Passeio escolar revela descoberta incrível de 3.500 anos!

O selo escaravelho é um talismã com a forma de um besouro de esterco, considerado sagrado pelos antigos egípcios

Uma emocionante excursão escolar revelou uma descoberta arqueológica incrível, remontando a cerca de 3.500 anos. A professora Hanna Spitzer, da Escola Alumim em Efrat, levou seus alunos para um passeio em Tel Azekah, um local histórico associado à famosa história bíblica de Davi e Golias. Embora Hanna tenha mencionado aos alunos que encontrariam muitos artefatos antigos no local, ela não esperava que eles fizessem uma descoberta tão notável.

Durante a visita, as crianças ficaram entusiasmadas e começaram a recolher objetos e pedras que pareciam ser antiguidades. No entanto, duas das crianças se atrasaram, e quando Hanna foi investigar o motivo, uma delas, Amalia Riverkin, mostrou-lhe uma pequena pedra que parecia uma conta.

Intrigada, Hanna, que possuía um mestrado em arte judaica, percebeu que não era apenas uma pedra comum. Ao examiná-la de perto, ela notou linhas incisas e escrita egípcia antiga, revelando que aquilo que segurava em suas mãos tinha milhares de anos de idade.

Hanna explicou a Amalia a importância da descoberta e que ela não poderia levar o objeto para casa. Em vez disso, decidiram entregá-lo às autoridades arqueológicas para uma análise adequada.

Hanna enviou uma foto do achado para sua prima, uma estudante de Orientalismo, que confirmou que se tratava de um selo escaravelho. Seguindo os conselhos da prima, Hanna entrou em contato com a Autoridade de Antiguidades de Israel para relatar a descoberta.

No dia seguinte, Omer Shalev, diretor do Centro Educacional de Jerusalém na Autoridade de Antiguidades de Israel, visitou a escola para agradecer a Amalia por sua descoberta única. Amalia recebeu um Certificado de Apreciação, e toda a turma participou de uma palestra sobre o objeto encontrado.

descoberta arqueológica de selo egipcio

O que era este selo?

O selo escaravelho é um talismã com a forma de um besouro de esterco, considerado sagrado pelos antigos egípcios. Ele simboliza a criação de uma nova vida, uma vez que o besouro deposita seus ovos em uma bola de esterco, da qual novas criaturas emergem. Os amuletos de escaravelho encontrados em Israel são evidências da influência egípcia na região, datando de aproximadamente 3.500 anos atrás.

A Dra. Liora Freud, coordenadora das escavações arqueológicas em Tel Azekah e pesquisadora do Instituto de Arqueologia Sonia e Marco Nadler da Universidade de Tel Aviv, enfatizou a importância do selo escaravelho encontrado.

Ela explicou que o artefato pertencia ao período do Novo Reino Egípcio e continha o nome do deus sol Amon-Ra, uma das divindades mais importantes do Egito naquela época. A descoberta se juntará a outros achados do local, ajudando a criar uma imagem mais completa daquele período histórico.

A Autoridade de Antiguidades de Israel destaca a importância de relatar descobertas arqueológcas, como a encontrada pela turma de Hanna, ressaltando que muitas pessoas possuem antiguidades em suas casas sem saber que são consideradas tesouros históricos e, portanto, devem ser reportadas por lei.

Se gostou, então veja mais em arqueologia bíblica:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo