10 maneiras de manter o foco em Jesus neste Natal
Natal a época mágica do ano em que tudo desacelera, o mundo transborda de paz, de alegria e amor, e todos podemos nos identificar com o conceito de uma noite silenciosa.
Ou pelo menos é com isso que sonho, enquanto estou presa no corredor da confeitaria do supermercado, incapaz de andar com meu carrinho no meio das pessoas brigando pelo último recipiente de granulado verde e vermelho.
Com muita facilidade, somos sugados para o caos do Natal. Estamos ocupados nos esforçando para criar doces dignos do Instagram, encontrando os presentes perfeitos e decorando nossas casas com lindas árvores de natal.
No entanto, neste natal vamos fazer diferente, deixando de lado nossa busca pela perfeição e nos voltando ao verdadeiro sentido do Natal.
Pensando em lhe ajudar a inspirar um natal centrado em Cristo, separamos aqui as dez maneiras de manter o foco em Jesus nesta época de Natal.
1. Procure momentos de silêncio
A temporada de férias parece aumentar em 1º de novembro e não parar até meados de janeiro.
É por isso que é tão importante buscar os momentos de silêncio sempre que possível. Talvez seja tirar cinco minutos da noite para acender uma vela e relaxar. Pode ser acordar antes dos filhos e tomar café à luz da árvore de natal. Ou talvez, até desligar o rádio do carro e ficar sentado em silêncio.
Não importa o tempo que você reserve, use essa quietude para focar sua mente e seu coração em Jesus. Peça-lhe que se aproxime de você e que sua paz eterna o inunde.
É incrível como um momento de silêncio cria a oportunidade de estar mais presente durante o resto do dia.
2. Reserve um tempo para Ler a Bíblia
Amigos, esta é uma das melhores maneiras de manter o foco em Jesus, especialmente durante a época do Natal .
Se você é novo na prática de leitura da Bíblia, comece lendo a história do Natal (Lucas 2:1-20). Levará apenas alguns minutos e será um belo lembrete das origens humildes de nosso Salvador.
Se você é bem versado na leitura da Bíblia, comece a fazer algumas pesquisas nas Escrituras do Antigo Testamento das profecias que apontam para Jesus.
Você ficará surpreso com todas as maneiras pelas quais você pode encontrar Jesus antes mesmo de ele nascer! Você criará expectativa para a celebração do nascimento de Cristo.
E honestamente, se nenhuma dessas opções parecer atraente, você pode ler qualquer coisa em sua Bíblia e ainda se conectar a Jesus. Apenas tornando-o uma prioridade, você começará a se aproximar dele e sentir sua presença ao longo do dia.
3. Peça o Conselho de Jesus
Freqüentemente, subestimamos o quanto Jesus se importa com nossa vida cotidiana. Achamos que só podemos chegar diante Dele em oração com as coisas realmente grandes e que abalam a terra.
Mas isso não é verdade! A Bíblia até nos diz em 1 Tessalonicenses 5:17 para “orar continuamente”.
Nesta época de Natal, façamos dos nossos dias uma conversa contínua com Jesus.
Peça conselhos a Jesus quando estiver estressado sobre o que cozinhar na ceia de Natal.
Convide Jesus para ajudá-lo a encontrar o presente perfeito para seu cônjuge.
Peça paz a Jesus quando estiver com os olhos cheios de estresse nas férias. Isso permite que você permaneça focado em Jesus em meio ao caos do Natal.
4. Seja um Voluntário
Uma das melhores maneiras absolutas de se conectar com Jesus é servir aos outros em sua comunidade.
Você pode ser voluntário coletando doações para uma organização de extensão local. Talvez você possa distribuir comida em uma despensa. Você pode até ser voluntário em uma casa de repouso, apenas passando um tempo com os residentes.
Outra ótima maneira de se conectar ao coração de Jesus é por meio de atos aleatórios de bondade.
Pegue a conta do jantar de uma mãe solteira na mesa ao seu lado. Deixe anonimamente um presente na porta do casal de idosos no final da rua. Ou talvez doe luvas para uma escola primária onde crianças não têm roupas para o frio.
5. Ore
O Natal pode ser estressante por vários motivos, com listas intermináveis de tarefas, dinâmica familiar e contas se acumulando. Uma das melhores maneiras de recuperar sua paz e manter o foco em Jesus é passar um tempo em oração.
Agora, eu sei que pode parecer estranho falar com Deus se a oração não for um hábito diário. Aqui está um rápido exercício de oração para lhe ajudar.
Primeiro, anote tudo o que está estressando você no momento. Lembre-se: nada é pequeno demais! Em seguida, imagine-se entregando cada uma dessas coisas a Jesus, uma de cada vez. Depois de entregá-los, você não pode ter essa preocupação de volta. Jesus agora está carregando.
Uma vez que você tenha desistido de todos esses estressores, respire fundo e peça a Jesus para permanecer em foco pelo resto do dia.
6. Passe um tempo com seus entes queridos
Podemos aprender muito com a história de Marta e Maria em Lucas 10.
Caso você não esteja familiarizado, a essência é que Marta está ocupada correndo por aí sendo a anfitriã perfeita e trabalhando como uma escrava em um fogão quente, enquanto Maria está sentada aos pés de Jesus, se aquecendo em sua presença.
Marta, como qualquer um de nós, pensou que isso era injusto e Jesus gentilmente lembra a Marta que Maria está se concentrando no que importa – Ele!
Tudo isso para dizer, vamos nos esforçar para ser como Maria, não como Marta, nesta época de Natal.
Vamos deixar de lado nossos jantares chiques, nossos presentes perfeitamente embrulhados e nossas casas meticulosas para ter a intenção de passar o tempo com aqueles de quem mais gostamos.
Assim estaremos nos conectando com o coração de Jesus.
7. Celebre o Advento
Você costuma celebrar o Advento? E quero dizer genuinamente celebrá-lo; você sabe, mais do que comprar as meias de 12 dias de Star Wars da Target.
Honestamente, isso é algo que eu nunca fiz. Quero dizer, minha família tinha um calendário de contagem regressiva de Natal com uma dose diária de doces, mas nunca construí intencionalmente uma expectativa espiritual para o Natal.
Mas aqui está o truque: o Advento não está na Bíblia, então não há uma maneira bíblica de celebrá-lo.
Você pode criar uma árvore do advento com enfeites vinculados às escrituras que criam expectativa para a chegada de Jesus. Você pode fazer sua própria coroa de advento com velas. Ou você pode até mesmo fazer algo tão simples quanto reservar um tempo em família para orar pelas famílias necessitadas que enviaram seus pedidos de Natal.
Não importa o que você escolha fazer, o importante é que você reserve um tempo para desacelerar e se concentrar em Jesus.
8. Dê presentes com propósito
Embora seja totalmente normal comprar para seu filho aquela sorveteira de unicórnio, encontrar presentes com um propósito pode ajudá-lo a se concentrar em Jesus.
Primeiro, procure presentes que ajudem outras pessoas a se conectarem com Jesus. Experimente uma nova Bíblia para seu sobrinho, um devocional diário para sua esposa ou um novo diário para sua mãe.
Em seguida, encontre presentes que ajudem outras pessoas a se conectarem com os dons que Deus lhes deu. Talvez este seja um novo conjunto de arte para sua filha, novas ferramentas de marcenaria para seu marido ou uma batedeira para sua irmã.
Por fim, compre presentes que retribuam. Em vez de comprar vários presentes baratos de grandes corporações, invista em presentes de lojas locais para retribuir à sua comunidade. Ou pense globalmente e compre presentes de artesãos e artesãs em países em desenvolvimento. Sim, esses itens provavelmente serão mais caros, mas também retribuirão.
9. Diga não
Uma das razões pelas quais Jesus é ofuscado no Natal é que dizer sim a tudo está arraigado em nós.
Sim, irei a duas festas de trabalho, três reuniões de família e sete reuniões de amigos na semana que antecede o Natal. Claro, trarei seis acompanhamentos diferentes, 12 pratos de biscoitos e um peru para essas festas. Ah, e parece um ótimo momento para se comprometer a se voluntariar para executar o programa de Natal da escola, liderar os cantores da cidade e supervisionar o presépio ao vivo da igreja.
E, no entanto, de alguma forma, fico coçando a cabeça sobre como outro Natal veio e se foi em um piscar de olhos.
Para focar novamente em Jesus este ano, estou me permitindo dizer não, para criar espaço para Jesus. Vou considerar em oração como estou gastando meu tempo e me permitir controlar minha agenda sem culpa.
10. Aceite a imperfeição
Um dos obstáculos mais significativos para manter o foco em Jesus, não importa a época do ano, é a ideia de perfeição.
Nós nos esforçamos e nos esforçamos e nos esforçamos por algo que é impossível! Sejamos realistas: nunca seremos perfeitos e nunca teremos o Natal perfeito.
E está tudo bem!
Na verdade, está mais do que bem. É maravilhosamente lindo! Quando admitimos que somos falhos, que não temos tudo sob controle e que talvez nosso cordeiro assado esteja um pouco assado demais, permitimos que Jesus entre em nossas vidas. Damos espaço para ele trabalhar porque não temos tudo sob controle.
Portanto, neste Natal vamos deixar a perfeição de lado, convidar Jesus para fazer a diferença e seguirmos mantendo o nosso foco Nele, o nosso verdadeiro Natal, Jesus de Nazaré.