5 maneiras novas de espalhar o evangelho
Experimentar o amor de Jesus nos inspira a compartilhar esse amor com os outros. Sabemos que Jesus nos chamou a todos para espalhar a mensagem do evangelho, mas evangelizar pode ser um desafio.
Como podemos compartilhar nossa fé de modo a motivar as pessoas a prestar atenção? Quero compartilhar aqui 5 novas maneiras de espalhar o evangelho. Mas, antes…
O que significa compartilhar o evangelho?
Espalhar o evangelho significa compartilhar a boa notícia final: que um Deus amoroso oferece às pessoas a oportunidade de desfrutar do amor verdadeiro para sempre, por meio de relacionamentos com seu Criador.
A palavra “evangelho” significa literalmente “boas novas”. Quando pregamos o evangelho, compartilhamos as boas novas de como Jesus o Salvador do mundo tornou a salvação eterna possível para todas as almas que depositam sua fé nele.
João 3:16 proclama a essência da mensagem do evangelho:
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.
Jesus chama todos que se conectam com ele para ajudar outras pessoas a se conectarem com ele também, compartilhando a mensagem do evangelho. Ele nos exorta em Marcos 16:15-16: “…Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”.
O que a Bíblia nos diz sobre espalhar o evangelho?
Esse chamado de Jesus para pregar o evangelho a toda a criação é conhecido como a Grande Comissão, a tarefa que Jesus deu às pessoas após sua ressurreição e antes de sua ascensão ao céu.
A Bíblia registra a Grande Comissão em vários outros lugares. Em Mateus 28:19-20, Jesus exorta:
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que lhes ordenei. E certamente estou sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
Lucas 24:47 menciona que:
“…o arrependimento para perdão dos pecados será pregado em seu nome a todas as nações, começando por Jerusalém”.
Em João 20:21, Jesus faz referência à divulgação do evangelho quando diz: “A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.
Finalmente, em Atos 1:8, Jesus descreve a pregação do evangelho como suas testemunhas aos outros:
“Mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.
A Bíblia diz que os cristãos estão servindo como embaixadores de Jesus enquanto interagimos com os outros. 2 Coríntios 5:20 declara:
“Somos, pois, embaixadores de Cristo, como se Deus apelasse por nosso intermédio. Nós vos imploramos em nome de Cristo: reconciliai-vos com Deus”.
Então, Deus está contando conosco para espalhar o evangelho. Ele quer que digamos fielmente “sim” a esse chamado. Podemos fazer isso servindo como exemplos de como é a fé em ação, como o apóstolo Paulo escreve em 1 Coríntios 11:1-2:
“Segue o meu exemplo, como eu sigo o exemplo de Cristo. Eu te louvo por se lembrar de mim em tudo e por manter as tradições assim como eu as transmiti a você.”
Também podemos espalhar o evangelho por meio de conversas, como o apóstolo Pedro aponta em 1 Pedro 3:15-16:
“Mas em seus corações reverenciem a Cristo como Senhor. Esteja sempre preparado para dar uma resposta a todos que lhe pedirem para dar a razão da esperança que você tem. Mas faça isso com mansidão e respeito, mantendo a consciência tranquila…”.
Muitas pessoas estão procurando a esperança que Jesus pode dar a elas, mas ainda não há pessoas suficientes espalhando a mensagem do evangelho para alcançá-las. Jesus diz aos seus discípulos em Mateus 9:37-38:
“…A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pede, pois, ao Senhor da messe que mande trabalhadores para a sua seara”.
Não precisamos nos preocupar com nada além de compartilhar fielmente a mensagem do evangelho. Quando fazemos isso, podemos confiar em Deus para trazer resultados positivos de nossos esforços.
2 Timóteo 2:15 nos encoraja simplesmente a:
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja bem a palavra da verdade.”
Romanos 1:16 nos exorta a ter em mente o poder do evangelho:
“Porque não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus que traz salvação a todo aquele que crê…”.
5 maneiras novas de espalhar o evangelho
Quando você estiver considerando a melhor forma de espalhar a mensagem do evangelho para as pessoas que você conhece, comece com a oração.
Peça ao Espírito Santo para guiá-lo dia a dia com sabedoria sobre como compartilhar o evangelho e trazer pessoas para sua vida que precisam ouvir sua mensagem.
Experimente estas 5 novas maneiras de compartilhar as melhores notícias com as pessoas:
1. Deixe o amor de Deus fluir através de sua vida.
Acolhendo o amor de Deus para fluir através de sua vida e na vida de outras pessoas é a maneira mais poderosa de compartilhar o evangelho. Isso porque Deus é amor em sua essência. “Deus é amor” 1 João 4:8 declara.
Assim, sempre que as pessoas experimentarem o amor interagindo com você, isso as direcionará para Deus.
Quando o fiz, um sentimento caloroso de amor tomou conta de mim enquanto minha perspectiva mudava. Simplesmente estabelecer uma intenção de amar alguém abriu minha mente e meu coração para começar a tornar esse amor uma realidade.
Também explico a pesquisa sobre o amor no livro, incluindo pesquisas que mostram como a escolha de amar os outros leva as pessoas a sentir admiração, menos estresse e mais felicidade. Nada inspira mais as pessoas do que o amor. Uma vez que você ame as pessoas, elas falarão com você, e então você poderá falar sobre o amor de Deus por elas.
2. Ouça as histórias das pessoas.
Todo mundo tem histórias que são valiosas. Mostre às pessoas que você se importa com elas ouvindo suas histórias. Ouça mais do que falar. Então, depois de conhecer as pessoas, mostre como você vê Deus trabalhando em suas vidas.
Peça-lhes que pensem em como suas histórias pessoais podem se encaixar na história maior do que Deus está fazendo no mundo. Deus projetou nossas mentes para responder a histórias e, por causa disso, Jesus frequentemente falava em parábolas (histórias) para compartilhar verdades espirituais.
As histórias envolvem tanto nosso intelecto quanto nossas emoções. Ao ouvir as histórias das pessoas, você pode se conectar com elas em ambos os níveis e ajudá-las a se conectar com o evangelho em ambos os níveis também.
3. Não julgue as pessoas, mas aceite-as pelo que são.
Muitas vezes, as pessoas têm medo de falar com os outros sobre Deus, porque têm medo de serem julgadas. Tenha em mente que somente Deus pode julgar alguém (Romanos 2), e se tentarmos julgar os outros, nós mesmos seremos julgados (Mateus 7).
Ajude as pessoas a relaxar ao seu redor, evitando julgá-las, não importa o quanto você discorde de suas escolhas. Assim como Deus encontra você onde está, conheça outras pessoas onde elas estão. Mostre-lhes um pouco de amor incondicional.
Se as pessoas souberem que você é uma pessoa segura para se abrir, provavelmente estarão abertas a discutir a mensagem do evangelho com você.
4. Destaque o que a natureza revela sobre Deus.
Ajude as pessoas a descobrir mais sobre o Criador passando tempo com elas na criação. Romanos 1:20 proclama:
“Pois desde a criação do mundo as qualidades invisíveis de Deus, seu poder eterno e natureza divina, foram claramente vistas, sendo compreendidas pelo que foi feito, de modo que as pessoas são indesculpáveis”.
Já que a natureza revela a maravilha do caráter de Deus, é o cenário perfeito para compartilhar a mensagem do evangelho.
Faça uma caminhada pela natureza durante o dia, observe as estrelas à noite ou pratique qualquer outro tipo de atividade ao ar livre que todos gostem mutuamente. À medida que a natureza ao seu redor o inspira, desfrute de conversas sobre Deus juntos.
5. Incentive perguntas em vez de apenas dar respostas.
Embora seja importante dar às pessoas respostas às suas perguntas espirituais, não pare por aí. Você pode ajudá-los a se envolver mais profundamente com a mensagem do evangelho incentivando-os a continuar fazendo mais perguntas. Isso os motivará a buscar mais a Deus.
Desperte a curiosidade das pessoas. Desafie-as a tentar orar, mesmo que ainda não tenham certeza de que Deus existe ou de que ele responderá às suas orações. Peça-lhes que tentem estudar a Bíblia e ofereça-se para ajudá-los a fazê-lo.
Não limite suas conversas apenas ao que você se sente à vontade para falar, mas esteja disposto a falar sobre qualquer coisa que lhes interesse.
Se você não sabe alguma coisa, seja honesto em vez de dar uma resposta direta e, em seguida, ajude-os a descobrir mais sobre o que estão querendo saber.
Conclusão sobre pregar o evangelho
A esperança que Deus oferece é boa demais para guardar para si mesmo. Jesus chama todos os crentes para espalhar o evangelho para outras pessoas. Não hesite em espalhar o evangelho sempre que tiver a oportunidade de fazê-lo.
Simplesmente faça o seu melhor e confie em Deus com os resultados. À medida que você compartilha as boas novas de Deus com as pessoas de maneiras novas, o amor de Deus fluirá através de você e na vida delas.