Quais são as chaves do reino que Jesus deu a Pedro?

Mateus 16:17-20 é a única vez que a Bíblia menciona as chaves do reino. Primeiro, Jesus perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens que eu sou?” Eles responderam que alguns dizem que ele é João Batista. Alguns dizem que ele é Elias, Jeremias ou um dos profetas. Então, Jesus perguntou: “Mas vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.

Pela Bíblia, podemos dizer que Jesus ficou satisfeito com a resposta de Simão Pedro, assim como um professor ficaria satisfeito com a resposta correta de um aluno. Então Jesus lhe disse:

“Bendito és tu, Simão Barjona, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai que está nos céus. E eu também te digo; Que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus; e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus” (Mateus 16:17-19).

A Bíblia de Estudo KJV observa que é aqui que temos a primeira menção da igreja. Jesus também reconhece que o entendimento de Pedro se deve à revelação de Deus. 

Visto que Jesus ficou tão satisfeito com a resposta de Simão Pedro, ele o instruiu sobre o estabelecimento da igreja e como o inferno não teria poder contra ela. 

Muitos teólogos dizem que Jesus atribuiu um alto status a Pedro na igreja.

Mas por que Jesus mudou o nome de Simão para Pedro?

Antes de mais nada, era comum Deus mudar os nomes das pessoas. Jesus não é diferente. 

Normalmente, a mudança de nomes vinha com Deus designando uma nova tarefa ou em uma aliança com alguém. 

Abrão e Sarai tornam-se Abraão e Sara em Gênesis 17. Aqui Deus fez uma aliança com Abraão, dizendo que ele seria pai de muitas nações. 

O nome de Jacó foi mudado para Israel em Gênesis 32:28. Deus disse a Jacó que, como príncipe, ele tinha poder com Deus e com os homens, e havia prevalecido. Isso foi depois que Jacó lutou com um anjo e não o deixou ir até que ele o abençoasse.

Espiritualmente, nossos nomes são mudados quando nos tornamos cristãos nascidos de novo. Não somos mais pecadores, mas cristãos. 

Muitas vezes, as pessoas vão lembrá-lo de quem você costumava ser. Mas você os lembra de quem você é agora. 

A Bíblia diz que aquele que está em Cristo é uma nova criatura. As coisas velhas já passaram, e eis que todas as coisas são novas (2 Coríntios 5:17).

Vemos pela primeira vez Simão chamado Pedro em Mateus 4:18. Ele era pescador antes de começar a seguir Jesus. Seu irmão André também estava ao lado dele quando encontraram o Mestre. Jesus lhes disse que o seguissem, e ele os faria pescadores de homens. 

Quando Simão Pedro dá a Jesus uma resposta correta sobre quem ele é, Jesus então o chama de Pedro (Mateus 16:18). Ele lhe diz: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja”. Jesus o renomeia de Pedro quando o comissiona a estabelecer igrejas e lhe entrega as chaves do reino.

A visão do catolicismo sobre Chaves do Reino

O catolicismo romano ensina que Jesus estabeleceu uma hierarquia na igreja ao entregar a São Pedro as chaves do reino. As chaves simbolizam a autoridade papal e aparecem no brasão papal. De acordo com o catolicismo, Jesus confiou o poder de ligar e desligar a Pedro. 

O poder das chaves simboliza a autoridade para governar a casa de Deus. Poder para ligar e desligar significa autoridade para perdoar pecados, pronunciar julgamentos doutrinários e tomar medidas disciplinares na igreja.

Se você concorda com essa visão da passagem, você pode ver que a passagem enfatiza que as igrejas devem ser construídas sobre uma base firme. Isso garantirá que as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 

A Bíblia menciona Chaves do Reino em outro lugar?

Não encontrei menções específicas de “chaves do reino” em nenhum outro lugar da Bíblia. Eu vejo outras menções na Bíblia de “tudo o que você ligar na terra será ligado no céu e tudo o que você desligar na terra será desligado no céu” em Mateus 18:18, bem como em Mateus 16:19.

É seguro presumir que, quando você for salvo, terá acesso ao reino dos céus. Você tem poder e autoridade contra o diabo se quiser. Algumas pessoas parecem não querer andar no poder e autoridade que Deus lhes deu. 1 Timóteo 1:7 diz: “Deus não nos deu o espírito de medo; mas de poder, e de amor, e uma mente sã.”

Você tem que orar, ler a Palavra e estar em comunhão com o Espírito Santo. Você não pode simplesmente ler algumas Escrituras por mês e esperar ser equipado.

Quando você ora em línguas, Deus está indo além do que você conhece. Ele também pode fazer com que você interceda pelos outros. 

Espírito Santo conhece a causa raiz das coisas e como interceder pelos resultados. Ele está até cuidando das coisas que você não pediu, mas precisa ser cuidada. Você só não sabe ainda. Romanos 8:26 declara:

“Assim também o Espírito ajudou as nossas fraquezas, porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

Qual foi o papel de Pedro na Igreja?

Os teólogos dizem que Pedro era o líder entre os doze discípulos. Em Mateus 10, ele é o primeiro mencionado. Jesus deu-lhes o poder de expulsar espíritos imundos e curar todo tipo de doença e enfermidade. 

Os discípulos deveriam pregar às ovelhas perdidas de Israel e declarar que o reino dos céus estava próximo. Ele os instruiu a curar os enfermos, purificar os leprosos, ressuscitar os mortos e expulsar demônios. Leia o capítulo dez de Mateus para todas as instruções que Jesus forneceu sobre como eles se comportariam.

Pedro e alguns outros discípulos também testemunharam as interações de Jesus com Moisés e Elias (Lucas 9:30), onde Deus falou de uma nuvem: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; ouvi-o” (Mateus 17:5).

Depois que Jesus subiu ao céu, Pedro estava no cenáculo no dia de Pentecostes. Quando eles foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, ele assegurou à multidão que eles não estavam bêbados (Atos 2). 

Pedro os lembrou das palavras de Joel de que Deus derramaria Seu Espírito sobre toda a carne nos últimos dias. Filhos e filhas profetizariam, jovens teriam visões e velhos sonhariam sonhos (Jl 2:28). Então Pedro foi rápido em assumir uma posição de liderança na igreja.

Há evidências de seu ministério em toda a Escritura. Pedro foi para os samaritanos, Lida e a costa do Mediterrâneo. Ele também foi o discípulo que introduziu os gentios na igreja. E por fim, ele foi preso pelo rei Herodes e acabou sendo martirizado.

Botão Voltar ao topo