3 Dicas valiosas para responder os “Por que” de seus filhos

Lembro-me de esperar impacientemente que meus filhos falassem. Eu mal podia esperar para conversar com eles, entender o que eles estavam sentindo, além das lágrimas de crocodilo e apenas ouvir como suas vozes soariam. 

Avanço rápido em cinco anos, e me pergunto por que estava tão animada para eles falarem. Em nossa casa, as conversas acontecem com frequência. Às vezes, são gritos altos e ensurdecedores durante o jogo, explosões de raiva, a melodia de sua música favorita tocando em suas cordas vocais ou as conversas doces entre todos os estímulos. 

Contudo, meu favorito, e não tão favorito às vezes, são todos os “Por que”. Eu amo a paixão do meu filho por aprender coisas novas e realmente entender, mas há tantas perguntas do tipo:

  • “Por que o céu é azul?”
  • “Por que eu tenho que ir para a escola?”
  • “Por que eu tenho que lavar as mãos?”
  • “Por que eu preciso de protetor solar?”
  • “Por que o trovão é tão alto?”

Estas são algumas das perguntas que podemos facilmente encontrar uma resposta ou uma simples pesquisa no Google, pode responder. As perguntas difíceis para as quais não sabemos as respostas, podem ser pesadas, como:

  • “Por que não consigo ver Deus?”
  • “Por que as pessoas têm que ficar doentes?”
  • “Por que nosso cachorro morreu?”
  • “Como eu sei que você sempre estará aqui para mim?”
  • “Como viajamos para o céu? É em um avião, certo? Espero que seja em um avião.”

Antes que meus filhos falassem bem, eu aceitei todas as perguntas e todas as maneiras que eu poderia ajudá-los a entender melhor o mundo ao seu redor, e como este mundo veio a estar nas mãos de nosso maravilhoso Deus. 

Mas essas perguntas para as quais não sei as respostas podem tocar as cordas do seu coração. 

Como pais, queremos ser capazes de dar a eles essa resposta reconfortante e segura. Queremos ajudar nossos filhos a entender e aliviar suas preocupações e medos no processo. Mas às vezes, muitas vezes, não podemos. Então, o que fazemos?

Nós apontamos nossos filhos para Jesus.

Claro, mas como fazemos isso? Acredito firmemente que qualquer situação, circunstância ou pergunta pode ser uma oportunidade de apontar nossos filhos ao Papai do Céu.

Aqui estão 3 Dicas valiosas para responder os “Por que” de seus filhos

1. Se volte para a Bíblia Sagrada

Hoje em dia, podemos pesquisar na internet uma resposta para praticamente qualquer pergunta. Uma simples pesquisa no Google, uma pesquisa completa na página de perfil de alguém cuja opinião valorizamos, pesquisando os destaques das mídias sociais ou procurando em um livro didático. 

Temos tantos caminhos de informação ao nosso alcance, mas apenas na bíblia sagrada, podemos encontrar as respostas certas e a esperança que procuramos.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho.” (Salmo 119:105)

A Palavra de Deus é nosso guia, nossa ferramenta, nossa arma. É uma lâmpada para guiar nossos pés e um farol de luz para brilhar em nosso caminho. 

Não temos que esperar para buscar a Palavra de Deus apenas nas manhãs de domingo e nas noites de quarta-feira; podemos meditar na Bíblia sagrada quando estamos em nossa sala de estar, na varanda dos fundos ou em férias a quilômetros de distância. 

Quando surgem os “Por que” de seus filhos e não sabemos as respostas, podemos procurar encontrar as respostas na Palavra de Deus. Eu o encorajo a não apenas encontrar a resposta por conta própria, mas a procurá-la com seu filho. 

Quando nossos filhos nos virem buscar respostas na Bíblia, eles verão de onde vem nossa esperança. Nossa Bíblia é uma ferramenta para usarmos diariamente. Eu desafio cada um de nós a não apenas lê-lo, mas a estudar a Palavra para que possamos estar preparados para toda boa obra. 

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

Passamos tempo em oração. Às vezes, a resposta não é clara ou a resposta não é o que nós, ou nosso filho, queremos ouvir. Devemos lembrar que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Jesus, mas precisamos de mais ajuda para entender.

“Clame a mim e eu te responderei, e te contarei coisas grandes e ocultas que você não sabe.”
(Jeremias 33:3)

Este versículo é um lembrete reconfortante de que devemos invocar o nome do Senhor e Ele nos responderá. A oração é nossa conexão direta com o Pai. E, felizmente, podemos invocá-Lo a qualquer hora do dia ou da noite. 

Ele não é o amigo que ficará aborrecido com nossa busca constante, nem mesmo o amigo que ignorará nosso telefonema, porque está muito ocupado. Ele não é o amigo que vai parecer indiferente, mas que realmente se importa. 

E para o bem de nossos filhos, Ele não é o pai que está exausto por ser constantemente procurado. Ele está esperando, disposto, paciente e compreensivo. 

Quando nossos filhos perceberem de onde vem nossa ajuda, eles saberão para onde ir quando precisarem de ajuda. 

Nossos filhos vão ter perguntas mesmo quando estamos separados. Eles farão uma lista para nos perguntar, assim que os virmos depois da escola. 

O que poderíamos fazer para ajudá-los nos momentos em que surgem dúvidas? Podemos incentivá-los a orar. 

Afinal, orar com nossos filhos é um convite para levá-los a conversar com Deus. Ele anseia ouvir suas vozes clamando por Ele, mas eles não sabem como orar até que aprendam.

2. Se renda em adoração

Você já se sentou para ler sua Bíblia, e isso parece tão avassalador? É difícil se concentrar nas palavras bem na frente do seu rosto porque sua mente está correndo. 

Você está levando suas preocupações aos ouvidos Dele, mas as palavras não parecem sair bem. Talvez seja apenas eu, mas às vezes o peso das respostas desconhecidas, parece esmagador e pesado. 

Este é o momento em que minha adoração intercede e me liga diretamente ao Pai. O peso da minha derrota e dúvida sobe do meu peito, enquanto minhas mãos levantam em louvor. 

Deus pode falar conosco através de nossa adoração. Você pode imaginar a adoração exibida por Paulo e Silas na prisão?

“Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os presos os ouviam, e de repente houve um grande terremoto, de modo que os alicerces da prisão foram abalados. E imediatamente todas as portas se abriram e as amarras de todos foram desfeitas”. (Atos 16:25-26)

Seus pés foram amarrados em troncos para que não pudessem escapar da prisão em que foram colocados, mas sua imobilidade em suas circunstâncias não mudou a maneira como eles louvaram e adoraram o Senhor naquela noite. 

Nosso cântico de louvor, elevado ao Pai com um coração aberto e disposto, pode romper os laços mais fortes em nossas circunstâncias.

3. Busque a presença de Deus

Nossos filhos esperam que tenhamos todas as respostas. Como: “Mas você sabe de tudo, mãe!” Esta frase é como um sino retumbante para nos lembrar que na verdade não sabemos tudo, mas estamos na presença daquele que sabe.

“Grande é o nosso Senhor e abundante em poder; o seu entendimento é sem medida.” (Salmos 147:5)

Sua compreensão e conhecimento são ilimitados. Ele é onisciente, então por que não corremos para Sua presença em todas as coisas? Ele está presente nos detalhes, e nos momentos em que nos sentimos tão impotentes. Não há nenhum lugar que possamos ir para escapar de Sua presença. Louvado seja o Senhor por isso! 

Podemos admitir aos nossos filhos que, na verdade, não sabemos tudo. O mundo continuará a girar apesar desta confissão. E isso abre o caminho para apresentar nossos filhos Àquele que sabe tudo. Ela nos permite colocar o poder e a autoridade onde pertencem, somente em Cristo. 

Não há nada como os choros chorosos de uma criança ou adolescente que simplesmente não consegue entender suas perguntas não respondidas, mas o Senhor nunca quis que tivéssemos todas as respostas. Contudo, Ele queria que nos inclinássemos para Ele e apontássemos nossos filhos para Sua presença.

Conclusão

Sim, alerta de spoiler, eu não lhe dei um fichário ultra-secreto que lista todas as respostas que precisaremos, mas espero que você receba mais do que apenas respostas. 

Minha esperança é que você encontre a paz de Deus no desconhecido, no sem resposta e nos momentos em que o Senhor nos usa para apontar nossos filhos de volta a Ele.  

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo