5 Razões pelas quais as Mulheres Fofocam

A maioria de nós ouviu fofocas, espalhou fofocas ou foi vítima de fofocas. Nada parece mais afiado do que ferir o outro com palavras ofensivas. Talvez alguns de vocês já tenham ouvido a frase “paus e pedras podem quebrar meus ossos, mas palavras nunca vão me machucar”. 

Não tenho certeza onde ouvi isso pela primeira vez, mas não poderia estar mais longe da verdade. Pois, palavras machucam tanto. Eu preferiria ter paus jogados em mim do que palavras e fofocas espalhadas sobre mim que doem até a alma.

Palavras machucam

Não apenas as palavras nos machucam quando alguém fala sobre nós, mas as palavras que falamos sobre os outros através de nossas próprias fofocas. Isso pode prejudicar, para sempre o que os outros pensam sobre eles também. 

Sabemos disso em primeira mão, pois muitos de nós já presenciou isso ao longo dos anos.

Da mesma forma, cada palavra que falamos aos outros pode prejudicar a maneira como eles vivem ou como os outros os veem.

As palavras podem causar danos graves, mas muitos de nós falamos tanto que não pensamos antes de falar. 

Meu amor, por falar se transformou em meu amor por escrever, pois eu absolutamente amo falar.

O qua a Bíblia diz sobre as mulheres fazerem fofocas

Mas alguém que ama as palavras pode ser imprudente se não for cuidadoso e cauteloso. 

Salomão, o Rei de Israel que foi aclamado uma vez como “a pessoa mais sábia do seu tempo” (I Reis 4:29-32).

“Na multidão de palavras não falta o pecado, mas aquele que refreia seus lábios são sábios.” (Provérbios 10:19)

Em outras palavras, quanto mais ficarmos calados, menor será a probabilidade de nos enredarmos no nascimento do pecado. 

Alguns capítulos depois, em Provérbios 14:1 , Salomão fala sobre como “a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba”.

Você está derrubando sua casa e a casa do seu vizinho com fofocas? Destruindo relacionamentos com seus cônjuges, filhos, nora e sogra, sogra e nora, colegas de trabalho e amigos por meio de seus próprios esforços, sua própria boca e sua própria língua de fofoca?

Confesso que já fofoquei muitas vezes. Já ouvi fofocas inúmeras vezes também. E também já fui vítima disso um punhado de vezes. Dói dolorosamente e pode causar danos tremendos e potencialmente duradouros. 

Nossas palavras são poderosas. A fofoca pode “separar até os melhores amigos”. (Provérbios 16:28)

O poder de nossas palavras

Nossa língua pode ser pequena, mas há poder nela. Tiago fala longamente sobre isso em Tiago 3:5-12 , dizendo:

“… colocamos freios na boca dos cavalos, para que nos obedeçam, e viramos todo o seu corpo. Veja também os navios, embora sejam tão grandes e impelidos por ventos impetuosos, são movidos por um leme muito pequeno. Mesmo assim a língua é um pequeno membro e se gaba de grandes coisas. Veja como é grande a floresta que um pequeno fogo acende! E a língua é fogo, um mundo de iniqüidade … indisciplinado e cheio de veneno mortal.”

Embora pequenas, nossas línguas têm muito poder. Eles podem ditar nossas vidas como esta Escritura contrasta com os freios na boca do cavalo e um pequeno leme que gira um grande navio. 

Embora pequena, a língua é capaz de causar danos significativos – um tipo de dano de floresta em chamas que começa com pequenas palavras de fofoca. 

Ouça isso hoje – nossa língua e cada palavra que falamos pode ser um instrumento do mal se permitirmos que seja, ou pode ser um canal de bênção, dependendo se é aproveitado pelo Espírito de Deus.

Todos nós já fofocamos e vimos a mágoa e o dano pessoal que isso causa. Embora existam muitas razões por trás da fofoca, aqui estão cinco razões comuns pelas quais as mulheres podem se entregar a isso. 

Eu encorajo você a identificar com qual razão você se relaciona, então escolha desmantelar este hábito pecaminoso de sua vida hoje, escolhendo ser uma mulher construindo sua casa com sabedoria separada.

Aqui estão as 5 razões pelas quais as mulheres se entregam a fofoca

1. Para se sentirem melhor

As mulheres podem fofocar para se sentirem melhor consigo mesmas em áreas em que duvidam de si mesmas ou se sentem inseguras. 

Talvez você esteja tentando provar a si mesmo para outra pessoa ou ser mais querido e aceito pelos outros, então fofocar sobre os outros faz você se sentir melhor e parecer melhor para os outros. 

Ou talvez você se sinta tão inseguro odiando tantas coisas sobre si mesmo que odiar e falar sobre os outros e seus defeitos faz você se sentir um pouco melhor com seus defeitos.

Para que isso não seja motivo de fofoca, reserve um tempo para ler, meditar e orar o Salmo 119 sobre sua vida, encontrando seu valor e valor no Senhor. 

Uma vez que você perceba que você é de alto valor, um herdeiro da família mais real de Cristo, escolhido e separado, você pode se destacar em si mesmo e em sua identidade em Cristo, então você não terá necessidade de menosprezar os outros para se sentir melhor, fofocando sobre eles.

2. Tirar o foco de sua própria situação

As mulheres podem fofocar para tirar o foco de suas próprias vidas e situação, distraindo-se e fofocando sobre os outros. Talvez seu casamento esteja passando por uma época difícil e sua casa esteja fora de controle. É mais fácil se concentrar nas situações dos outros do que ignorar sua própria situação, pois isso tira o foco do que realmente está acontecendo.

Para impedir que isso seja seu motivo de fofoca, pegue um pouco da sabedoria de 1 Tessalonicenses 4:11-12 , onde Paulo encoraja os outros a “levar uma vida tranquila, cuidando de seus próprios negócios, trabalhando com suas próprias mãos”. 

Ao ficar fora dos assuntos dos outros e se concentrar em sua situação e nas tarefas que Deus lhe deu para fazer bem na sua frente, você fica menos inclinado a fofocar tanto sobre a vida dos outros. 

Esse estilo de vida permitirá que você seja uma mulher com testemunho para outras mulheres, em vez de ser conhecida como uma fofoqueira.

3. Elas têm inveja dos outros

As mulheres podem fofocar porque têm inveja do que os outros têm e que elas não têm. Da maneira como elas olham para o casamento aparentemente perfeito, para o status social ou aparência física. 

Há algo em outra pessoa que uma mulher pode ter ciúmes, fazendo com que ela fofoque negativamente sobre essa pessoa enquanto na verdade tem inveja dela. 

Provérbios 14:30 diz: “Um coração de paz dá vida ao corpo, mas a inveja apodrece os ossos”.

Para impedir que isso seja seu motivo de fofoca, devemos estar contentes em nossas próprias vidas e ter gratidão por tudo que Deus fez e continuará a fazer. 

Estar contente começa com ser grato. Quanto mais gratidão você tiver, mais paz terá, e o contentamento se seguirá. 

Filipenses 4:6-7 diz que “com ação de graças, sejam conhecidos os vossos pedidos a Deus, e então a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus”. 

Permita que a paz domine sua vida agradecendo sempre a Deus – em todas as coisas grandes e pequenas, seja grato. 

Este estilo de vida de gratidão irá lentamente desmantelar a fofoca e a inveja de continuar a apodrecer seus ossos.

4. Elas estão entediadas.

Uma razão pela qual as mulheres podem fofocar é que elas estão entediadas. 

Talvez você seja uma mãe que fica em casa com a mesma rotina com as mesmas tarefas mundanas, onde parece o Dia da Marmota todos os dias. Talvez, esteja entediado com o chamado que Deus tem para você ou com a estação em que está, e assim, portanto, você obtém alguma satisfação ou entretenimento fofocando sobre a vida dos outros, porque são muito mais emocionantes do que a que você tem atualmente. 

Colossenses 3:23 diz: “E tudo o que fizerem, façam-no de todo o coração, como ao Senhor e não aos homens”.

Quando estamos entediadas em nossas circunstâncias, tendemos a desviar nosso foco para onde o Senhor nos tem e para os outros e o que está acontecendo em suas vidas. Podemos achar a temporada em que estamos tão insignificante agora. 

Mas tenha coragem, cada estação importa, pois está preparando você para o que vem a seguir, mesmo que você ainda não veja seus frutos. 

Não importa em que razão estejamos, devemos fazê-lo de todo o coração – fazê-lo com todo o nosso coração, colocar nosso melhor esforço e fazê-lo com entusiasmo, pois estamos trabalhando diretamente para o próprio Senhor. Que privilégio!

Para impedir que isso seja motivo de fofoca, devemos parar de focar nosso tempo nos outros e começar a focar nosso tempo em nossa própria vida, até mesmo na chamada vida mundana e chata. 

Devemos abraçar essas estações e começar a escolher fazê-lo com alegria e entusiasmo de todo o coração. 

Isso nos ajudará a não ser propensos a fofocar sobre os outros porque estamos muito focados em nossa própria vida.

5. A fofoca nos conecta a certas amizades

Finalmente, as mulheres podem fofocar porque pode ser o fio que as conecta as outras. 

Por exemplo, se você tem um ódio comum pela mesma pessoa com alguém, você clica instantaneamente porque tem alguém em comum para fofocar. 

Da mesma forma que você pode se conectar com alguém que malha ou gosta das mesmas atividades que você, fofocar pode ser uma atividade que conecta você a um amigo.

Você tem uma amizade onde tudo que você faz é falar sobre os outros? E se você tirasse essas pessoas ou aquela pessoa sobre quem você fofoca fora da equação dessa amizade. Você teria mais alguma coisa para falar? Em outras palavras, toda a sua amizade é baseada na atividade da fofoca.

Para evitar que isso seja motivo de fofoca, encontre coisas novas para se conectar com esses certos amigos, pois isso está prejudicando você toda vez que você se aproximar desse amigo se tudo o que você faz é fofocar. 

Sem mencionar que está prejudicando a pessoa de quem você está falando. Se você não consegue encontrar outro tópico para falar, então isso pode não ser um amigo para você, e eu o encorajo a orar por discernimento. 

Compartilhar a atividade comum de fofocar não traz nenhum benefício para você, para o amigo com quem está fofocando ou para as pessoas sobre quem está fofocando. 

Eclesiastes 4:29 diz: “Não deixem sair da vossa boca nenhuma palavra que não seja salutar, mas somente o que for útil para a edificação dos outros de acordo com as suas necessidades, para que beneficie os que ouvem”.

Lembre-se de esquecer a fofoca e trazer o foco de volta para você

Seja qual for o motivo pelo qual você fofoca, lembre-se sempre de trazer o foco de volta para você. Nós tendemos a fofocar mais quando estamos focados para fora e não para dentro. 

Quando nos concentramos no que os outros estão fazendo ao nosso redor, é quando nos envolvemos em fofocas confusas, causando danos ao longo do caminho. 

Devemos ficar perto do Senhor, focados em nosso caminho nesta corrida da vida, e não ficar enredados e misturados na vida dos outros e caminhos em que eles estão dirigindo. Pois Deus tem um plano para eles e um plano para você. 

Um plano muito específico projetado exclusivamente para você. 

Hebreus 12:1-2 diz: “… deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos envolve, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta… olhando para Jesus, autor e consumador do nosso fé.”

Não vamos olhar para os outros, mas para Jesus e nossas vidas Ele já escreveu para nós e somente para nós.

Comece hoje – para ficar mais focado em onde Deus nos chamou e menos focado nos outros à medida que começa a desmantelar as fofocas de nossas vidas.

Autora Alisha Headley
Adaptado por Biblioteca do Pregador

Botão Voltar ao topo