Qual é o significado da Glória Shekinah?

Shekinah é uma palavra com raiz hebraica que significa “habitação” ou “aquele que habita”. 

A Glória Shekinah é uma manifestação visível de Deus na terra, cuja presença é retratada através de uma ocorrência natural. 

Significado da palavra Shekinah?

A palavra shekinah é um nome hebraico que significa “habitação” ou “aquele que habita”. 

Já a Glória Shekinah, significa “Ele fez habitar, referindo-se à presença divina de Deus.

A palavra Shekinah não está na Bíblia, mas a descrição está

Nos manuscritos hebraicos e aramaicos clássicos do Antigo e do Novo Testamento, a palavra Shekinah não aparece. Foi introduzido pela primeira vez por rabinos judeus através de targums e literatura, no período entre a conclusão do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento.

A etimologia de Shekinah vem da palavra hebraica shākanque significa “residir ou ficar permanentemente”.

Os rabinos usaram o termo Shekinah para descrever o seguinte para o povo judeu:

1. A Presença de Deus Entre Seu Povo:

Êxodo 19:16-18:

“Ao terceiro dia, pela manhã, ao sonido de trovões e relâmpagos, e com uma nuvem espessa sobre o monte, e um sonido de trombeta muito forte, estremeceu todo o povo que estava no arraial. E Moisés tirou o povo do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte. Todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e o seu fumo subia como o fumo de uma fornalha; e todo o monte tremia grandemente.”

Êxodo 40:34-38:

“Então a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do Senhor encheu o tabernáculo. E Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porque a nuvem pousava sobre ela, e a glória do Senhor enchia o tabernáculo. E, quando a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, os filhos de Israel caminhavam em todas as suas jornadas; mas, se a nuvem não se levantava, então não caminhavam, até ao dia em que se levantava. Porque a nuvem do Senhor estava sobre o tabernáculo de dia, e de noite havia fogo sobre ele, à vista de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.”

1 Reis 6:13:

“E habitarei no meio dos filhos de Israel e lhes serei Deus; e eles saberão que eu sou o Senhor seu Deus, que os tirei da terra do Egito, para habitar no meio deles; eu sou o Senhor seu Deus.”

2. A Glória de Deus Habitando no Templo:

2 Crônicas 7:1:

“E sucedeu que, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do Senhor encheu a casa. E os sacerdotes não podiam entrar na casa do Senhor, porque a glória do Senhor enchia a casa do Senhor. E todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, prostraram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.”

3. Como Deus Habita na Montanha:

Salmos 68.16-18:

“Por que saltais, ó montes elevados? Este é o monte que Deus desejou para sua habitação; sim, o Senhor habitará nele para sempre. Os carros de Deus são vinte mil, milhares de milhares; o Senhor está entre eles no Sinai, em santidade.”

Joel 3:17:

“E sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, meu santo monte; e Jerusalém será santa, e estranhos não passarão mais por ela.”

Como a Glória Shekinah é descrita na Bíblia?

A gloriosa presença divina de Deus na terra está descrita da seguinte forma:

1. Comparada como uma nuvem:

Êxodo 24:16-18 (NVI):

“A glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias. No sétimo dia, o Senhor chamou Moisés de dentro da nuvem. Para os israelitas, a glória do Senhor parecia um fogo consumidor no alto da montanha. Moisés entrou na nuvem e subiu ao monte. Esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.”

Êxodo 33:9 (NVI):

“Quando Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem descia e permanecia à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés.”

1 Reis 8:10-13 (NVI):

“Quando os sacerdotes saíram do lugar santíssimo, uma nuvem encheu o templo do Senhor, de modo que os sacerdotes não puderam continuar o serviço religioso por causa da nuvem; pois a glória do Senhor encheu o templo do Senhor. Então Salomão disse: ‘O Senhor declarou que habitaria em trevas. Eu construí um palácio majestoso para ti, um lugar para a tua morada para sempre’.”

2. Como uma coluna de fumaça e fogo:

Êxodo 13:21-22 (NVI):

“O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem para guiá-los pelo caminho, e durante a noite, numa coluna de fogo para iluminá-los, a fim de que pudessem viajar de dia e de noite. Nunca deixou de guiar a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite, diante do povo.”

3. Como fogo e sarça ardente:

No versículo de Zacarias 2:5, Shekinah:

“E eu mesmo serei um muro de fogo ao redor dela’, declara o Senhor, ‘e serei a sua glória dentro dela’.”

Êxodo 3:2 (NVI):

“Ali o Anjo do Senhor apareceu a ele numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, ela não se consumia.”

Onde a Glória Shekinah aparece pela primeira vez na Bíblia?

O primeiro relato bíblico da Glória Shekinah está registrado no Livro do Êxodo, depois que os israelitas haviam deixado o Egito. Deus apareceu a eles como uma coluna de nuvem e fogo enquanto eles estavam acampados em Etã.

“E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.” (Êxodo 13:21-22)

Por que Deus não aparece como humano no Antigo Testamento?

Quando Moisés armou sua tenda fora do acampamento israelita no deserto para se reunir com Deus, este último falou com Moisés face a face, através de uma nuvem, como se estivesse falando com um amigo (Êxodo 33:11).

No entanto, quando Moisés pediu para ver a face de Deus, Ele negou o pedido de Moisés, afirmando: 

Você não pode ver a minha face, porque ninguém pode me ver e viver.” (Êxodo 33:20) 

A glória de Deus era grande demais para os olhos humanos contemplarem e sobreviverem.

Em vez disso, Deus permitiu que Moisés ficasse em uma fenda de uma rocha e visse as costas de Deus, depois que Ele passasse (Êxodo 33:21-23).

A que mais a Glória Shekinah se refere?

A santa manifestação de Deus não é apenas retratada através da Glória Shekinah, mas também envolve a prática de honrar e louvar a Deus exemplificando Sua glória.

“Anunciem sua glória entre as nações, suas maravilhas entre todos os povos.” (1 Crônicas 16:24)

“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandeça a luz”, é quem fez brilhar a sua luz em nossos corações, para nos iluminar o conhecimento da glória de Deus, manifestada na face de Cristo.” (2 Coríntios 4:6)

Exemplos de Glória Shekinah no Novo Testamento

“Um anjo do Senhor apareceu a eles, e a glória do Senhor brilhou ao redor deles, e eles ficaram apavorados.” (Lucas 2:9)

“E todos nós, que com o rosto descoberto contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito.” (2 Coríntios 3:18)

“E ouvi uma voz alta do trono dizendo: “Veja! A morada de Deus está agora entre o povo, e ele habitará com eles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus”. (Apocalipse 21:3)

No Novo Testamento, Jesus é a manifestação da Glória Shekinah

O ministério de Jesus é o encontro final da Glória Shekinah que Deus já teve com o homem na terra.

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade;” (Colossenses 2:9-10)

Além disso, Jesus se fez Deus e homem em uma pessoa, a fim de agir como nosso Sumo Sacerdote, para que Ele pudesse ser a personificação da redenção de nossos pecados.

Por esta razão, ele teve que ser feito como eles, totalmente humano em todos os sentidos, a fim de se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel no serviço de Deus, e para fazer expiação pelos pecados do povo”. (Hebreus 2:17)

Podemos experimentar a Glória Shekinah hoje?

A separação entre o homem e Deus foi redimida quando Jesus pagou o preço pelos nossos pecados com Seu sangue na cruz do Calvário.

Após Sua morte, o véu que separava o Santo dos Santos no Templo rasgou-se, permitindo que permaneçamos eternamente na presença de Deus por meio de uma nova aliança, com o Espírito Santo residindo em nós.

Se você canta “Derrama Tua Shekinah”, então significa que você está dizendo “Derrama Tua Presença Gloriosa”.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo