14 Características de uma Serva de Deus
As verdadeira serva de Deus glorifica ao Senhor com suas características. A Bíblia apresenta exemplos de mulheres dignas que oferecem lições preciosas.
Vamos conhecer 14 virtudes das servas do Senhor baseadas nas mulheres da Bíblia:
1. Ela ajuda como Rebeca
“E ela se apressou, e abaixou o seu cântaro sobre a mão, e deu-lhe de beber.” (Gênesis 24:18)
Rebeca exemplifica a verdadeira ajuda ao próximo. Quando o servo de Abraão chegou à cidade, ela prontamente ofereceu água a ele e aos seus camelos.
A mulher de Deus é generosa e hospitaleira. Ela serve ao Senhor com um coração disposto.
2. Ela atrai como Raquel
“Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava.” (Gênesis 29:20)
Raquel, por sua beleza e graça, atraiu Jacó, que se dispôs a trabalhar quatorze anos por ela. Uma serva de Deus deve atrair os outros não só pela aparência, mas principalmente por suas virtudes e caráter.
3. Ela batalha como Débora
“E Débora disse a Baraque: Levanta-te, porque este é o dia em que o Senhor entregou Sísera nas tuas mãos; porventura o Senhor não saiu diante de ti? Baraque, pois, desceu do monte Tabor, e dez mil homens após ele.” (Juízes 4:14)
Débora foi uma líder corajosa que lutou pela defesa do lar e da nação de Israel. Com a ajuda de Deus, ela liderou Israel à vitória. Uma mulher virtuosa é uma guerreira espiritual que luta pela sua família e pela igreja.
4. Ela espera como Noemi
“Disse, porém, Noemi: Tornai, minhas filhas; por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?” (Rute 1:11)
Noemi passou por grandes dificuldades, mas encontrou conforto e esperança em Deus. Uma mulher digna sabe esperar pacientemente no Senhor, mesmo em tempos de aflição.
5. Ela brilha como Rute
“Assim tomou Booz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele a possuiu, e o Senhor lhe deu conceição, e ela teve um filho.” (Rute 4:13)
Rute dignificou o trabalho manual e mostrou fidelidade e devoção a Deus e à sua família. Aqui vemos mais uma característica da serva de Deus. Ela brilhar em tudo o que faz, trabalhando com diligência e integridade.
6. Ela ora como Ana
“Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito.” (1 Samuel 1:27)
Ana orou com fervor e fé, e Deus atendeu à sua súplica. Sua história destaca o poder da oração. Uma mulher de Deus busca a Deus com um coração sincero e quebrantado.
7. Ela sofre como Vasti
“Porém a rainha Vasti recusou vir conforme a palavra do rei, que lhe mandara por intermédio dos eunucos; pelo que o rei muito se enfureceu, e acendeu-se nele a sua ira.” (Ester 1:12)
Vasti manteve sua dignidade e boa reputação, mesmo a custo do trono. Uma mulher virtuosa sabe sofrer com dignidade e integridade, sem comprometer seus valores.
8. Ela reina como Ester
“Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite; eu e as minhas servas também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci.” (Ester 4:16)
Ester usou sua posição de rainha para salvar seu povo. A serva de Deus sabe usar sua influência para o bem e buscar a sabedoria de Deus em decisões importantes.
9. Ela crê como Isabel
“E Isabel concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou para mim, para aniquilar o meu opróbrio entre os homens.” (Lucas 1:24-25)
Isabel acreditou no impossível e sua fé preparou o caminho para Jesus. Esta é mais uma qualidade da mulher de Deus. Ela sabe confiar nas promessas de Deus, mesmo quando elas parecem inalcançáveis.
10. Ela serve como Marta
“Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude.” (Lucas 10:40)
Marta serviu Jesus com zelo e dedicação. A mulher digna, sabe servir ao Senhor e aos outros com um coração dedicado e generoso.
11. Ela ama como Maria
“Maria, tomando uma libra de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.” (João 12:3)
Maria demonstrou profundo amor por Jesus ao ungir Seus pés com perfume precioso. A serva sabe amar a Deus com todo o nosso coração. Ela dá o seu melhor para agradar ao Senhor.
12. Ela dá como Dorcas
“E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.” (Atos 9:36)
Dorcas era conhecida por suas boas obras e caridade. A virtuosa sabe dar generosamente e de se importa com os necessitados.
13. Ela ensina como Lóide
“Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.” (2 Timóteo 1:5)
Lóide, a avó de Timóteo, transmitiu a fé e o conhecimento das Escrituras a seu neto. As mulher de Deus não pode ser como a mulher do mundo. A mulher cristã deve se preocupar em ensinar a próxima geração sobre Deus. Ela se esforça para deixar um legado.
14. Ela adora e Trabalha como Lídia
“E uma certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.” (Atos 16:14)
Lídia abriu seu coração ao Senhor e sua casa aos missionários. Um atributo importante da mulher é a adoração verdadeira e o serviço fiel. Ela combina devoção a Deus com hospitalidade.
O conhecimento liberta e por isso é sempre bom buscá-lo com outros irmãos que estão disponíveis,em compartilhar o conhecimento das escrituras com clareza e verdade tudo baseado a luz da palavra de Deus.