Mateus 18:3 Significado de “se tornarem como crianças”

Mateus 18:3 – ACF

“E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como meninos, de modo algum entrareis no reino dos céus.”

Traduções Bíblicas de Mateus 18:3

NAA – Mateus 18:3

“E disse: Em verdade lhes digo: se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças, de maneira nenhuma entrarão no Reino dos Céus.”

PUBLICIDADE

NVI – Mateus 18:3

“E disse: Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus.”

NVT – Mateus 18:3

“Em seguida, disse: Eu lhes digo a verdade: a menos que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos céus.”

Explicação e Comentário de Mateus 18:3

Os discípulos fizeram a pergunta: “Quem é então o maior no Reino dos Céus” (Mt 18:1)? A pergunta mostra que os discípulos ainda não são completamente do Reino dos Céus. 

O Reino dos Céus não é um lugar onde os membros consideram sua própria grandeza. Não há pontuação. Não existem “grandes” (Mc 10:42). 

No reino de Satanás, o domínio das trevas, o mundo, as pessoas lutam e se agarram para subir as escadas de status e importância. Essa é uma forma de autojustificação que não tem mérito na economia de Jesus.

Deus colocará certas pessoas em certas posições de autoridade como ele quiser (Mt 19:28), mas nunca é para elevar uma em importância e valor em detrimento de outra. Jesus sempre apontou para as crianças como um exemplo de como ser cidadãos de seu Reino. 

A fé infantil é uma virtude. A confiança infantil no Pai é uma virtude, mas isso é tão contra cultural e contrário à natureza de satanás no incrédulo que os discípulos não chegariam perto de vivê-la até depois de Pentecostes, quando capacitados pelo Espírito Santo.

É tão bom confiar em Deus como uma criança confiaria em seu bom e poderoso (para a criança) pai terreno. As crianças confiam em seus pais por sabedoria, provisão, proteção, ordem e visão. 

PUBLICIDADE

Os cristãos que aprendem a confiar em seu Pai Celestial da mesma forma viverão uma vida abundante (Jo 10:10) e levarão o jugo leve de Cristo (Mt 11:30).

Interpretação de Mateus 18:3, as partes chave do versículo:

“E ele disse: Em verdade vos digo”

Novamente, Jesus faz esta declaração em resposta à pergunta levantada pelos discípulos sobre quem seria o maior no Reino de Deus. 

Chamando uma criança para si, ele diz: “Em verdade te digo…” Jesus sempre falava a verdade, mas quando ele acentuava sua declaração com “verdadeiramente” ou “verdadeiramente, verdadeiramente”, o que se seguia era um princípio bíblico fundamental.

“a menos que vocês mudem e se tornem como crianças”

É fascinante que Jesus esteja falando com seus discípulos quando ele diz isso. Eles estavam com Jesus, mas não haviam entrado no Reino, e não o fariam até que mudassem. Jesus disse a Nicodemos que ele “deve nascer de novo” para entrar no Reino (Jo 3:3). 

Isso significa que ser regenerado vem com essa semelhança de criança. Para buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça (Mt 6:33), é preciso ser capaz de “ver o Reino”. Para ver o Reino, é preciso mudar.

“você nunca entrará no Reino dos Céus”.

Como é triste ver o Reino, mas nunca entrar nele. A porta é estreita, assim como o caminho (Mt 7:13). 

Tornar-se como crianças no sentido de que Jesus está falando requer que alguém pegue sua cruz e siga os passos de Cristo, morrendo para si mesmo, crucificado com e escondido em Cristo (Gl 2:20). Devemos deixar a auto importância e confiar em nosso Pai com tudo.

PUBLICIDADE

Comentários sobre o que Significa Mateus 18:3

Comentários sobre o que Significa Mateus 18-3

Comentário de Beacon (Contexto)

A importância dessa breve seção sobre a humildade pode se entender pelo fato de se encontrar nos três Evangelhos Sinóticos (Mc 9:33-37; Lc 9:46-48). Ela também foi repetida em várias passagens desses livros (veja Mt 20:26-27; 23:11; Mc 10:15,43-44; Lc 18:17; 22.26).

Podemos construir um sólido argumento em defesa da proposição de que Jesus enfatiza mais a humildade do que qualquer outra virtude cristã. Um dedicado estudante dos Evangelhos se sentirá cada vez mais impressionado com esse fato.

Marcos nos dá o cenário dessa seção. Os discípulos haviam discutido durante todo o trajeto para Cafarnaum sobre quem seria o maior (Mc 9:33). Em Mateus, os discípulos se aproximam de Jesus e fazem a pergunta: Quem é o maior no Reino dos céus? Eles perguntaram isso na mesma hora (1) – literalmente, “naquela hora”. Isso sugere que os acontecimentos imediatamente precedentes deixaram o grupo empolgado sobre a possibilidade de o Reino estabelecido na terra dentro de pouco tempo. Eles eram como os políticos desse mundo, que estão sempre fazendo manobras para conseguir alguma posição de destaque.

Ao responder à pergunta deles, Jesus chamou a si uma criança (2). Temos aqui uma visão da ternura do Mestre. As crianças não tinham medo dele; ao contrário, sentiam-se atraídas pela sua pessoa.

Beacon comenta e explica Mateus 18:3

Solenemente, Ele disse (Em verdade vos digo) que não poderiam entrar no Reino dos céus se não vos converterdes (3). Essa palavra quer dizer, literalmente, “voltar-se”.

Abbott-Smith sugere para essa passagem o sentido metafórico de “mudança”.Thayer sugere “abandonar o curso de sua própria conduta, isto é, mudar o seu pensamento”. Arndt e Gingrich dizem que essa expressão, nesse contexto, significa “abandonar; mudar interiormente, convertido”.

No grego, a expressão de modo algum tem um duplo sentido negativo, com a finalidade de aumentar a ênfase. Ela tem a conotação de “nunca deverá (ou, de maneira alguma) entrar”.

Os discípulos estavam falando sobre quem seria o maior no Reino. Jesus disse: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus”.

PUBLICIDADE

Os discípulos precisavam “mudar” sua atitude, “abandonar” seus pensamentos orgulhosos e ambiciosos.

Lukyn Williams observa: “A conversão mencionada aqui está restrita a uma mudança do atual estado de espírito – através de uma nova direção dada aos pensamentos e desejos”.

Shank traduz essa frase: “A não ser que estejais completamente mudados em atitude e vos tornado como criancinhas”.

Comentário de Ellicott

A menos que sejais convertidos. A palavra inglesa expressa a força do grego, mas a “conversão” mencionada não foi usada no sentido definitivo e semi técnico das experiências religiosas posteriores. O que era necessário era que eles “desviassem” de sua ambição egoísta e recuperassem, a esse respeito, a relativa inculpação das crianças.

Não entrareis no reino dos céus. A força das palavras ditas aos Doze dificilmente pode ser exagerada. Eles estavam disputando a precedência no reino, e nessa mesma disputa eles estavam mostrando que não estavam realmente nele. Era essencialmente espiritual, e sua primeira condição era a abnegação de si mesmo. As palavras pelo menos nos ajudam a entender a linguagem mais misteriosa de João 3:3; João 3:5, quanto ao “novo nascimento” da água e do Espírito, que, pelo menos, um dos disputantes deve, com toda a probabilidade, ter ouvido.

Comentário de Benson Mateus 18:3

E disse: Em verdade vos digo – O que digo é uma verdade indubitável e mais importante, uma verdade que você deve não apenas acreditar firmemente, mas seriamente colocar no coração: a menos que você se converta – Afastado dessas visões mundanas e carnais e desejos; e torne-se como criancinhas – “Livre de orgulho, cobiça e ambição, e se assemelhe a eles em humildade, sinceridade, docilidade e desapego de afeto das coisas da vida presente, que excitam a ambição de homens adultos”, você será tão longe de se tornar o maior em meu reino, que nem mesmo entrareis nele. 

Observe bem, leitor, o primeiro passo para entrar no reino da graça é tornamo-nos como criancinhas: humildes de coração, sabendo-nos totalmente ignorantes e desamparados, e totalmente dependentes de nosso Pai que está nos céus, para suprir todas as nossas necessidades. 

Podemos ainda afirmar, a menos que sejamos convertidos das trevas para a luz e do poder de Satanás para Deus: a menos que sejamos inteiramente, interiormente mudados e renovados à imagem de Deus, não podemos entrar no reino da glória. Assim, todo homem deve ser convertido nesta vida, ou nunca poderá entrar na vida eterna. 

PUBLICIDADE

Exposição de Gill de toda a Bíblia

E disse, em verdade vos digo… Você pode tomar isso como uma certa verdade, e o que pode ser dependente, que a menos que sejais convertidos. Daquela noção grosseira de um reino temporal e de desfrutar de grande grandeza e felicidade externa neste mundo; e de todas as suas visões vãs de honra, riqueza e luxúrias, e torne-se como criancinhas.

O árabe traduz “como esta criança”. Isto é, a menos que você aprenda a ter uma opinião humilde e modesta de si mesmo, não tenha inveja um do outro e abandone todas as contendas sobre primazia e preeminência, e todas as suas visões ambiciosas de um ser maior que outro, em vão; reino temporal esperado; coisas que não se encontram em criancinhas, embora não livres de pecado em outros aspectos, não entrareis no reino dos céus.

Estudo em vídeo de Mateus cap. 14-28

Entre no grupo e receba novidades em primeira mão!
Entrar no grupo

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São servos de Deus capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo