Qual é o significado da Glória Shekinah?
A Glória Shekinah é uma manifestação visível de Deus na terra, cuja presença é retratada através de uma ocorrência natural.
A palavra shekinah é um nome hebraico que significa “habitação” ou “aquele que habita”. Já a Glória Shekinah, significa “Ele fez habitar”, referindo-se à presença divina de Deus.
A palavra Shekinah não está na Bíblia, mas a descrição está
Nos manuscritos hebraicos e aramaicos clássicos do Antigo e do Novo Testamento, a palavra Shekinah não é realmente encontrada. Foi introduzido pela primeira vez por rabinos judeus através de targums e literatura, no período entre a conclusão do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento.
A etimologia de “Shekinah” vem da palavra hebraica shākan, que significa “residir ou ficar permanentemente”.
Os rabinos usaram o termo Shekinah para descrever o seguinte para o povo judeu:
– A presença de Deus entre Seu povo (Êxodo 19:16-18; Êxodo 40:34-38; I Reis 6:13)
– A glória de Deus habitando no Templo (2 Crônicas 7:1)
– Como Deus habita na montanha (Salmos 68.16-18; Joel 3:17)
Como a Glória Shekinah é descrita na Bíblia?
A presença divina de Deus na terra é descrita através do seguinte:
– Comparada como uma nuvem (Êxodo 24:16-18; Êxodo 33:9; 1 Reis 8:10-13)
– Como uma coluna de fumaça e fogo (Êxodo 13:21-22)
– Como fogo e sarça ardente (Zacarias 2:5 ; Êxodo 3:2)
Onde a Glória Shekinah é mencionada pela primeira vez na Bíblia?
O primeiro relato bíblico da Glória Shekinah é registrado no Livro do Êxodo, depois que os israelitas haviam deixado o Egito. Deus apareceu a eles como uma coluna de nuvem e fogo enquanto eles estavam acampados em Etã.
“E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” (Êxodo 13:21-22)
Por que Deus não aparece como humano no Antigo Testamento?
Quando Moisés armou sua tenda fora do acampamento israelita no deserto para se reunir com Deus, este último falou com Moisés face a face, através de uma nuvem, como se estivesse falando com um amigo (Êxodo 33:11).
No entanto, quando Moisés pediu para ver a face de Deus, Ele negou o pedido de Moisés, afirmando:
“Você não pode ver a minha face, porque ninguém pode me ver e viver.” (Êxodo 33:20)
A glória de Deus era grande demais para os olhos humanos contemplarem e sobreviverem.
Em vez disso, Deus permitiu que Moisés ficasse em uma fenda de uma rocha e visse as costas de Deus, depois que Ele passasse (Êxodo 33:21-23).
A que mais a Glória Shekinah se refere?
A santa manifestação de Deus não é apenas retratada através da Glória Shekinah, mas também envolve a prática de honrar e louvar a Deus exemplificando Sua glória.
“Anunciem sua glória entre as nações, suas maravilhas entre todos os povos.” (1 Crônicas 16:24)
“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandeça a luz”, é quem fez brilhar a sua luz em nossos corações, para nos iluminar o conhecimento da glória de Deus, manifestada na face de Cristo.” (2 Coríntios 4:6)
Exemplos de Glória Shekinah no Novo Testamento
“Um anjo do Senhor apareceu a eles, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles, e eles ficaram apavorados.” (Lucas 2:9)
“E todos nós, que com o rosto descoberto contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18)
“E ouvi uma voz alta do trono dizendo: “Veja! A morada de Deus está agora entre o povo, e ele habitará com eles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus”. (Apocalipse 21:3)
No Novo Testamento, Jesus é a manifestação da Glória Shekinah
O ministério de Jesus é o encontro final da Glória Shekinah que Deus já teve com o homem na terra.
“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;” (Colossenses 2:9-10)
Além disso, Jesus foi feito para ser Deus e homem em uma pessoa, a fim de agir como nosso Sumo Sacerdote, para que Ele pudesse ser a personificação da redenção de nossos pecados.
“Por esta razão, ele teve que ser feito como eles, totalmente humano em todos os sentidos, a fim de se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel no serviço de Deus, e para fazer expiação pelos pecados do povo”. (Hebreus 2:17)
Podemos experimentar a Glória Shekinah hoje?
A separação do homem de Deus foi redimida quando Jesus pagou o preço da fiança por nossos pecados, com Seu sangue na Cruz do Calvário.
Após Sua morte, o véu que separava o Santo dos Santos no Templo foi rasgado, portanto, podemos permanecer eternamente na presença de Deus por meio de uma nova aliança, com o Espírito Santo residindo em nós.
Autor: Madeline Twooney