RABI – Significado

RABI – Um título denotando respeito que significa “meu grande” ou “meu superior”, amplamente usado durante a época de Jesus pelos mestres religiosos judeus.

De acordo com Mateus 23.7, “rabi” era claramente um título comum utilizado para se dirigir aos escribas e fariseus judeus. No entanto, no Novo Testamento, tornou-se mais comum como um título de tratamento respeitoso quando outras pessoas se dirigiam a Jesus. Este título foi desenvolvido por várias figuras, incluindo Natanael (João 1.49), Pedro e André (João 1.38), Nicodemos (João 3.2), os discípulos em grupo (João 9.2; 11.8), bem como pelas multidões em geral (João 6.25) . Maria Madalena (João 20.16) e o cego Bartimeu (Marcos 10.51) obtiveram a forma mais longa, “Rabôni”, ao se dirigirem diretamente ainda a Jesus, trazendo um respeito mais profundo do que o uso do título mais curto “rabi“. Na época da escrita do Evangelho de João, o título “rabi” tinha a conotação de “mestre”.

É importante notar que as notícias de Jesus contra os escribas e fariseus ocorreram devido ao evidente orgulho que demonstravam ao serem saudados em locais públicos e sua insistência para que as pessoas os chamassem de “rabi” (Mateus 23.7,8). No entanto, a proibição de Jesus não era tanto contra a posse legítima do título, mas sim contra a busca ativa de ser chamado assim e insistir nisso. Na verdade, quando as pessoas usavam o título de forma reverente para se dirigirem a Jesus, não eram repreendidas.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo