história humana. Sua ressurreição é o único evento em que encontramos esperança, força, paz e coragem para continuar caminhando em direção a Cristo em um mundo caído. 

E por causa da ressurreição, temos esperança de que a morte não é o fim, e também um dia seremos ressuscitados para a viver eternamente com Cristo.

8. Temor

Temor - palavra para entender o que significa na Bíblia

“O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento, mas os tolos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1:7).

Esta palavra pode ser confusa para muitos. Deus é um amigo mais chegado que um irmão que somos convidados a conhecer, ou é alguém de quem devemos ter medo? O temor do Senhor que leva à sabedoria é um profundo respeito, admiração e reverência por quem ele é e como ele nos leva a viver. 

Aquele que diz que acredita em Deus, mas não faz nada para mostrar reverência ou respeito pelos ensinamentos que Deus deu, necessita desesperadamente de temê-lo.

Tememos a Deus porque ele é insondável para nós; o criador do espaço, tempo e matéria, que tem o universo em suas mãos. No entanto, ele escolheu tornar-se como um de nós, andando entre nós, ensinando-nos e continuando a habitar entre nós por meio do Espírito Santo. 

O temor não significa que ele é assustador, mas sim que seus caminhos são corretos e ele escolheu nos mostrar amor, graça e misericórdia em vez de destruição.

9. Aliança

aliança ou pacto na bíblia

“Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós” (Lucas 22:20).

Entendemos por aliança como um contrato juridicamente vinculativo. Ela não pode ser quebrada sem consequências terríveis, portanto, quando Deus inicia uma aliança, podemos ter certeza de que ela é segura. 

Existem várias alianças importantes registradas na Bíblia, e é importante entender que nosso relacionamento com Deus é construído inteiramente sobre essas alianças.

Confiar que encontramos a salvação por meio de Jesus e não de nossas próprias obras (Efésios 2:8-9) é uma grande verdade. Temos certeza de que a Palavra de Deus sobre isso é certamente verdadeira e confiável, com base no fato de que faz parte da aliança de Deus com a humanidade. 

A aliança que Jesus fez por meio da Última Ceia foi confirmada por meio de sua crucificação e ressurreição, o que valida sua veracidade. Sua aliança é inquebrável e nela encontramos paz e segurança.

10. Selá

o que significa selá nos salmos

“A salvação pertence ao SENHOR; a tua bênção esteja com o teu povo! Selá” (Salmos 3:8).

A palavra Selá é encontrada espalhada por todos os Salmos, e não temos certeza absoluta do que ela significa. Independentemente disso, seu papel proeminente nas Escrituras significa que certamente tem alguma importância e merece nossa atenção.

Uma vez que se encontra no final das linhas poéticas, muitos comentaristas pensam que Sela quer dizer “fazer uma pausa” ou “refletir”. Poderia ser um pedido para o leitor ou ouvinte fazer uma pausa e pensar sobre o que acabou de ser dito, ou poderia ser um espaço para as vozes pausarem e para os instrumentos tocarem sozinhos.

Em última análise, Sela é uma bela palavra que nos lembra de parar e refletir sobre Cristo, em quem encontramos todo tesouro e conhecimento. 

Não podemos esperar realmente entender tudo o que Deus é e tudo o que Cristo faz por nós diariamente. Sabendo disso, é apropriado que esta bela palavra Sela seja, como nossa fé, um pouco além de nossa compreensão total.

11. Aleluia

aleluia na bíblia

Quase todos os cristãos sabem como pronunciar essa palavra, embora a palavra não seja portuguesa, mas alguns cristãos podem não conhecer as nuances de significado que a palavra pode evocar. 

Embora Aleluia seja escrito como uma palavra, seu original hebraico vem de duas palavras, que (tanto as palavras quanto os conceitos) se fundiram em um. A primeira metade da palavra, do verbo hillel, significa louvar, e se usa centenas de vezes na Bíblia

Claramente, uma tradução simples de Aleluia é “Louvado seja o Senhor”. No entanto, as coisas relacionadas à linguagem bíblica às vezes são mais intrigantes do que parecem ser na superfície. 

Aleluia é mais comumente experimentado como um comando litúrgico, como um prelúdio de algo maravilhoso (e isso é deliberado em relação à palavra), mas também deve ser aceito em modo melancólico, quase de fato como um canto fúnebre.

Aleluia não só glorifica, mas convida para louvar a Deus! É como se você estive glorificando a Deus e dizendo: “Vamos! Glorifique também!”

Compreender essas palavras pode mudar a forma como estudamos a Bíblia e, esperançosamente, nos levará a um relacionamento mais profundo com esse Deus que tanto nos ama.

Se gostou, então leia também: Como interpretar a Bíblia de forma correta: 7 Princípios

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo