Avivamento no Antigo Testamento: Características e Exemplos

Às vezes se questiona se os avivamentos do Antigo Testamento eram da mesma natureza e tipo daqueles que ocorreram mais recentemente. Independentemente da época, o Deus que aviva sua obra é o mesmo. A questão é o que entendemos por avivamento.

Há muitos casos no Antigo Testamento em que a devoção a Deus e a qualidade da vida espiritual foram renovadas.

O que é avivamento?

Antes de mais nada, para os propósitos deste estudo bíblico, evitaremos longas definições de “avivamento” e usaremos uma definição mais simples, que, acredito adequada para qualquer estudo de avivamentos na Bíblia.

“Avivamento”, na Bíblia, significa qualquer melhoria notável na devoção a Deus por parte do povo de Deus. É uma intervenção divina em que o Espírito Santo encontra espaço no coração de uma pessoa. Em resumo, é um desejo forte pela presença de Deus que nos leva a priorizar Deus em nossa vida.

O verdadeiro avivamento espiritual pode começar em uma pessoa, mas depois atinge um grupo, uma cidade até uma nação.

Qual é o significado de avivamento em hebraico?

A palavra avivamento significa literalmente renovação ou despertar. É impossível restaurar algo que nunca existiu.

Qual foi o primeiro avivamento bíblico?

É claro, determinar o “primeiro avivamento bíblico” depende da definição utilizada para “avivamento”.

Se considerarmos um avivamento como: Um movimento de renovação espiritual, onde o povo de Deus desperta sua fé, experimenta a presença e o poder de Deus, acontecendo assim a transformação em sua vida, então, podemos interpretar o texto de Gênesis 4:26 como um indício do primeiro avivamento.

Em Gênesis 4:26, encontramos uma referência ao início da adoração pública a Deus, não necessariamente a um avivamento no sentido clássico do termo. O versículo menciona que, na época de Enos, filho de Sete (neto de Adão), as pessoas começaram a invocar o nome do Senhor.

As pessoas começaram a adorar a Deus e buscar uma comunhão mais próxima com Ele.

Avivamento no Antigo Testamento

A história do povo judeu nos tempos do Antigo Testamento oferece muitos exemplos de avivamento espiritual. 

Por exemplo, a idolatria em que caíram os israelitas enquanto Moisés estava no monte Sinai foi seguida pela restauração do povo e pela construção do tabernáculo (Êxodo 32-36).

A tomada da arca da aliança pelos filisteus por sete meses foi associada ao fracasso espiritual (1 Sm 4-6). Isso se seguiu eventualmente por um despertar espiritual quando devolveram a arca com a graciosa ajuda de Deus ao seu devido lugar (1 Sm 4-7).

O reino do norte caiu em declínio espiritual e idolatria nos dias de Acabe e Jezabel (1 Reis 16:30-33). O avivamento veio depois que Elias humilhou Baal e seus sacerdotes (1 Reis 18:21-39).

A decadência espiritual nos dias de Roboão e Abias se seguiu pela renovação sob o piedoso rei Asa (2 Cr 17:9, 10, 12).

Apostasia e idolatria ocorreram novamente no tempo de Acaz (2 Cr 28). Deus usou Ezequias para trazer avivamento (2 Crônicas 29-30). Este avivamento preparou Judá e Ezequias para enfrentar Senaqueribe da Assíria, a quem Deus humilhou diante deles (2 Crônicas 32:21; Isaías 37:33-38).

Manassés foi outro rei perverso, que desencaminhou Israel. Seu piedoso filho, Josias, buscou a Deus com seu povo consertando o templo e fazendo com se lesse a Lei ao povo, com resultados memoráveis ​​(2 Crônicas 34-35).

Após os setenta anos na Babilônia, a nação novamente falhou com Deus ao entrar em casamentos mistos com as pessoas ao seu redor e participar de seus pecados. Esdras os conduziu ao arrependimento e à renovação (Ed 9-10). 

Quando Neemias fez com que a Palavra de Deus fosse lida e explicada ao povo, o arrependimento pelo pecado e o abandono do pecado se seguiram. Então houve um retorno a Deus com a consequente bênção de Deus (Ne 8-19; 13).

O profeta Habacuque pediu avivamento?

Ouvi, SENHOR, a tua palavra, e temi; aviva, ó SENHOR, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos faze-a conhecida; na tua ira lembra-te da misericórdia. – Habacuque 3:2

Habacuque 3:1 indica que esta bela e sincera oração por avivamento, feita pelo profeta por volta de 600 AC, foi originalmente em forma de canto. 

Mas, porque o profeta Habacuque pediu avivamento?

profeta pediu avivamento porque Israel precisava se despertar e voltar para Deus. Seus líderes estavam dormindo o sono do comodismo espiritual. Além disso, Habacuque sabia que o povo havia pecado e a consequência seria o julgamento e condenação.

Habacuque orou porque o avivamento era urgentemente necessário. O povo de Deus tornou-se esquecido, formal e descuidado em sua devoção e obediência a Deus. O santo nome de Deus não era mais honrado como devia ser.

Características dos Avivamentos do Antigo Testamento

9 Características dos Avivamentos do Antigo Testamento

Aqui estão nove características dos avivamentos que encontramos registrados no Antigo Testamento:

1. A maioria dos avivamentos aconteceu após um período de profundo declínio espiritual. Por exemplo, oferecer crianças como holocaustos no altar de Moloque antes do avivamento sob o rei Ezequias (2 Crônicas 29-31).

2. Cada um desses avivamentos começou no coração de um servo de Deus que se tornou instrumento nas mãos de Dele para despertar as consciências adormecidas do povo de Deus. Por exemplo, Moisés, Samuel, Elias, Ageu, Josias, Neemias e outros.

3. Todo avivamento no Antigo Testamento se baseava solidamente em uma nova e poderosa proclamação da Palavra de Deus. O exemplo mais óbvio é o reavivamento sob o rei Josias (2 Crônicas 34).

4. Cada reavivamento foi marcado por um retorno à adoração genuína a Deus. “A adoração sincera e genuína ao Deus vivo tornou-se o principal deleite e um dos principais desejos de cada pessoa que foi verdadeiramente restaurada à vitalidade espiritual.

5. O avivamento resultou na destruição de todos os ídolos que bloqueavam o reconhecimento legítimo do único Deus vivo e verdadeiro. “Isso é verdade para todos os avivamentos, exceto os dois últimos, que ocorreram após o exílio, quando nenhum ídolo foi deixado em Judá.”

6. Havia um profundo desejo de abandonar o pecado e se afastar de práticas pecaminosas. A obra de avivamento é unicamente obra do Espírito Santo.

7. Em todos os avivamentos do Antigo Testamento houve também um retorno à oferta de sacrifícios de sangue. “Dado um sentimento tão pesado de pecado, deve haver um remédio tão grande, e isso só pode ser encontrado pelo único e suficiente sacrifício do Cordeiro Pascal de Deus.”

8. O avivamento do Antigo Testamento resultou na experiência de um novo sentimento de alegria ilimitada e exuberante. “Em nenhum lugar isso é visto com mais clareza do que na cena pós exílica com Neemias e Esdras.”

9. Cada avivamento foi seguido por um tempo de grande produtividade e prosperidade. “Esta não é a teologia da prosperidade que alguns estão oferecendo hoje. Pelo contrário, é a observação de que as riquezas do solo estão intimamente ligadas aos homens e mulheres e ao seu sucesso e fracasso espiritual.”

11 Avivamentos no Antigo Testamento resumidos

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

2 Crônicas 7:14

1. O avivamento de Jacó. (Gênesis 35:1-15) – Hora de se livrar dos ídolos.

2. O avivamento de Moisés. (Êxodo 32-33) – Hora de confessar o pecado.

3. O avivamento de Samuel. (1 Samuel 7:1-13) – Hora de Servir Somente ao Senhor.

4. O avivamento de Elias. (1 Reis 18) – Hora de deixar Deus ser Deus.

5. O avivamento de Asa. (2 Crônicas 14-16) – Tempo de Buscar ao Senhor.

6. O avivamento de Josafá. (2 Crônicas 20) – Hora de Orar.

7. O avivamento de Ezequias. (2 Crônicas 29; 30:1-9; 31) – Hora de Voltar para Deus.

8. O avivamento de Josias. (2 Crônicas 34-35) – Hora de nos humilhar.

9. O avivamento de Zorobabel. (Ageu 1; Zc 1:1-6) – Hora de Renovar a Obra de Deus.

10. O avivamento de Neemias. (Neemias 8) – Tempo de Alegrar-se no Senhor.

11. O avivamento de Jonas. (O Livro de Jonas, cap. 1-4) – Hora de obedecer a Deus.

Versículos bíblicos sobre avivamento

Versículos bíblicos sobre avivamento

O que a Bíblia diz sobre o Avivamento? Descubra os principais versículos da Bíblia sobre o avivamento do Antigo e do Novo Testamento. Leia as referências bíblicas do avivamento para aprender mais sobre seu significado e importância.

Isaías 57:15

Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: “Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito.

Salmos 85:6

Acaso não nos renovarás a vida, a fim de que o teu povo se alegre em ti?

Oséias 6:2

Depois de dois dias ele nos dará vida novamente; ao terceiro dia nos restaurará, para que vivamos em sua presença.

Salmos 80:18

Então não nos desviaremos de ti; vivifica-nos, e invocaremos o teu nome.

Habacuque 3:2

Senhor, ouvi falar da tua fama; temo diante dos teus atos, Senhor. Realiza de novo, em nossa época, as mesmas obras, faze-as conhecidas em nosso tempo; em tua ira, lembra-te da misericórdia.

Joel 2:28-32

“E, depois disso, derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias.
Mostrarei maravilhas no céu e na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaça.
O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
E todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo, pois, conforme prometeu o Senhor, no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento para os sobreviventes, para aqueles a quem o Senhor chamar.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!
Botão Voltar ao topo