Atos 2:17 Significado de “Os Jovens terão visões”

Atos 2:17 – Atos 2:17 (Almeida Corrigida Fiel)

“E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos.”

Traduções Bíblicas de Atos 2:17

Atos 2:17 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

“E acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade. Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus jovens terão visões, e os seus velhos sonharão.”

Atos 2:17 – NVI (Nova Versão Internacional)

“Nos últimos dias, diz Deus, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.”

Atos 2:17 – NTLH (Nova Tradução Linguagem de Hoje)

“É isto o que eu vou fazer nos últimos dias diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão.”

Explicação e Comentário de Atos 2:17

Atos 2:17 – Pedro cita o profeta Joel (Joel 2:28) em uma explicação sobre o grande derramamento do Espírito Santo, prometido por Cristo (Atos 1:8), afirmando que eles estão testemunhando o cumprimento dessa profecia. De fato, foi isso que aconteceu, e a Igreja foi capacitada para continuar o ministério de Jesus.

Há muito debate sobre até que ponto isso se aplica aos dias atuais, mas a realidade é que a Bíblia não dá nenhuma indicação de que a capacitação do Espírito Santo para o ministério sobrenatural deveria terminar com a conclusão do cânon, como alguns defendem.

É importante que, quando se trata de qualquer coisa que as Escrituras ensinam claramente, a Bíblia e o que ela diz sejam o padrão de crença, e não a experiência pessoal de cada um. Isso é verdade para quaisquer fenômenos espirituais que pareçam extra-bíblicos, já que alguns têm sido culpados de praticar “sinais” antibíblicos quando o Espírito parece estar se movendo.

Mas é igualmente verdade que mesmo que alguém não experimentou a presença manifesta do Espírito Santo para sinais e maravilhas (como cura, profecia e línguas/interpretação), ou alguém os viu de maneira suspeita, a Bíblia deve ser a última palavra sobre o assunto, e não devemos ser culpados de “desprezar” qualquer obra do Espírito (1 Ts 5:20).

Interpretação de Atos 2:17, as partes chave do versículo

# 1 “Nos últimos dias”
Os últimos dias começaram com a ascensão de Jesus ao céu e permanecerão até o retorno final de Cristo. O Livro de Atos foi o capítulo um dos “últimos dias”. Esperemos que estejamos vivendo o capítulo final hoje.

# 2 “Deus diz”
Deus falou e continua a falar claramente em sua Palavra, a Bíblia, infalível, inerrante e inspirada pelo Espírito Santo através de quarenta autores diferentes. Embora ainda precisemos do Espírito Santo para iluminar interpretações exatas, não há maneira mais clara de ouvir Deus falar.

# 3 “Derramarei meu Espírito sobre todas as pessoas.”
O Espírito Santo esteve ativo desde o início da criação e frequentemente aparece no Antigo Testamento para capacitar profetas, juízes, reis e guerreiros a fazerem a obra de Deus. Jesus prometeu aos discípulos que o Espírito viria para aconselhar, convencer, capacitar e confortar a Igreja depois que ele tivesse descido ao Pai. Isso começou no Pentecostes e continuou sempre que alguém nascia de novo.

Os crentes são cheios do Espírito após a conversão e devem buscar o “enchimento” subsequente para capacitação pelo resto de suas vidas. 

# 4 “Seus filhos e filhas profetizarão, seus jovens terão visões, seus velhos terão sonhos.”
Embora a Bíblia seja infalível, a revelação que vem por meio de palavras proféticas, visões e sonhos é falível e não deve ter o mesmo peso que a Bíblia. Em vez disso, eles devem ser testados pela Bíblia e discernimento dos cristãos fiéis. Mesmo assim, devem ser tratados como subjetivos e abordados com cuidado.

Comentários sobre o que Significa Atos 2:17

Comentários com explicação do versículo

Comentário de Wiersbe (Contexto)

A adoração jubilosa dos cristãos não era resultado de muito vinho; era prova da vinda do Espírito Santo de Deus para habitar em seu povo. Os judeus ortodoxos não comiam nem bebiam antes das nove horas da manhã do shabbath ou de outros dias santos e, normalmente, também não tomavam vinho, a não ser acompanhando as refeições.

Pedro não disse que Pentecostes era o cumprimento de Joel 2:28-32, pois os sinais e prodígios prenunciados nessa passagem não ocorreram. Ao ler a profecia de Joel dentro de seu contexto, vemos que trata de Israel como nação no fim dos tempos, com relação ao “Dia do Senhor “. O Espírito Santo, porém, conduziu Pedro de modo a encontrar nessa profecia uma aplicação para a Igreja.

Eis suas palavras: “O que ocorre [aqui, hoje] é o que foi dito por intermédio do profeta Joel”. Para os judeus, tal declaração deve ter parecido absurda, pois acreditavam que o Espírito de Deus só era dado a uns poucos eleitos (ver Nm 11:28, 29). No entanto, lã estavam cento e vinte dos seus compatriotas judeus, homens e mulheres, desfrutando a bênção do mesmo Espírito Santo que havia dado poder a Moisés, Davi e os profetas.

Era, de fato, o começo de uma nova era, os “últimos dias” nos quais Deus concluiria seu plano de salvação para a humanidade. Jesus havia consumado a grande obra de redenção e não havia mais nada a ser feito senão compartilhar as Boas Novas com o mundo, a começar pela nação de Israel. Seu convite é: “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (At 2:21).

Comentário de Clarke Atos 2:17

Versículo Atos 2:17. Nos últimos dias – O tempo do Messias; e assim a frase foi entendida entre os judeus.

Derramarei do meu Espírito sobre toda a carne – o rabino Tanchum diz: “Quando Moisés impôs as mãos sobre Josué, o santo e abençoado Deus disse: No tempo do texto antigo, cada profeta individual profetizou; mas, nos tempos do Messias, todos os israelitas serão profetas”. E isso eles constroem sobre a profecia citada neste lugar por Pedro.

Seus filhos e suas filhas profetizarão – A palavra profetizar não deve ser entendida aqui como implicando o conhecimento e a descoberta de eventos futuros. Mas significa ensinar e proclamar as grandes verdades de Deus, especialmente aquelas que dizem respeito à redenção por Jesus Cristo.

Seus jovens terão visões – Essas foram duas das várias maneiras pelas quais Deus se revelou no Antigo Testamento. Às vezes, ele se revelava por um símbolo, que era prova suficiente da presença divina: o fogo era o símbolo mais comum, pois era o mais expressivo. Assim, ele apareceu a Moisés no Monte Horebe, e depois no Sinai a Abraão, Gênesis 15:1-21. Para Elias, 1 Reis 19:11, 1 Reis 19:12. Em outras ocasiões, ele se revelou pelo ministério angelical: isso era frequente, especialmente nos dias dos patriarcas, dos quais encontramos muitos exemplos no livro de Gênesis.

Por sonhos, ele descobriu sua vontade em vários casos: veja o notável caso de José, Gênesis 37:5, Gênesis 37:9; de Jacó, Gênesis 28:1, Gênesis 46:2, de Faraó, Gênesis 41:1-7. De Nabucodonosor, Daniel 4:10-17. Para as diferentes maneiras pelas quais Deus comunicou o conhecimento de sua vontade à humanidade, consulte a nota em Gênesis 15:1.

Comentário de Calvino sobre a Bíblia

Atos 2:17 – Será nos últimos dias. Com esse efeito, ele prova que o Messias já foi revelado. Joel, de fato, não expressa os últimos dias (Joel 2:29) mas, por mais que ele se refira à perfeita restauração da Igreja, não há dúvida de que essa profecia pertence apenas à última era. Portanto, aquilo que Pedro traz não discorda do significado de Joel. Mas ele apenas acrescenta esta palavra para fins de exposição, para que os judeus saibam que a Igreja não poderia ter restauração de outra maneira, que foi então decaída, mas sendo renovada pelo Espírito de Deus. 

Derramarei meu Espírito. Ele pretende provar (como já dissemos) que a Igreja não pode ser reparada por nenhum outro meio, salvando apenas pela concessão do Espírito Santo. Portanto, visto que todos esperavam que a restauração se aproximasse, ele os acusa de lentidão, porque eles nem uma vez pensam no caminho e nos meios dela.

E seus filhos profetizarão. Pela palavra profetizar, ele pretendia observar o dom raro e singular de compreensão. E para o mesmo propósito tende a divisão que se segue depois: os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos terão sonhos”; pois concluímos do décimo segundo capítulo de Números que essas foram as duas maneiras comuns pelas quais Deus se revelou aos profetas. Pois naquele lugar, quando o Senhor isenta Moisés do tipo comum de profetas, ele diz:

“Eu apareço a meus servos por uma visão ou por um sonho; mas falo com Moisés face a face”
(Números 12: 6).

Comentário de Ellicott (Estudo Atos 2:17)

Acontecerá nos últimos dias. A profecia de Joel toma seu lugar, com exceção, talvez, de Oséias, como o mais antigo dos livros proféticos do Antigo Testamento. O povo estava sofrendo com uma das pragas de gafanhotos do Oriente e sua consequente fome. O profeta os chama ao arrependimento e promete esse dom do Espírito como a grande bênção de um futuro distante. Ele havia sido ensinado que nenhum conhecimento verdadeiro de Deus vem senão por meio desse Espírito. Então Eliseu orou para que uma porção dobrada (isto é, a herança do filho mais velho) do Espírito que Deus havia dado a Elias pudesse repousar sobre ele (2 Reis 2:9).

Teus filhos e tuas filhas profetizarão. O uso da palavra no Antigo Testamento, em seu sentido genérico mais amplo, como, por exemplo, no caso de Saul, 1 Samuel 10:10; 1 Samuel 19:20-24, cobriu fenômenos análogos ao dom de línguas, bem como ao da profecia no sentido do Novo Testamento. As palavras implicam que tanto as mulheres quanto os homens foram cheios do Espírito e falaram em “línguas”.

Seus jovens terão visões. As “visões”, que implicam a plena atividade do poder espiritual, são consideradas pertencentes aos profetas mais jovens. No estado mais calmo da idade mais avançada, a sabedoria veio, como no discurso de Eliú, “em um sonho, em visões da noite, quando o sono profundo cai sobre os homens” (Jó 33:15).

Comentário de Matthew PooleAtos 2:17

Nos últimos dias. No tempo do Messias, chamado frequentemente nos últimos dias, 2 Timóteo 3:1; Hebreus 1:2; 2 Pedro 3:3; como também chamado da última vez, 1 Pedro 1:5; 1 Jo 2:18 e Juízes 1:18; porque agora estamos sob a última e mais perfeita dispensação das coisas de Deus, e nenhuma outra deve ser procurada até a consumação de todas as coisas. 

Derramarei do meu Espírito. Antes que o Espírito fosse dado em medidas menores, e comparativamente, mas por gotas, um pouco aqui e um pouco ali. Agora mais largamente, até mesmo para transbordar. Sobre toda a carne. Todos os tipos de homens, tanto gentios quanto judeus, ao contrário de sua orgulhosa presunção, de que Deus não habitava em ninguém fora da terra de Israel. Filhas profetizarãocumprido na profetisa Ana, Lucas 2:36, e nas quatro filhas de Filipe, Lucas 21:9. 

Visões – Anteriormente, essas eram representações mais íntimas de suas mentes, como as de Isaías e Jeremias; ou mais externamente, aos olhos corporais, como era o de Belsazar, Daniel 5:5, e como Pedro tinha, Atos 10:11.

Sonhos por sonhos Deus às vezes manifestava sua vontade, como a José; mas isso é por Pedro acomodado aos tempos do evangelho. Os profetas falaram adequadamente àqueles a quem pregaram; e o apóstolo entende corretamente por essas expressões, a revelação múltipla e mais clara da vontade de Deus em Cristo.

Exposição de Gill de toda a Bíblia

Atos 2:17 – E acontecerá nos últimos dias… Em Joel é, “depois”; em vez disso, Pedro coloca “nos últimos dias”. O sentido é o mesmo que designa os tempos do Messias. Pois de acordo com uma regra do mesmo escritor em Isaías 2: 2, onde pretende mencionar os últimos, os dias do Messias.

Diz Deus – ou “o Senhor”, como dizem as versões Vulgata Latina e Etíope. Esta cláusula é adicionada por Pedro e não está em Joel; e com muita razão, pois o que se segue são as palavras de Deus falando em sua própria pessoa:

Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne. – Não “sobre todo animal”, como a versão etíope a traduz: isso é estender demais o sentido, pois a interpretação que o escritor judeu acima mencionado dá, limita-o demais, restringindo-o ao povo de Israel. Sendo uma máxima para eles, que a Shekinah não habita senão na terra de Israel.

Vossos filhos e vossas filhas profetizarão: ou predizem o que está por vir, como Ágabo e as quatro filhas de Filipe, o Evangelista, Atos 21:9.

E vossos jovens terão visões. – Como Ananias, Atos 9:10, e Pedro, Atos 10:17 e Paulo quando jovem, Atos 22:17 e João, o mais jovem dos apóstolos, Apocalipse 1:10, embora ele tivesse anos, quando teve as visões nas Revelações:

E vossos velhos terão sonhos. – Ou terá visões noturnas, como Paulo em Troas, Atos 16:9 e em sua viagem quando no mar, Atos 27:23. A ordem das palavras se inverte, esta última cláusula é a primeira em Joel; talvez a mudança se faz, porque os apóstolos eram jovens, sobre os quais o Espírito foi derramado; e a coisa era mais maravilhosa que assim deveria ser, do que se eles fossem velhos.

Comentário Batalhando pela fé

Atos 2:17 – E vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e vossos jovens terão visões, e vossos velhos terão sonhos: Joel agora começa a mencionar outras bênçãos que viriam como resultado deste derramamento do Espírito. O termo “profetizar” significa falar da mente e do conselho de Deus. “Ter visões” e “sonhar sonhos” são referências às maneiras pelas quais Deus Se revelou aos profetas no passado. A indicação é que Deus pretende continuar a revelar Sua vontade ao homem, mas agora não haverá parcialidade quanto a judeu ou gentio, homem ou mulher, jovem ou velho, escravo ou livre.

Estudo visão geral de Atos

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo