10 Dicas para manter um bom relacionamento entre nora e sogra

O Conflito nos relacionamentos entre sogra e Nora é, com certeza, um dos mais antigos e insolúveis da história humana. Mas quando olhamos para a Bíblia Sagrada, vemos o exemplo lindo de uma bom relacionamento entre Uma Nora e sua Sogra, exemplo este de Noemi e Rute.

Você como uma mulher cristã sábia, pode e deve fugir desses conflitos, tornando o seu relacionamento com sua sogra não apenas agradável, mas uma benção para a sua vida e da sua família. Portanto, separamos 10 Dicas para Manter um Bom Relacionamento entre Nora e Sogra.

Essas são, portanto, as 10 Dicas para manter um Bom Relacionamento entre Nora e Sogra:

1. Entenda e Aceite as Diferenças

Você foi criada de uma maneira, a sua sogra, possivelmente, de outra maneira diferente. Usos, costumes, regras e princípios diferentes podem gerar conflitos se não tiver tolerância.

PUBLICIDADE

Não permita que que essas diferenças a afaste da família do seu esposo. Pois todas elas deveriam ter sido vistas antes de você se casar com ele.

Procure ver o que é bom na família dele e adapte-se a eles; as práticas que forem antagônicas aos seus princípios de vida, você tem direito de rejeitá-las, mas educadamente.

2. Mantenha o Diálogo aberto com sua Sogra

Quando existem confrontações de ideias e de costumes, principalmente na questão da educação dos filhos, é possível estabelecer limites para assim, manterem uma boa relação entre você e sua sogra.

Converse com seu esposo e, juntos, de maneira educada, vocês poderão conversar com a mãe dele explicando-lhes os princípios adotados por vocês.

Deixe-a informada das regras do seu lar, uma boa conversa, conduzida de maneira gentil, produz muito melhores resultados do que uma acalorada argumentação.

3. Exercite a Paciência

Não adianta entrar em conflito por pouca coisa; o importante é que a Paz e a harmonia da família estejam acima de qualquer outro bem que possamos desejar.

Se a sua sogra errar contra você, procure contar até 10, 100, 1000, se necessário for, é preferível perder neste conflito, mas manter um bom relacionamento com sua sogra.

4. Não estabeleça uma Competição

Quando os conflitos acontecem, é comum que a mulher, na intenção de se livrar do incômodo, force o seu marido a entrar na briga contra a sua própria mãe.

“Ou Ela, ou Eu”, é uma condição que nunca deve se impor ao seu esposo, pois ele ama a sua mãe e terá dificuldades em conviver com alguém que não goste dela.

Um procedimento como este é o primeiro passo para o desmoronamento de uma relação que deve ser preservada a todo custo.

PUBLICIDADE

5. Adapte-se a Ela

Como você é mais jovem, a capacidade de adaptação se torna mais fácil do que para ela, por isso, procure adaptar-se ao seu jeito de ser, aos seus costumes e à sua maneira de agir.

Lembre-se de que é preferível aceitar certas “esquisitices” e “manias” do que entrar num conflito que você não sabe como vai terminar.

Havendo boa vontade, pode ser que você passe a apreciar até mesmo aquilo que antes a incomodava muito.

6. Respeite o Espaço Dela

Certas pessoas são extremamente cuidadosas com coisas ou questões que costumamos julgar sem importância.

Quando desprezamos esses valores, estamos praticando uma ofensa contra a pessoa, por isso, aprenda a respeitar o que sua sogra respeita e ama, ainda que para você não tem valor algum.

Eduque as suas crianças a respeitarem os limites que a vovó estabelece, desse modo, ela se sentirá valorizada e amada, e ficará feliz com a sua atitude.

7. Conceda direitos Iguais

Ninguém suporta dois pesos e duas medidas, principalmente Deus. Os mesmos privilégios e direitos que sua mãe têm na sua casa, a sua sogra têm também na casa do filho dela.

Seja justa e honesta neste ponto, pois Deus nos julga na medida da justiça que aplicamos aos outros. Se você aceita palpites da sua mãe na sua casa e na educação de seus filhos, porque rejeitar os da sua sogra?

PUBLICIDADE

8. Participe da vida da sua sogra

Sua sogra se sentirá feliz se você lembrar dela nas datas especiais como: o dias das mães, o natal e a data de seu aniversário.

Não deixe que apenas seu esposo se preocupe com isso, mas escolha e entregue você mesma o presente para ela, isso demonstrará o quanto ela é especial para você.

9. Estreite os laços de Amor

Sair para passear juntas, almoçar em um restaurante, passear num shopping; fazendo isso você estará estreitando laços de amor, e criando cumplicidade proveitosa e feliz, fazendo isso manterá uma relação saudável com sua sogra.

Leia também: O Relacionamento Entre Nora e Sogra: Estudo de Rute 1:16.

10. Orem Juntas

Sempre que possível, convide sua sogra para vocês orarem juntas, se por algum motivo, o inimigo tenha criado raízes de amargura entre vocês, isso será desfeito pelo Poder da Oração.

Uma família unida em Cristo, jamais será vencida, e fazendo isto vocês estarão convidando Jesus para ser o centro dessa relação entre Nora e Sogra.

Essas são as 10 Dicas para manter um bom relacionamento entre nora e sogra à luz da Bíblia Sagrada.

OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre. (Salmos 133)

PUBLICIDADE

Leia também: 10 passos para se tornar uma sogra especial segundo a Bíblia.

Entre no grupo e receba novidades em primeira mão!
Entrar no grupo

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo