10 Lições mais poderosas das Profetisas da Bíblia

Um profeta é uma pessoa a quem Deus inspira a anunuciar sua mensagem nos momentos necessários. Na Bíblia, temos vários exemplos de profetas tanto masculinos quanto femininos que foram usados por Deus, para entregarem sua mensagem para uma nação, para um rei, entre outros.

Todo profeta que a Bíblia menciona é um forte exemplo de confiança e serviço a Deus, não importando se homem ou mulher.  

No entanto, neste post vamos destacar algumas mulheres que receberam esse Dom de profetizar, e ver o quanto se destacaram pela sua força e fé colocadas em ação, para o serviço do Reino.

Aqui estão portanto as lições mais poderosas e importantes deixadas pelas 5 Profetisas da Bíblia

Quem foram as 5 profetisas da bíblia, a nos deixar lições poderosas?

À princípio, vamos descobrir as 5 profetisas da bíblia, cujas histórias vamos explorar juntos.

Elas são, portanto mulheres comuns, mas com uma fé e coragem extraordinárias. 

Deus trabalhou através de suas vidas de maneira poderosa, porque elas aceitaram o chamado de Deus.

Contudo duas dessas profetisas são do Antigo Testamento: Débora e Miriã. 

Já, três dessas profetisas da Bíblia são do Novo Testamento: Ana, Maria e Priscila.

Débora, a Profetisa

Os livros de Juízes 4 e 5 contam a história de Débora, uma grande líder que possuia muitas habilidades e realizava muitas tarefas à serviço de seu povo. 

Contudo, Débora não apenas serviu como profetisa, mas também como juíza, para a nação de Israel.

“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela assentava-se debaixo das palmeiras de Débora, entre Ramá e Betel, nas montanhas de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo”. (Juízes 4:4-5)

Nos versículos seguintes, Débora profetiza sobre uma batalha futura, dá instruções a um homem chamado Baraque sobre como planejar essa batalha e promete lutar com ele. 

Débora diz a Baraque:

“E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes”. (Juízes 4:9)

 Após a vitória que ela havia profetizado acontecer, Deborah e Baraque cantam juntos uma canção de celebração.

Miriã, a Profetisa

Miriã, uma líder nato. Ela tinha um Dom natural para a liderança e foi considerada a mais notável de todas as mulheres hebreias, sendo talentosa também como musicista e profetisa.

Você pode aprender mais sobre Miriã nos livros de Êxodo e Números

Miriã é portanto, irmã dos profetas Moisés e Arão. 

O Livro de Êxodo 15 descreve o cântico de louvor que Miriã e Moisés cantaram depois que Deus milagrosamente abriu o Mar Vermelho, para que os israelitas pudessem atravessá-lo e escapar do exército egípcio que os perseguia. 

Em seu cântico, eles celebraram Deus e o milagre que ele realizou:

“Quem entre os deuses é como você, Senhor? Quem é como tu – majestoso em santidade, impressionante em glória, operando maravilhas?” (Êxodo 15:11)

Agora, Miriã conduz danças em comemoração ao milagre realizado por Deus:

“Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças. E Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro”. (Êxodo 15:20-21)

Números 12 conta a história de Miriã e Arão reclamando com Deus sobre Moisés, porque Moisés se casou com uma mulher cuxita em vez de com uma mulher hebréia. 

Contudo, vamos ver em números 12 que Miriã rejeita a liderança de seus irmãos, e assim, irritado o Senhor com ela, castigou-a com uma lepra instantânea, banindo-a assim do acampamento.

História de Ana, uma profetisa fiel

O livro de Lucas descreve a história de Ana, como uma profetisa reconhecida, com uma vida de oração e jejum.

“E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. E sobrevindo na mesma hora, ela dava graças a Deus, e falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém”.
(Lucas 2:36-38)

Maria, a mais importante das profetisas

Maria é a mais importante de todas as profetisas da Bíblia. 

Você provavelmente pensa nela primeiro, por seu papel de mãe terrena de Jesus. 

Contudo, ela literalmente incorporou a mensagem do Evangelho de Deus para o mundo. 

No entanto, isso em si é o ato de profecia mais poderoso que qualquer ser humano realizou. 

Mas além de entregar o Salvador do mundo, Maria também fez uma profecia sobre a obra redentora de Deus, na forma de um cântico de louvor, normalmente chamado de “Magnificat”. 

“E Maria disse: ‘Minha alma glorifica ao Senhor e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque se lembrou da condição humilde de seu servo. De agora em diante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o Poderoso fez grandes coisas por mim – santo é o seu nome. A sua misericórdia estende-se aos que o temem”. (Lucas 1:46-50)

Priscila, profetisa e líder da igreja primitiva

Você pode aprender sobre Priscila no livro de Atos, que descreve seu trabalho como profetisa e líder da igreja primitiva, junto com seu marido Áquila. 

Priscila e Áquila eram amigos do apóstolo Paulo, e os três se sustentavam financeiramente trabalhando como fabricantes de tendas, além de seu ministério. 

Atos 18:24 descreve como Apolo, que “era um homem instruído, com profundo conhecimento das Escrituras”, visitou a antiga cidade de Éfeso e começou a ensinar em uma sinagoga. 

Embora Apolo tivesse aprendido sobre Jesus, ele não conhecia a história completa e, portanto, não tinha uma compreensão completa do Evangelho (Atos 18:24). 

Então, Atos 18:24, registra, “… Quando Priscila e Áquila o ouviram, eles o convidaram para sua casa e lhe explicaram o caminho de Deus mais adequadamente”. 

Priscila agiu como uma profetisa ao ensinar corajosamente Apolo – um homem altamente educado cuja estatura naquela sociedade patriarcal era muito mais alta do que a dela – a verdade completa sobre Deus, como Deus a inspirou a fazê-lo. 

Uma maneira pela qual Priscila serviu regularmente como profetisa e ensinando ao lado de Áquila na igreja que se reunia em sua casa (1 Coríntios 16:19). 

O apóstolo Paulo menciona Priscila e Áquila em sua última carta (2 Timóteo 4:19), revelando que eles ainda estavam servindo em Éfeso como profetas ensinando as pessoas sobre Deus.

2 Lições poderosas da Profetisa Débora

A história de Débora mostra que:

1. A ação é vital quando Deus chama 

É importante seguir em frente em tudo o que Deus está chamando você para fazer, não importa o quão desafiador possa parecer. 

Obediência e ação são importantes. Mesmo quando você não entende completamente por que Deus está chamando você para fazer algo, se você sentir o chamado de Deus, então esteja disposto a agir – assim como Débora. 

Confie que Deus tem um plano com bons propósitos nessa situação. Atrasar ou deixar de agir pode causar danos que você não pode imaginar, mas avançar prontamente pode resultar em bênçãos além do que você espera.

2. Deus lutará suas batalhas com você

Você nunca precisará lutar uma batalha sozinho. 

Contudo, Deus estará lá com você, enviando-lhe a força que você precisa para ser vitorioso, pois a sua confiança está depositada nele.

Quando estiver com medo, peça a Deus para aumentar sua fé e coragem, torná-lo consciente de que a presença Dele está com você. 

Enfim, acredite Deus é seu advogado, Ele estará contigo advogando a sua causa e batalhando suas guerras.

2 Lições poderosas da Profetisa Miriã

A história de Miriã mostra que:

1. A música é uma forma poderosa de celebrar a maravilha de Deus 

Depois que Deus tiver feito algo maravilhoso, você naturalmente sentirá vontade de celebrar, e a música é uma maneira poderosa, para agradecer. 

Louvar e adorar a Deus através da música expressa gratidão a Deus e inspira você com admiração. 

Em uma pesquisa realizada, mostra que a música nos leva a prestar atenção ao momento presente, o que, por sua vez, nos capacita a perceber a maravilha ao nosso redor. 

A música também nos ajuda a celebrar juntos a maravilha de Deus, pois é uma linguagem universal que nos permite comunicar sentimentos profundos uns com os outros. 

Portanto, você pode compor sua própria música como Miriã fez, ou celebrar tocando música de louvor e adoração e usando-a para expressar sua alegria.

2. Confiar na sabedoria de Deus é importante

A perspectiva de Deus é ilimitada, enquanto nossa perspectiva humana é limitada. 

Portanto, ao invés de questionar a sabedoria de Deus (como Miriã fez ao reclamar que Deus escolheu Moisés como profeta), confie que Deus sabe o que está fazendo. 

Tenha fé em Deus , e não em seu próprio entendimento. 

Mas, seja um aprendiz ao longo da vida, tornando isso uma prioridade buscar a sabedoria dia a dia. 

Por fim, quando você cometer erros ou quando Deus o disciplinar, aprenda com essas experiências e siga em frente com maior respeito pela sabedoria de Deus.

2 Lições poderosas da Profetisa Ana

A história de Ana mostra que:

1. Deus recompensa a fidelidade

Aparecer, dia após dia, com fé inabalável, agradará a Deus e levará às bênçãos dele em sua vida. 

Assim como Ana apareceu fielmente no templo para orar por muitos anos, você também pode permanecer fielmente conectado regularmente em seu relacionamento com Deus. 

Quando você expressa sua fé, Deus o abençoará abundantemente e de maneiras que você não pode esperar. 

Afinal, Ana conheceu o Salvador do mundo porque estava no templo na hora certa. No entanto, você também encontrará oportunidades valiosas, simplesmente por ser fiel.

2. Expressar gratidão é vital

Uma vez que Deus está constantemente enviando seu amor para sua vida, é importante agradecê-lo – como Ana agradeceu a Deus por seu grande amor pelo mundo, o que o obrigou a enviar Jesus à humanidade.

2 Lições Valiosas da Profetisa Maria

A história de Maria, uma das mais importantes das profetisas da bíblia, mostra que:

1. Deus valoriza o serviço humilde

Enquanto Maria canta em seu cântico profético, Deus tem se lembrado de seu estado humilde e desejo de servi-lo. 

Maria era apenas uma adolescente quando disse “sim” ao chamado de Deus para servir como mãe terrena de Jesus. 

Mas seu foco estava em Deus, e não em si mesma. 

Contudo, quando Deus o chama para fazer algo, não se preocupe em tentar servir em seu próprio poder. 

Em vez disso, confie humildemente no poder de Deus e dê um passo à Ele para o servir. 

Então Deus trabalhará poderosamente através de sua vida.

2. Deus é misericordioso

Embora Deus seja todo-poderoso, ele também é cheio de misericórdia. 

Contudo, Deus não nos trata como pecadores, mas está disposto a perdoar e curar, por causa de sua misericórdia. 

Afinal, Deus está constantemente fazendo uma obra redentora. Uma vez que Deus lhe mostrou misericórdia,  mostre misericórdia aos outros – e no processo, o amor de Deus fluirá através de sua vida.

2 Lições preciosas da Profetisa Priscila

A história de Priscila mostra que:

1. Se você usar seus talentos, Deus trabalhará poderosamente em sua vida

Deus lhe confiou muitos talentos para serem usados. 

Assim como  Priscila usou seus talentos de ensino e viu Deus trazer operar através deles, você pode usar seus próprios talentos e esperar que Deus realize bons propósitos com seus esforços. 

Não deixe seus talentos sem uso. O mundo precisa das contribuições que só você pode fazer.

2. Compartilhar a hospitalidade abre as portas para o amor de Deus fluir

Esteja disposta a compartilhar o que você tem com os outros, como Priscila fez ao abrir sua casa para sediar os cultos da igreja. 

Use sua hospitalidade gentil e generosa, da maneira que você puder compartilhar melhor seus recursos com os outros , isso acolherá o amor de Deus em sua vida e na vida de outras pessoas.

Conclusão sobre as lições poderosas das Profetisas da bíblia

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão”. (Atos 2:17-18)

Para concluirmos, não importa qual seja o seu gênero, Deus quer usar sua vida para realizar sua obra. 

Cada uma das lições dessas profetisas da Bíblia que aprendemos, podem juntas inspirar você a proclamar a mensagem de Deus, conforme Deus o conduz a fazê-lo.

Autora: Whitney Hopler
Adaptado por: Biblioteca do Pregador

Botão Voltar ao topo