“Cresça onde você está plantado” é um conceito bíblico?

“Cresça onde você está plantado” é uma frase frequentemente usada para encorajar os crentes a seguir em frente com sua caminhada e trabalho para o Senhor. 

A ideia de crescer onde você está plantado vem de várias Escrituras e pode significar várias coisas. 

Para começar, denota a noção de avançar internamente para a mudança, para fazer a obra do Senhor. Também implica que Deus tem um trabalho para você fazer, para Ele onde Ele o colocou. 

Todavia, exige que você cresça onde Deus o colocou para fazer a obra que Ele colocou diante de você. 

Bem como, indica que você deve continuar a crescer na Santa Palavra de Deus e não esquecer quem Ele é, não importa onde você esteja ou qual posição Ele lhe deu. 

Exemplos de pessoas na Bíblia que cresceram onde foram plantadas

Há muitos exemplos de pessoas na Santa Palavra de Deus que foram colocadas ou plantadas em espaços onde cresceram na fé, oração ou serviço para Deus. 

Por exemplo: Rute, Moisés, DaviAbraão. Cada uma dessas pessoas enfrentou desafios em lugares onde Deus as colocou e foi abençoada devido à sua fé e foco em Deus. 

As passagens a seguir nos mostram como Deus quer que cresçamos onde Ele fomos colocados e o que devemos fazer com o crescimento que Ele nos deu.

“Eis que hoje vos designei sobre as nações e sobre os reinos, para arrancar e demolir, para destruir e derrubar, para construir e para plantar.” (Jeremias 1:10)

“Por isso mesmo, esforcem-se para acrescentar à sua fé a bondade; à bondade o conhecimento; e ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio, a perseverança; e à perseverança, a piedade. E à piedade, afeição recíproca, e à afeição mútua, amor.[…] Portanto, meus irmãos e irmãs, [a] esforcem-se para confirmar sua vocação e eleição. Pois se você fizer essas coisas, nunca tropeçará e recebam uma rica recepção no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”. (2 Pedro 1 : 5-11)

“Assim, pois, como vocês receberam a Cristo Jesus como Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, fortalecidos na fé, como foram ensinados, e transbordando de gratidão. que ninguém os escravize por meio de filosofias vazias e enganosas, que dependem da tradição humana e das forças espirituais elementares [a] deste mundo, e não de Cristo”. (Colossenses 2 : 6-8)

“Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano; plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus; ainda darão fruto na antiguidade. permanecerão frescos e verdes, proclamando: ‘O Senhor é reto; ele é a minha Rocha, e nele não há maldade'”. (Salmos 92 : 12-15)

Como crescer onde você está plantado

Para crescer, você precisa ser “regado” 

Primeiramente, ser regado no sentido humano significa que você deve ser receptivo à direção, correção, ensinamentos e orientação daqueles que Deus coloca em sua vida. 

Portanto, regue sua mente e espírito com a Santa Palavra de Deus

Derrame sua alma para Ele com oração e jejum

Enfim, ouça a Ele enquanto Ele o guia durante esse período de crescimento.

Seja receptivo onde você foi plantado

As sementes são enterradas na terra. Contudo, você pode estar em um lugar em sua vida onde você se sente como se não pertencesse, ou você pode estar para baixo e para fora. 

No entanto, o lugar onde Deus o plantou é para o seu bem. 

Afinal, o plantador decide onde é o melhor solo para as flores desabrocharem. 

Com tempo, paciência e carinho do plantador (Deus), a semente/pessoa/você florescerá em belas flores florescentes com um propósito.

Dê a si mesmo graça

Onde quer que Deus o tenha posicionado, tem um propósito distinto com lições específicas para você aprender, para o seu crescimento. 

É importante que você saiba que o crescimento não acontece da noite para o dia. 

Contudo, pode levar dias, semanas, anos ou décadas para você aprender o que Deus quer que você faça ou fazer o que Deus quer que você faça. 

Portanto, seja paciente com seu processo de crescimento e seja grato pela jornada.

Aprenda o que Deus quer que você saiba. 

Aceite cada lição que você aprender durante este período. 

Saiba que, o crescimento é desconfortável. 

Enfim não é fácil, mas é uma parte necessária da vida.

Lembre-se de que você está crescendo para si mesmo e para os outros. 

Em suma, Deus não coloca você em lugares para trabalhar e crescer simplesmente para si mesmo. 

Em outras palavras, você conhecerá pessoas ao longo do caminho que precisarão de sua ajuda, em sua jornada exatamente onde você estiver.

O que fazer com seu crescimento

Trabalhe diligentemente para o Senhor, lançado as sementes do evangelho onde Deus o colocou. Dedique seu tempo e talentos ao trabalho que Deus lhe deu para fazer na posição em que está.

Seja transparente com suas lutas. Crescer em qualquer espaço não é uma tarefa fácil. Requer tempo, dedicação,paciência e é compartilhado com aqueles que o apoiam. Compartilhar sua jornada com aqueles que amam, ajudará ao longo do caminho.

Permaneça focado no trabalho que Deus lhe deu. Ser colocado em um espaço por Deus para fazer Sua obra é uma tremenda bênção. Haverá obstáculos, distrações e momentos em que você sentirá vontade de desistir. Mas permaneça no curso e termine a tarefa que Deus lhe deu.

Trabalhe onde Deus o colocou. Há tantos lugares para trabalhar no Reino de Deus; no entanto, existem lugares específicos onde Ele coloca a todos. Onde quer que Deus o tenha colocado, fique contente e diligente até que Ele esteja pronto para você se mudar para outro lugar.

À medida que você continua a crescer onde Deus o colocou, lembre-se de que Ele sabe o que é melhor para sua vida. É importante entender que Deus não o colocará em um espaço onde Ele não o preparou para crescer de acordo com Sua vontade e a obra que Ele projetou para sua vida. 

Lembre-se sempre de que o crescimento é desconfortável, mas é um dos aspectos mais importantes da vida. Também é importante saber e entender que você pode ou não ver as áreas de sua vida em que precisa crescer. 

Conclusão

Todos estão cientes de que precisam melhorar em várias áreas de suas vidas. 

Mas muitas vezes é difícil descobrir essas áreas quando você está ocupado vivendo a vida. 

Contudo, estar estabelecido em áreas onde Deus quer que você esteja o tirará de sua zona de conforto para seu próprio bem. 

Mesmo se você acredita que não se você não pertence a um determinado espaço ou se acredita que não está qualificado para estar onde Deus o colocou, entenda que Deus sabe o que está fazendo. 

Afinal, o crescimento é difícil, mas necessário. Seja receptivo onde Deus o colocou. Pergunte a Ele diariamente como Ele quer que você cresça e o que Ele quer que você aprenda. 

Enfim, isso beneficiará você e aqueles ao seu redor mais do que você imagina.

Autora Liz Lampkin

Botão Voltar ao topo