Estudo sobre quem é o Espírito Santo: Funções e Características

O Espírito Santo possui natureza divina. Embora seja identificado como a terceira pessoa da Trindade, Ele não ocupa posição inferior ou superior, pois compartilha dos mesmos atributos do Pai e do Filho.

Ele é uma Pessoa com natureza divina, com a mesma essência e dignidade do Pai e do Filho (João 14:16-17). Possui todos os atributos que caracterizam tanto a personalidade quanto a divindade, como intelecto, sentimentos, vontade, eternidade, verdade absoluta, presença em todo lugar, conhecimento total e poder ilimitado.

Enquanto o Pai está no céu e o Filho à sua direita, o Espírito Santo habita na vida de todo aquele que pertence a Cristo. Ou seja, Ele vive no interior de cada pessoa salva por meio de Jesus.

Antes de iniciarmos, precisamos entender que não podemos saber tudo sobre Deus, mas apenas àquilo que nos é revelado pelas escrituras sagradas. Esse é nosso propósito nesse estudo.

Quem é o Espírito Santo e qual é a sua atuação?

E qual é sua influência na vida dos salvos? Qual o seu papel em nosso cotidiano?

O primeiro contato que temos com o Espírito Santo acontece quando Ele nos confronta com nossos pecados e nos faz perceber que não podemos continuar afastados de Cristo. Ele fala ao nosso coração sobre o juízo reservado àqueles que morrem sem salvação (João 16:8-11).

Depois do arrependimento, na experiência da salvação, o Espírito Santo nos transforma interiormente, e assim passamos a perceber e valorizar as coisas espirituais de Deus (João 3:1-16; Atos 2:38).

10 Características e Funções do Espírito Santo na vida do crente

O Espírito Santo é o agente divino que trabalha na salvação, na santificação e na capacitação do cristão. A seguir estão dez maneiras pelas quais o Espírito Santo opera na vida dos crentes.

1. O Espírito Santo como ajudante e ensinador

Em João 14:26, Jesus prometeu aos seus discípulos que o Espírito Santo, enviado pelo Pai em seu nome, os ensinaria todas as coisas e os faria lembrar de tudo o que Ele disse enquanto estava na terra.

A palavra grega “Parakletos” significa “Ajudante“, “Advogado” e “Consolador“. Ou seja, é como um “assessor jurídico“.

O Espírito Santo, como Ajudante, fornece conselhos sábios aos seguidores de Cristo, lembrando-os dos ensinamentos de Jesus e guiando-os em toda a verdade.

De uma forma prática, Ele nos ajuda a entender a Bíblia e colocar em prática seus ensinamentos.

2. Convence o mundo do pecado

O Espírito Santo convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo, de acordo com as palavras de Jesus em João 16:7-8. Essa convicção acontece quando o Espírito de Deus trabalha no coração da pessoa, mostrando-lhe que é pecadora e precisa de salvação em Cristo.

Ele também convence a pessoa da justiça de Deus, mostrando que Ele é justo e que somente em Cristo pode ser justificada. E, por fim, Ele os convence do julgamento, mostrando que há consequências eternas para as escolhas nesta vida.

3. Habita nos crentes e os enche

Como já dissemos, o Espírito Santo passa a habitar na vida do cristão após a conversão. Além disso, Ele também os enche, dando-lhes poder e capacidade para viverem uma vida santa e eficaz para Deus.

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Efésios 5:18

4. Fonte de revelação, sabedoria e poder

Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

1 Coríntios 2:10

O Espírito de Deus é a fonte de revelação, sabedoria e poder para os crentes. Ele perscruta todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de Deus, e as revela aos crentes.

Os cristãos têm acesso a esse poder, revelação e sabedoria por meio do Espírito Santo, que ilumina os crentes para que possam conhecer a esperança da salvação e sua herança em Cristo.

Um exemplo disso, quando Paulo orou para que os crentes em Éfeso recebessem o Espírito de sabedoria e revelação para que pudessem conhecer a Deus melhor.

5. Guia para toda a verdade e conhecimento do que está por vir

O Espírito Santo é o guia para a verdade e conhecimento do que está por vir. Ele ajuda os crentes a entender as Escrituras e a compreender a vontade de Deus.

Além disso, o Espírito de Deus ajuda os crentes a discernir o bem do mal, a tomar decisões sábias para que possam permanecer firmes na fé. Vemos isso em 1 João 2:27, que diz:

“Quanto a vocês, a unção que receberam dele permanece em vocês, e não precisam que alguém os ensine; mas, como a unção dele os ensina acerca de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, permaneçam nele, como ele os ensinou”.

Portanto, o Espírito Santo é o guia perfeito e confiável que os crentes têm para entender a vontade de Deus e serem capacitados para viver de acordo com ela.

6. Concede dons espirituais aos crentes

O Espírito Santo concede dons espirituais aos crentes para edificação do corpo de Cristo. Por exemplo, dons de sabedoria, conhecimento, fé, cura, milagres, profecia, discernimento de espíritos, falar em línguas e interpretação de línguas, entre outros.

Cada dom é dado pelo Espírito Santo, conforme Ele deseja, para que possamos servir uns aos outros e ao reino de Deus de maneira eficaz. Conforme Paulo explica em 1 Coríntios 12:4-6:

“Há diferentes tipos de dons, mas o mesmo Espírito distribui a todos. Há diferentes tipos de serviço, mas o mesmo Senhor. Há diferentes tipos de trabalhos, mas em todos eles e em todos os lugares é o mesmo Deus que realiza tudo em todos.”

7. Selo na vida dos crentes

O Espírito Santo é a marca de identificação dos crentes como filhos de Deus. Assim como um selo atesta a autenticidade e a propriedade de algo, o Espírito de Deus confirma nossa salvação e pertencimento a Cristo. Ele é um depósito que garante nossa herança e redenção até o dia da volta de Cristo.

Ao crermos no evangelho da verdade, somos marcados pelo Espírito Santo da promessa como propriedade de Deus. Esse selo é um testemunho da nossa fé e uma prova da fidelidade de Deus em cumprir suas promessas.

“E também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”.

Efésios 1:13-14

8. Ajuda em nossa fraqueza e intercede por nós

“E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” – Romanos 8:26

O Espírito Santo é nosso ajudador em momentos de fraqueza e incerteza, quando não sabemos o que fazer ou pedir a Deus. Ele intercede por nós com gemidos inexprimíveis e de acordo com a vontade de Deus.

Ás vezes, não sabemos como orar, mas quando temos um coração sincero e rendido ao Senhor, Ele nos ajuda através do Seu Espírito.

Porque Deus conhece a mente do Espírito, e assim podemos ter confiança de que nossas orações são ouvidas e respondidas de acordo com os planos de Dele para nossas vidas.

9. Regenera os crentes e os concede a vida eterna

O Espírito Santo trabalha na regeneração do cristão. Ou seja, transformando em uma nova criatura. Além disso, o Ele concede a vida eterna como um presente gratuito da graça de Deus. Ele é o selo da promessa de Deus em nossas vidas, garantindo a nossa herança eterna e a redenção final.

“Mas, quando apareceu a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens, não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por sua graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna”.

Tito 3:4-7

10. Santifica e possibilita bons frutos para o cristão

O Espírito Santo nos capacita a viver uma vida santa e produzir bons frutos. É por meio da obra do Espírito que podemos obedecer a Deus e a fazer a Sua vontade. Ele nos guia e nos capacita a viver uma vida piedosa, transformando-nos em pessoas melhores nos tornando mais parecidos com Cristo.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito”

Gálatas 5:22-25

A personalidade do Espírito Santo

A personalidade do Espírito Santo se revela com clareza ao longo de toda a Bíblia. Ele se apresenta como alguém com vontade própria, intelecto e emoções, atributos que distinguem uma pessoa de uma força impessoal como a gravidade ou o magnetismo.

Mesmo não tendo corpo físico, Ele é um ser pessoal. Sua natureza espiritual não o torna menos real ou atuante; pelo contrário, Ele age com plena consciência e intencionalidade. Do mesmo modo que o Pai, o Espírito é espírito e também pessoa, pois manifesta intelecto, emoções e vontade.

1. O Espírito Santo demonstra emoções

  • Ele pode ser profundamente entristecido (Efésios 4:30):

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”

  • Ama com intensidade e entrega (Romanos 15:30):

“E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus.”

  • Intercede diante do Pai em nosso favor com gemidos (Romanos 8:26):

“Da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

  • Sente tristeza diante da rebeldia do povo (Isaías 63:10):

“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.”

  • Consola e conforta como um defensor fiel (Atos 9:31):

“As igrejas em toda a Judéia, Galiléia e Samaria tinham paz, eram edificadas e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo.”

2. O Espírito Santo possui intelecto e entendimento

  • Ele manifesta sabedoria (João 14:26):

“O Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará todas as coisas e fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.”

  • Revela sua vontade (Atos 16:7):

“E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu.”

  • Sente tristeza (Isaías 63:10):

“Mas eles foram rebeldes, e contristaram o seu Espírito Santo; por isso se lhes tornou em inimigo, e ele mesmo pelejou contra eles.”

  • Ensina verdades espirituais (João 14:26):

“O Consolador, o Espírito Santo, ensinará todas as coisas…”

  • Conduz e orienta os fiéis (Gálatas 5:18):

“Se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.”

  • Confirma a identidade dos filhos de Deus (Romanos 8:16):

“O Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

3. O Espírito Santo age com vontade própria

  • Chama os perdidos à salvação (Apocalipse 22:17):

“O Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem… quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.”

  • Escolhe e envia líderes para o ministério (Atos 13:2-4):

“Enquanto serviam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separem para mim Barnabé e Saulo para a obra que os chamei. Então, jejuando, orando e impondo as mãos sobre eles, os enviaram. E, enviados pelo Espírito Santo, partiram para Selêucia e navegaram até Chipre.”

  • Impediu Paulo de pregar em determinada região (Atos 16:6-7):

“Passando pela Frígia e pela região da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de pregar na Ásia. Ao chegar à Mísia, tentaram ir para Bitínia, mas o Espírito não permitiu.”

  • Ajuda os fiéis na oração (Romanos 8:26):

“O Espírito auxilia nossas fraquezas; pois não sabemos orar como convém, mas Ele intercede por nós com gemidos que palavras não expressam.”

  • Opera a santificação dos crentes (Romanos 15:16):

“Para que os gentios se tornem oferta aceitável, santificada pelo Espírito Santo.”

Versículos sobre o Espírito Santo

O Espírito Santo de Deus no Antigo Testamento

No Antigo Testamento, já se observa Sua atuação desde os primórdios. Ele esteve presente na criação do universo, no desenvolvimento da vida e na organização do mundo:

“A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava sobre as águas.” – Gênesis 1:2

“Envias o teu Espírito, eles são criados, e assim renovas a superfície da terra.” – Salmo 104:30

Na criação do ser humano, também foi o Espírito quem concedeu vida:

“O Espírito de Deus me formou, e o sopro do Todo-Poderoso me deu vida.” – Jó 33:4

Ele operou de maneira direta na vida de líderes como juízes, reis, sacerdotes e profetas, capacitando-os para cumprir seus chamados:

“O Espírito do Senhor falou por meu intermédio, e sua palavra estava em minha boca.” – 2 Samuel 23:2

“Mas eu estou repleto da força do Espírito do Senhor, de justiça e poder, para denunciar a transgressão de Jacó e o pecado de Israel.” – Miqueias 3:8

O Espírito Santo de Deus no Novo Testamento

Ele esteve presente no nascimento do Salvador, conforme o testemunho do anjo registrado por Lucas:

“O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te envolverá; por isso, o ente que há de nascer será chamado Filho de Deus.” – Lucas 1:35

O Espírito também guiou e capacitou os autores do Novo Testamento a registrar fielmente os eventos da vida e obra de Cristo (Lucas 1:1-4; João 21:25).

No livro de Atos, a atuação do Espírito é tão forte que muitos se referem a ele como Atos do Espírito Santo.

A obra do Espírito Santo no evangelho de Lucas

  1. João Batista seria cheio do Espírito desde o ventre (Lucas 1:15)
  2. O Espírito Santo veio sobre Maria para conceber Jesus (Lucas 1:35)
  3. Isabel foi tomada pelo Espírito (Lucas 1:41)
  4. Zacarias profetizou cheio do Espírito (Lucas 1:67)
  5. O Espírito repousava sobre Simeão (Lucas 2:25)
  6. Simeão foi revelado pelo Espírito que veria o Messias (Lucas 2:26)
  7. Ele foi conduzido pelo Espírito ao templo (Lucas 2:27)
  8. Jesus saiu do Jordão cheio do Espírito (Lucas 4:1)
  9. Retornou à Galileia no poder do Espírito (Lucas 4:14)
  10. Proclamou: “O Espírito do Senhor está sobre mim” (Lucas 4:18)
  11. Regozijou-se no Espírito (Lucas 10:21)
  12. O Pai dará o Espírito àqueles que pedirem (Lucas 11:13)
  13. O Espírito ensinará o que devemos dizer (Lucas 12:12)
  14. Jesus orientou os discípulos a aguardarem o revestimento do poder do alto (Lucas 24:49)

O Espirito Santo em cada livro da Bíblia

  • Em Gênesis, Ele é o Espírito que participa da criação.
  • Em Êxodo, é o Espírito que conduz à redenção.
  • Em Levítico, revela-se como o Espírito que santifica.
  • Em Números, capacita os líderes para sua missão.
  • Em Deuteronômio, renova a aliança entre Deus e seu povo.
  • Em Josué, impulsiona a conquista da Terra Prometida.
  • Em Juízes, fortalece os libertadores levantados por Deus.
  • Em Rute, age como o Espírito que redime.
  • Em 1 Samuel, transforma corações.
  • Em 2 Samuel, escolhe Davi para reinar.
  • Em 1 Reis, repreende os pecados dos reis.
  • Em 2 Reis, conduz Elias e capacita Eliseu.
  • Em 1 Crônicas, confirma a linhagem escolhida de Davi.
  • Em 2 Crônicas, concede sabedoria a Salomão.
  • Em Esdras, atua na restauração dos exilados.
  • Em Neemias, move a reconstrução de Jerusalém.
  • Em Ester, traz livramento em tempos de perigo.
  • Em Jó, consola no sofrimento.
  • Em Salmos, inspira louvor e exultação.
  • Em Provérbios, orienta com sabedoria.
  • Em Eclesiastes, esclarece os dilemas da existência.
  • Em Cantares, revela o amor de Deus pela sua Igreja.
  • Em Isaías, manifesta-se com múltiplos atributos: purificador, justo, sábio, poderoso e temível.
  • Em Jeremias, adverte o povo a abandonar seus erros.
  • Em Lamentações, traz compaixão em meio à dor.
  • Em Ezequiel, revivifica os que estão secos e sem esperança.
  • Em Daniel, concede entendimento e discernimento espiritual.
  • Em Oséias, desce sobre Israel como orvalho.
  • Em Joel, é prometido a todos os povos.
  • Em Amós, convoca o povo a se encontrar com Deus.
  • Em Obadias, comunica os oráculos divinos.
  • Em Jonas, atua no arrependimento de Nínive.
  • Em Miqueias, denuncia o pecado e proclama a justiça.
  • Em Naum, fortalece em tempos de angústia.
  • Em Habacuque, renova a obra do Senhor.
  • Em Sofonias, anuncia o Dia do Juízo.
  • Em Ageu, exalta a glória da nova casa.
  • Em Zacarias, convence pelo poder do espírito e não pela força.
  • Em Malaquias, repreende o destruidor.
  • Em Mateus, é o Espírito que não deve ser ofendido.
  • Em Marcos, unge Jesus de Nazaré.
  • Em Lucas, enche João Batista, Isabel, Zacarias e move Simeão; unge Jesus e o conduz em seu ministério.
  • Em João, é o Consolador, o Espírito da Verdade.
  • Em Atos, desce com poder no Pentecostes.
  • Em Romanos, justifica os que creem.
  • Em 1 Coríntios, distribui dons espirituais à Igreja.
  • Em 2 Coríntios, promove a liberdade espiritual.
  • Em Gálatas, combate as obras da carne.
  • Em Efésios, sela os fiéis para o dia final.
  • Em Filipenses, comunica alegria verdadeira.
  • Em Colossenses, orienta o foco para o céu.
  • Em 1 Tessalonicenses, prepara a Igreja para o arrebatamento.
  • Em 2 Tessalonicenses, restringe a manifestação do mal.
  • Em 1 Timóteo, adverte sobre os tempos futuros.
  • Em 2 Timóteo, fortalece o obreiro na verdade.
  • Em Tito, regenera e renova os salvos.
  • Em Filemom, promove o perdão genuíno.
  • Em Hebreus, é o Espírito da graça.
  • Em Tiago, manifesta zelo pelo povo de Deus.
  • Em 1 Pedro, revela a glória divina.
  • Em 2 Pedro, inspira os escritores das Escrituras.
  • Em 1 João, confirma a divindade de Cristo.
  • Em 2 João, expressa o verdadeiro amor.
  • Em 3 João, reconhece os servos fiéis.
  • Em Judas, condena os enganadores.
  • Em Apocalipse, fala às igrejas e convida os sedentos a receberem vida.

Os atributos divinos do Espírito Santo

A Bíblia, muitas vezes, descreve o Espírito Santo de Senhor. Vamos explorar cada atributo:

  • Eterno (Hebreus 9:14)

“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?”

  • Onisciente (1 Coríntios 2:10)

“Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

  • Onipresente (Salmos 139:7-10)

Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? 8 Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também. 9 Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar.”

  • Onipotente (1 Coríntios 12:11)

“Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”

  • Imutável (Malaquias 3:6)

“Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.”

Como integrante da trindade:

  • O Pai é Deus (Mateus 6:8)

“Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes.”

  • O Filho é Deus (2 Pedro 1:1)

“SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo.”

  • O Espírito Santo é Deus (2 Coríntios 3:18)

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Obras divinas do Espírito Santo

  • Tomou parte na criação (Gênesis 1:2)

“E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo …Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.”

  • Produz novas criaturas (2 Coríntios 5:17)

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

  • Ressuscitou Cristo (Romanos 1:4)

“Declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor.”

  • Procede do Pai e do Filho (João 15:26)

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.”

Os símbolos do Espírito Santo na Bíblia

As Escrituras utilizam diversos símbolos para representar a pessoa e a atuação do Espírito Santo, cada um destacando aspectos únicos de sua presença e influência na vida dos fiéis. Este estudo se propõe a refletir sobre alguns desses símbolos e seus significados.

1. Pomba

Símbolo do Espírito Santo -pomba
Símbolo do Espírito Santo -pomba

No texto de João 1:32, é notável a descrição do Espírito assumindo a forma de uma pomba.

“E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.”

As características naturais da pomba a tornam uma representação adequada do Espírito Santo, enfatizando sua beleza, importância, pureza e notável sensibilidade. Além disso, a pomba é conhecida por sua inofensividade e serenidade.

Diversas passagens na Bíblia utilizam esse tipo de simbolismo para ilustrar a presença do Espírito Santo. Em Gênesis 1:2, por exemplo, o Espírito é comparado a um pássaro acariciando a criação como uma ave cuida de seu ninho. Outro exemplo está em Gênesis 8:6-12, onde Noé solta uma pomba da arca, revelando pelo menos duas representações simbólicas do Espírito Santo.

De fato, ao contrário do corvo, a pomba se recusa a ficar fora da arca, buscando um local limpo para pousar. Essa recusa simboliza a exclusividade do Espírito Santo, que habita apenas naqueles que foram purificados pelo sangue de Cristo.

A atitude da pomba, ao voltar com um ramo de oliveira, é um símbolo de esperança para os que estão na arca, prefigurando o Espírito Santo que traz a certeza da salvação para os que estão em Cristo. Assim, esses episódios bíblicos destacam vividamente a riqueza simbólica associada à representação do Espírito Santo na forma de uma pomba.

Se quer saber mais da pomba como símbolo do Espírito Santo, então veja esse artigo: Por que a pomba é um símbolo do Espírito Santo?

2. Óleo/Azeite como símbolo do Espírito

óleo símbolo da unção do Espírito

O óleo de oliva, também conhecido como azeite, foi extremamente importante na Palestina, sendo utilizado não apenas como alimento, mas também como remédio, fonte de luz e para unção. Esse recurso valioso é uma representação constante do Espírito Santo, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

No Livro de Êxodo (40:9-11), diz que o tabernáculo e os seus móveis devem ser consagrados com azeite. Como o tabernáculo simboliza Cristo, a unção com azeite representa a unção de Cristo pelo Espírito.

Em Êxodo 27:20-21, vemos que o interior do tabernáculo era iluminado com óleo de oliva. Essa luz, que simboliza o Espírito de Deus, é crucial para entendermos as grandezas de nosso Salvador. Sem essa luz divina, entender Cristo seria difícil.

No texto de Levítico (14:14-18), vemos que tanto o sangue quanto o azeite eram usados na purificação da lepra. Essa dupla ação de purificação sugere uma comparação entre o sangue de Cristo e a obra do Espírito Santo na transformação e cura do pecado.

Os profetas, sacerdotes e reis eram ungidos, mostrando que Cristo seria o supremo profeta, sacerdote e rei. Em Levítico 2:1, uma flor de farinha, que representa a carne perfeita de Cristo, é ungida com azeite, que simboliza o Espírito Santo.

Além disso, na Bíblia, o óleo é muitas vezes ligado a curas (Isaías 1:6; Lucas 10.34; Marcos 6:12-13). Isso mostra como o Espírito Santo opera espiritualmente, trazendo cura e restauração, assim como o óleo era usado antigamente para tratamentos terapêuticos.

3. Água

pomba Símbolo da água

A água é frequentemente usada como um símbolo do Espírito Santo na salvação. Ela é também a fonte da vida. Sem água, o mundo seria árido e sem vida. Da mesma forma, é a presença do Espírito que traz vida e frutos espirituais para nossas vidas (Gálatas 5:22; Isaías 44:3; Atos 2:37).

A terra tem abundância de água. Da mesma forma, os remidos também têm uma fonte abundante do poder do Espírito (João 7:38).

É necessária água para a limpeza. O Espírito Santo limpa nossos corações na regeneração e continua a nos purificar quando nos aproximamos diariamente do nosso Pai celestial (Tito 3:5; Êxodo 29:4).

O Espírito Santo é como uma água viva fluindo de um rio constante. Ele é muito superior aos poços e poças estagnadas deste mundo em todas as formas.

Enquanto os prazeres desta vida desaparecem, o Espírito de Deus continua sendo uma fonte interior de vida e alegria (João 4:14; 7:37-39).

4. Vento

vento do espirito de deus

O vento é um símbolo especial do Espírito porque a palavra “espírito” também pode ser traduzida como “vento”. Nosso Senhor usa o vento como um símbolo do Espírito (João 3:8).

O vento é invisível em sua ação, mostrando como é insensato ligar a regeneração a sinais visíveis como o batismo.

O vento não é controlado pelos homens, assim como o Espírito Santo é soberano em Suas obras.

Sentimos a presença do vento por sua influência, assim como reconhecemos a presença do Espírito Santo por Sua influência em nossos corações.

O vento é poderoso (Atos 2:1-2), e o Espírito Santo pode quebrar até os corações mais endurecidos.

Assim como o vento move um barco à vela, o Espírito de Deus inspirou aqueles que escreveram as Escrituras (2 Pedro 1:21).

Da mesma forma que o vento seco pode murchar a beleza da natureza, o Espírito Santo pode secar o coração orgulhoso através de Sua obra de convicção (Isaías 40:6-7).

5. Fogo

fogo simbologia bíblica espírito

Em Atos 2:3, vemos que o fogo era um sinal da presença do Espírito. Também vemos no Antigo Testamento que o fogo é uma evidência da presença do Senhor (Êxodo 3:2), da aprovação do Senhor (Levítico 9:24) e proteção do Senhor (Êxodo 13:21).

Em Apocalipse 4:5, o Espírito é representado por sete lâmpadas de fogo.

O número sete pode ser confuso para algumas pessoas, mas parece se referir ao completo e perfeito conhecimento concedido a Cristo, o Ungido de Deus (Isaías 11:1-4; Apocalipse 5:6).

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

Estudos e esboços de pregação sobre o Espírito Santo

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São servos de Deus capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

21 Comentários

  1. Paz a todos, só quero fazer uma observação, o Espirito Santo não batiza com Espirito Santo e sim Jesus, o Espirito Santo é o elemento e Jesus o batizador

  2. Gostei muito do trabalho de vocês na verdade, todos nós que gostamos de fazer palestras em nossos grupos e para onde somos convidados, precisamos de todos estes conhecimentos que vocês colocaram com muita precisão. PARABENS MESMO PELO TRABALHO DE VOCÊS.

  3. Que a graça de Deus esteja com vocês sempre fiz tudo maravilhoso meu coração se alegrou meu espírito se fortaleceu em Deus e na presença dos Espírito Santo gratidão é isso que precisamos nos encher das coisas que são de cima.🙏🙌

  4. ELOGIO

    Gostei muito do que vi no seu site.

    Posso dar uma Sugestão?

    Você gostaria de Derramar em sua vida infinitas Bençãos ?

    É tão poderoso que até assusta!

  5. maravilha, amei este estudo gloria DEUS que DEUS continue abrindo as portas da sabedoria sobre a sua vida, e nos dando o privilegio de ter estes estudos maravilhosos.

  6. Eu amo estudar sobre o Espírito Santo e Este estudo foi nota 10 aconselho todos os cristãos interessado em saber alguma coisa sobre o Espírito Santo. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp