7 versículos motivacionais para os pais

Separei alguns versículos motivacionais para auxiliar os pais, pois a Bíblia Sagrada é nossa fonte de inspiração e motivação.

Versículos motivacionais para os pais

1. Colossenses 3:23 – Trabalhando para o Senhor

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens”.

Como pais, naturalmente gostamos de nossos filhos e, quando estamos em constante demanda, é fácil ficar cansado. 

Contudo, em meio seu trabalho árduo, concentre-se, considerando seu trabalho como pai como sendo para Deus. 

Sabemos como dar boas dádivas aqui na Terra estando cientes das necessidades e desejos dos outros. Quão maior é o nosso Pai Celestial dar presentes oportunos! (Mateus 7:11)

2. Gálatas 6:9 – Não desista

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido”.

Quando você entrar pela porta, e for recebido por uma bagunça, ou por um grito, lembre-se, das outras saudações que você recebe. 

Lembre-se da “casa do papai!”, dos grandes abraços e da oportunidade que você tem todos os dias de dar segurança aos seus filhos neste grande mundo. Cada pequena coisa que fazemos para nossos filhos é “boa”. 

Então, vamos lembrar cada vez que andar pela casa, disciplinar os filhos, arrumar a despensa inteira, estamos fazendo uma coisa boa. 

No entanto, mantenha o foco em ser bom, e espere sua recompensa, de crianças bem-sucedidas se tornando adultos. 

Afinal, se você desistir, não receberá essa recompensa maravilhosa.

3. Lucas 6:38 – Dar = Receber

“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo”.

Como você leu acima, muito da paternidade é apenas doação constante. É fácil ficar esgotado, mas você tem que ser o único a quebrar esse ciclo mental. 

Este versículo diz: “Dê, e você receberá. Seu presente retornará a você por completo, sacudido para dar espaço para mais, transbordando e derramando em seu colo. A quantia que você dá determinará a quantia que você receberá de volta.” 

Jesus nos deu esse poder maravilhoso para que pudéssemos manter o chamado, para sermos doadores e amantes. 

Afinal, nossos filhos nos dão o melhor exercício que a vida tem a oferecer, para praticar o amor ao próximo. 

Quando você se sentir vazio, lembre-se de que sua doação não é em vão, e que você está guardando uma recompensa para todos os envolvidos.

4. 1 Pedro 5:2-3 – Uma cura para a tristeza egoísta

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho”.

Como pais, muitas vezes nos sentimos culpados, como se não estivéssemos fazendo o suficiente ou que estamos sendo egoístas. 

Contudo, a melhor maneira de acabar com esses pensamentos, e seguir em frente, é colocar nosso foco de volta em servir a Deus, cuidando, daquilo que Deus lhe confiou.

Lembre-se, seus filhos são um presente maravilhoso, são a herança que o Senhor os confiou,.

Portanto, Mantenha Deus como foco, e ele o ajudará a manter um coração de servo em relação à sua família.

5. Hebreus 12:11 – O amor acontece através da disciplina

“E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela”.

Um dos maiores desafios que enfrentamos como pais é a disciplina. Nós nos perguntamos “devemos disciplinar?” ou “foi demais?” “não foi suficiente?” e “eles entenderam?” Podemos ficar presos na incerteza, e não perceber que as crianças são tão moldadas por nossa disciplina. 

Afinal, não disciplinamos nossos filhos porque estamos zangados com eles. Mas, fazemos isso para moldá-los, para mostrar-lhes o caminho, para ensina-los como evitar problemas na vida. 

Por quantas vezes, quando adolescente, eu me via testando meus pais, e não importava que ato selvagem eu tentasse, todos eles gritavam a mesma coisa: “Você vai me corrigir? Você não me ama?!” 

No entanto, o amor é demonstrado através da nossa disciplina e através do nosso cuidado. 

Você é o pai e sabe o melhor para seu filho ou filha, se você não tiver certeza, procure um aconselhamento, ore para que o Espírito Santo lhe dirija, e assim, vai ser um pai de melhor, dia após dia.

6. Provérbios 22:6 – O piloto automático está disponível

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.

A coisa mais bonita sobre ensinar seus filhos a fazer algo, é que você não precisa mais fazer isso! Tudo bem, isso é questionável, mas há alguma verdade nisso.

Você sabe que todo o seu trabalho duro compensa, mas algo que pode ajudar a motivá-lo, é saber que, quando você se esforçar, virão dias de descanso. Seu descanso, portanto, será muito mais tranquilo se você tiver mostrado aos seus filhos como conduzir a vida. 

Não há lição maior para ensiná-los do que a sabedoria divina encontrada na Palavra. 

Ensine-lhes essas coisas agora, para que eles saibam como “conduzir” com segurança a sua vida mais tarde. Isso trará mais anos de alegria e paz, para todos os envolvidos. 

Como acontece com qualquer investimento digno, coloque o trabalho agora, para desfrutar mais tarde, da paz ao longo do caminho.

7. Mateus 6:33-34 – Ele lhe dará tudo o que você precisa

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”.

Apesar de todos os nossos esforços, quero dizer de todos eles, não podemos apenas dar aos nossos filhos tudo o que eles precisam. 

Nossas preocupações que sentimos, serem um serviço para as crianças, nossos sucessos, nossos fracassos, nossas boas intenções e possivelmente más entregas, tudo isso junto só pode prepará-los parcialmente para uma vida plena. 

A intenção de lhe dizer isso é encorajá-lo, tirando um pouco da pressão. 

Deus deve estar em primeiro lugar em nossas vidas e isso nos permitirá orientar nossos filhos da mesma maneira, quer estejamos em casa com eles ou em casa no coração. Devemos ensinar nossos filhos a se conectarem com Deus para realmente colher os benefícios listados acima. 

Em João 15:5, Jesus nos ensina que Ele é a videira e nós somos os ramos. Ele diz: “Aqueles que permanecerem em mim, e eu neles, produzirão muito fruto. Pois além de mim você não pode fazer nada.” 

O fruto de que Jesus está falando é o fruto do espírito como encontrado em Gálatas 5:22

Pai, você não está sozinho

Não importa onde você esteja em sua jornada como pai, por favor, sinta-se encorajado por não estar sozinho, tanto no sentido de que os outros estão buscando o mesmo encorajamento que você, quanto no sentido de que Deus está com você. 

Você está assumindo uma das jornadas mais emocionantes, mas de alguma forma também as jornadas mais vivificantes que enfrentará na vida, e seus esforços não passarão despercebidos. 

Através de tudo isso, aprendemos que nossa motivação é encontrada servindo a Deus, servindo nossos filhos. Eu oro para que você encontre alegria ao longo do caminho. Você é amado.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo