Quem foi Hulda na Bíblia? Virtudes da Profetisa que mudou a história de uma nação

Apesar de aparecer apenas uma vez em um período de apostasia nacional, a profetisa Hulda desempenhou um papel muito importante na história de seu povo. Demonstrando que era mulher temente a Deus, de grande influência para o seu povo, digna de confiança pela sua compreensão na Lei do Senhor.

Embora o rei pudesse ter consultado os profetas que estavam em exercício naquele período, ele prefere consultar uma mulher. Isto nos mostra que a profetisa Hulda, havia colocado seus dons espirituais à disposição do Senhor, sendo obediente e fiel ao transmitir a Palavra de Deus ao seu povo.

Sendo assim, vamos nos aprofundar um pouquinho mais na história da profetisa Hulda e assim, aprendermos algumas lições e virtudes com essa grande mulher, a profetisa Hulda.

Quem foi Hulda na Bíblia?

Hulda foi uma profetisa muito bem vista na história bíblica, ela foi esposa de Salum, filho de Tocate ou Ticvá, filho de Harás, cuja função que seu esposo desempenhava era ser guarda da roupa do rei. Hulda habitava na cidade baixa de Jerusalém.

Embora Hulda, foi mencionada apenas duas vezes no Antigo Testamento, sua história pode ser considerada valiosa e nos ensina grandes lições.

Aonde encontramos na Bíblia a história de Hulda? 

A história da profetisa Hulda, é encontrada duas vezes na Bíblia. 

“Então Hilquias, e os enviados do rei, foram ter com a profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Tocate, filho de Harás, guarda das vestimentas (e habitava ela em Jerusalém na segunda parte); e falaram-lhe a esse respeito.” (2 Crônicas 34:22)

“Então foi o sacerdote Hilquias, e Aicão, Acbor, Safã e Asaías à profetisa Hulda, mulher de Salum, filho de Ticvá, o filho de Harás, o guarda das vestiduras (e ela habitava em Jerusalém, na segunda parte), e lhe falaram.” (2 Reis 22:14)

História da Profetisa Hulda

A história da profetisa Hulda, aparece no período do reinado do Rei Josias. A história nos conta que Josias começou a reinar com apenas oito anos de idade, ele foi um rei que honrou a Lei do Senhor e andou pelos caminhos retos diante de Deus.

Quando Josias começou a reinar, ele iniciou uma reforma em Israel. As nações de Judá e de Jerusalém, estavam corrompidas, elas tinham se desviado completamente dos caminhos do Senhor, adorando e servindo a outros deuses, construindo altares e cometendo todo tipo de abominação.

Ao longo de seu reinado, ele promoveu a reconstrução do Templo do Senhor, encontrando assim em um lugar secreto, o Livro da Lei escrito por Moisés, oitocentos anos antes.

Quando o Rei Josias encontra o Livro da Lei, ele começou a ler e percebeu quão longe estavam do Senhor. Ele se humilhou diante do Senhor, e enviou cinco homens para visitar a profetisa Hulda, para assim saber o que estava no coração de Deus, e o que estava para acontecer com o povo.

Foi nesse ínterim que Hulda aparece como profetisa do Senhor, cuja mensagem que Hulda entrega era de advertência e condenação, o povo não seria livre da condenação e do Juízo de Deus.

Hulda profetizou ao rei que a nação de Judá seria completamente consumida, sem misericórdia, porém, não seria nos dias de seu reinado, pois o Senhor havia contemplado o arrependimento e a vontade que o rei tinha de buscar ao Senhor e fazer a Sua vontade.

Por que Hulda foi importante na Bíblia?

A história de Hulda é importante porque fornece encorajamento para as mulheres, especialmente as mulheres que estão lutando para desenvolver seu seu chamado ou um propósito ministerial. 

Quais as virtudes e características de Hulda, a profetisa?

Hulda foi uma mulher fiel a palavra do Senhor, ela não ocultou uma verdade tão doída, da qual o povo não escaparia.

O Rei encontrou em Hulda algumas virtudes e características especiais, pois o fato dele não consultar Jeremias ou Sofonias, os dois profetas que estavam atuando nesta época, nos fazem mergulhar mais a fundo para descobrirmos quais são elas.

1.Hulda era uma profetisa

“Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.” Amós 3:7)

Sabemos que um profeta tem a função de receber a mensagem de Deus e entregá-la ao povo. No antigo testamento, nós vemos a importância e a responsabilidade de um profeta do Senhor. Cujo precisava ser fiel e verdadeiro na mensagem entregue ao povo.

Hulda tinha essa virtude, ela era alguém que servia ao Senhor, tinha conhecimento da Lei do Senhor e não temeu em entregar a dura mensagem. Sendo fiel e verdadeira, reconhecendo que a mensagem era do Senhor.

2. Hulda era uma serva de Deus

“Não havendo profecia, o povo perece; porém o que guarda a lei, esse é bem-aventurado.” (Provérbios 29;18)

Hulda servia ao Senhor, com o Dom a qual o Senhor Deus havia lhe concedido e confiado. Sem algum mérito, ela servia ao Senhor com alegria, pois sabia da importância de entregar a mensagem recebida pelo Senhor, ao povo.

3. Hulda tinha intimidade com Deus

Hulda só poderia ser uma profetisa do Senhor, se tivesse um relacionamento íntimo com Deus.

Pois quando Deus se revela a alguma pessoa de maneira certa e específica, na maioria das vezes, essa pessoa tem um relacionamento muito próximo com Deus.

Essa é a única maneira pela qual podemos ouvir a voz de Deus regularmente e é assim que podemos saber que é Deus quem está falando verdadeiramente.

Na verdade, Deus pode nos revelar coisas que não revelará a mais ninguém.

A mensagem que Hulda entregou só pode ter vindo diretamente do céu, pois como ela profetizou aconteceu.

4. Hulda era uma mulher de Deus

Hulda profetizou em uma época em que dois outros profetas poderosos também tinham seu ministério.

Jeremias e Sofonias estavam por perto, porém, o rei não mandou chamá-los. 

Ao contrário de Hulda, esses dois profetas têm livros inteiros do Antigo Testamento dedicados ao seu ministério.

Analisando isso, podemos concluir que Hulda era realmente uma de Deus. O Rei sem dúvida, tinha confiança em suas palavras, devido ao seu testemunho.

5. Hulda era ousada e corajosa

A mensagem que Hulda tinha para proclamar não era fácil. Era uma mensagem de julgamento e destruição. Porém, ela estava confiante e destemida em entregá-lo.

Houve momentos na história de Israel em que os profetas foram ignorados e até mesmo executados pela mensagem desagradável que entregaram.

Jeremias, por exemplo, não teve uma boa experiência, quando profetizou em um certo tempo, ele foi jogado em uma cisterna.

Porém, quando olhamos para Hulda encontramos uma mulher ousada e de grande confiança, ela entregou a mensagem sem medo e com toda autoridade recebida do Senhor.

Nem sempre é fácil ouvir a verdade que Deus tem para nossas vidas. Porém, é necessário estar pronto para ouvir e obedecer. Também disposta a entregar tudo aquilo que o Senhor quer que entregamos.

Conclusão sobre quem foi Hulda na Bíblia

Hulda, a profetisa pode não ter um livro inteiro dedicado à ela, nem mesmo uma história detalhada de toda a sua vida e ministério, porém, as virtudes dessa mulher nos deixam impactadas.

Ela servia ao Senhor de toda a sua alma, com dedicação plena, sendo verdadeira em suas palavras.

Embora, ainda em nossos dias, pode haver algum tipo de preconceito em relação ao ministério feminino, o exemplo da profetisa Hulda, nos ensina a sermos corajosas e ousadas, desenvolvendo o nosso chamado.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo