Quais são os sinais e maravilhas do fim dos tempos?

Os sinais e maravilhas do fim dos tempos na Bíblia são avisos que o fim está próximo.

A temporada de furacões está chegando novamente. As doenças continuam a devastar nossa saúde global. Os incêndios florestais se espalharam para o oeste e os gafanhotos invadiram a Nova Inglaterra no verão passado. 

Afinal, esses sinais e maravilhas do fim dos tempos são profetizados em Apocalipse? Eles são outra ocorrência das pragas que Deus enviou ao Faraó do Egito? Sinais e maravilhas eram eventos regulares nos tempos bíblicos. 

As Escrituras estão repletas de passagens que descrevem sinais e maravilhas para o futuro. Vejamos então…

Onde a Bíblia usa a frase “sinais e maravilhas”?

Sinais e maravilhas no Antigo Testamento

No livro do Êxodo do Antigo Testamento, Moisés realizou milagres planejados por Deus para abrandar o coração do faraó. 

O início das pragas convenceu o Faraó a temer o Deus dos israelitas e deixar Seu povo sair do Egito. Deus instruiu Moisés nessas pragas, sinais e maravilhas de Seu poder. 

A maravilha do cajado de Moisés se transformando em uma cobra foi seguida pelo rio Nilo se transformando em sangue. Moscas e gafanhotos invadiram o Egito, entrando nas casas das pessoas. 

Com cada praga sucessiva, Faraó apertou seu cruel controle sobre os israelitas escravizados no Egito, mas após a praga final, Faraó libertou os israelitas da escravidão (Êxodo 7:8-11). 

Os profetas do Antigo Testamento relembraram os sinais e maravilhas que levaram ao Êxodo do Egito e previram mais maravilhas na jornada dos hebreus. 

Como Jeremias declarou aos judeus cativos na Babilônia, eles tinham um Deus, “o qual tem feito sinais e prodígios na terra do Egito até o dia de hoje, tanto em Israel como entre todas as nações” (Jeremias 32:20) .

Como a Bíblia de Estudo NIV observa, o profeta Daniel viu sinais e maravilhas que incluíam visões de “bestas”, que ele interpretou para prever com precisão futuros esquemas políticos e ações militares dos reis, após o cativeiro babilônico (Introdução a Daniel).  

E o profeta Joel predisse que nos últimos dias:

“Acontecerá depois disto que derramarei o Meu Espírito sobre toda a humanidade; E vossos filhos e filhas profetizarão, vossos velhos terão sonhos, vossos jovens terão visões” (Joel 2:28-32) 

Sinais e maravilhas no Novo Testamento

Sinais e maravilhas do fim dos tempos, destinados a edificar a fé, encorajar a obediência e mostrar o amor de Deus continuam no Novo Testamento da Bíblia Sagrada

Liderando a igreja primitiva, o Apóstolo Paulo citou o profeta Joel do Antigo Testamento, quando escreveu que Deus

“derramaria o seu espírito… mostrará maravilhas em cima no céu, e sinais embaixo na terra; sangue, fogo e vapor de fumaça” (Atos 2:17-19). 

E em Atos 4:30, Paulo escreveu:

“Estendendo a mão para curar; e que sinais e prodígios sejam feitos pelo nome de teu santo filho Jesus”. 

A Bíblia de Estudo NIV observa que a visão de Paulo prediz parte da visão do Apocalipse de João, embora Paulo tenha escrito o Livro dos Atos em meados do primeiro século e João tenha escrito o Apocalipse na última parte do primeiro século. 

Qualquer que fosse a linha do tempo, profetas e apóstolos estavam cientes dos sinais e milagres que mostravam a presença de Deus e Jesus no mundo.

Quais são os “sinais e maravilhas do fim dos tempos” que Jesus revela?

Maravilhas como uma hoste celestial de anjos cantando para pastores e uma nova estrela levando os magos ao local do nascimento de Jesus, acompanharam o nascimento de Jesus. 

No entanto, uma virgem solteira dando à luz ao Salvador do mundo é o maior milagre da Bíblia. Jesus veio em forma humana como filho de Deus para curar nossas feridas espirituais, físicas e emocionais. Essa é, portanto, a maior maravilha da Bíblia e o maior sinal do amor de Deus.

O ministério de Jesus na terra, como lemos nos Evangelhos, foi seguido por grandes multidões esperando testemunhar milagres ou buscar um milagre para si mesmas. 

Jesus fez os coxos andarem, os cegos verem e os possuídos de espíritos malignos, libertos. Todos na multidão, no entanto, não acolheram seus milagres. 

Os fariseus ficaram consternados com os milagres aparentemente aleatórios de Jesus e sua cura dos doentes (física e espiritualmente) no sábado. Um evento milagroso pode unificar as pessoas, ou pode dividi-las. Basicamente, divide-se em crentes e não crentes.

Jesus advertiu Seus discípulos de que deveriam avaliar os milagres dos falsos profetas:

“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.” (Mateus 24:24)

Lembre-se de que os magos do faraó foram capazes de realizar as três primeiras maravilhas que Moisés realizou em Êxodo.

Em uma nota mais positiva, Jesus também disse a seus discípulos:

“Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14:11-12)

Ele estava capacitando seus seguidores para curar a si mesmos e aos outros, encontrar comida e abrigo em tempos de escassez e encontrar a graça de amar o próximo, não importa quem ou quão diferente ele seja de você, siga os passos de Jesus.

Que sinais e maravilhas do fim dos tempos estão no livro de Apocalipse?    

Em contraste com os bondosos milagres do ministério de Jesus, os sinais e maravilhas do fim dos tempos, descritos no Apocalipse de João são uma casa regular de horrores. 

Bestas vorazes surgem do mar e da terra. Um “abismo” eventualmente detém Satanás. O mar se transforma em sangue. Fogo, fumaça e enxofre matam pessoas. Existem tratamentos nitidamente diferentes para cristãos perseguidos e mártires fiéis de Deus. Não parece bom para aqueles que Deus considera pecadores. 

Os sinais e maravilhas das revelações na natureza e na civilização são entendidos como inaugurando um apocalipse, um tempo em que Deus encerra uma era e começa outra. 

Os cristãos não precisam temer um apocalipse, no entanto, porque após o fim desta era, virá um tempo em que toda a criação será restaurada, e os fiéis seguidores de Cristo acolherão o reino sem fim de Deus. 

O Apocalipse de João traz uma mensagem da graça e do amor de Deus. 

Jesus disse 

“Pois qual é maior: quem está à mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós sou como aquele que serve. E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações.” (Lucas 22:27-28)

Que sinais e maravilhas do fim dos tempos, nos dão esperança?    

Desde o primeiro milênio até agora, houve mais de 200 previsões registradas do fim do mundo. O maior número de previsões ocorreu durante o século XX. Algumas pessoas pensavam que a Segunda Guerra Mundial estava levando ao fim do mundo. 

Mais recentemente, as pessoas temiam que o novo milênio em 2000 acabaria com o tempo como o conhecemos. 

Contudo, não temos ideia de quando essa era terminará. 

Jesus disse:

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” (Mateus 24:36)

Visões surpreendentes e ocorrências maravilhosas de natureza mais pessoal revelam a presença de Deus em sua vida. Deus nos alcança em sinais e maravilhas que chamam nossa atenção e nos levam a louvá-lo e a obedecê-lo. 

Um sinal da misericórdia de Deus pode chegar até você através de outra pessoa. A pessoa certa está lá para ajudá-lo em um momento de desespero, ou uma pessoa da equipe médica de um hospital diz palavras que lhe dão esperança. 

Ou uma maravilha pessoal pode vir na forma de um sonho ou pensamento persistente de vigília, dando-lhe uma nova direção. 

Esses sinais e maravilhas são bênçãos de uma vida cristã. Ocorrências que parecem boas demais para ser verdade nos fazem perceber que em meio ao caos da vida, um Deus cuida de nós, nos conduzindo com sinais impressionantes de seu amor.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo